A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

DOM GIOVANNI CRIPPA CELEBROU MISSA DO GALO EM ESTÂNCIA

Dom Giovani Crippa adentrando n Catedral de Estância
Na última terça-feira, 24, véspera de Natal, Dom Giovanni Crippa, atual administrador apostólico da Diocese de Estância celebrou a tradicional missa da noite, também conhecida como a missa do galo na Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Guadalupe. A Catedral estava repleta de fiéis e antes do canto do glória várias crianças vestidas de anjo adentraram com a imagem do Menino Jesus que entregaram ao Sr Bispo que imediatamente coloco-a no presépio e abençoou o mesmo. Durante o canto do glória as crianças agitaram os sinos e as bolas brancas, tornando assim um momento litúrgico emocionante para celebrar a vinda do nosso Salvador ao mundo.

Dom Giovanni Crippa em sua homilia refletiu as três leituras proclamadas na celebração mostrando a importância do nascimento do Menino Deus que veria transformar a história do mundo. Disse ainda que o Natal é a festa da esperança, pois, é a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador, Jesus Cristo, que veio ao mundo resgatar o povo que lhe pertence. Portanto, Jesus, o príncipe da paz, chegou até nós, trazendo-nos a salvação através de uma família simples, mas temente ao Pai do Céu. Após a celebração da santa Missa, os fieis se cumprimentaram desejando mutuamente um “Feliz Natal”. Concelebraram a missa na Catedral o pároco Pe. Adeilton, os vigários paróquias, Pe. Fagner e Pe. Diego Ávila.          

  

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA SENHORA GUADALUPE 2013

       

Procissão de Nossa Senhora de Guadalupe em Estância.

Nesta quinta-feira, 12/12, foram encerradas solenemente em Estância as festividades em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da Paróquia e da Diocese de Estância. O novenario teve inicio no último dia 03, quando os patronos de cada noite participaram com bastante fé e devoção dos louvores a Virgem Santíssima juntamente com a comunidade. Ao amanhecer aconteceu uma alvorada coletiva em que toda comunidade participou soltando fogos de artifícios, em seguida foram celebradas missas durante todo o dia. Sendo a principal a que foi celebrada pelo atual administrador apostólico, Dom Geovanni Crippa e concelebrada pelo clero diocesano. Às 17 horas foi realizada a solene procissão com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que percorreu varias ruas da cidade, sendo acompanhada por uma imensa multidão de devotos.    

Convém frisar que a devoção mariana em Estância é bastante antiga, segundo a história começou em 16 de setembro de 1621 quando Pedro Homem da Costa e familiares de origem mexicana receberam a concessão da Sesmaria através de carta assinada pelo capitão-mor João Mendes, uma faixa de terra às margens dos rios Piauí e Piauitinga para criarem gado. A nova fazenda recebeu o nome de Estância e imediatamente ergueram uma capela em homenagem a Virgem de Guadalupe. Com este gesto teve início a devoção mariana nesta localidade que de uma fazenda se transformou em uma povoação e em 1848 foi elevada a categoria de cidade e seus habitantes continuaram com essa devoção que veio confirmar a Virgem de Guadalupe Padroeira dos estancianos.

SOBRE ACADEMIA ESTANCIANA DE LETRAS

No Colunão de Ivan Valença de 08/12/2013 no Jornal da Cidade, o mesmo diz: ”Abre-se uma crise na recém-criada Academia Estanciana de Letras, por conta da seleção das pessoas que passaram a integrá-la. Muita gente ligada a Cultura – como Ivan Leite, Luiz Carlos Dussantis, Genilson Máximo, Joe Etinger, Aguinaldo Ribeiro, D. Rosa Prado, Gramido Teixeira – ficaram de fora. Em compensação, adentraram ao campo políticos, sindicalistas, pessoas até que nunca escreveram uma linha na vida”...

Eu acredito que fica difícil se falar em intelectualidade estanciana sem incluir os nomes da Professora Vera França, José Manuel Pinto Alvelos, Eleonora Leite Pereira, Pascoal Nabuco D’Avila e tantos outros cultos de Estância. Por isso que surgiram varia criticas a respeita da escolha dos imortais. Convém ressaltar, que Academia de Letras é um orgão privado e não público, portanto, essa questão de promover uma consulta pública para escolher os membros não existe. 

sábado, 30 de novembro de 2013

AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS: PRESENTE DE NATAL PARA OS CONSUMIDORES


A Petrobras anunciou na última sexta-feira (29/11) que os preços da gasolina e do diesel sofreram reajustes a partir de sábado (30) nas refinarias. O reajuste ficou em torno de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel, atendendo aos princípios de uma nova política de preços a ser utilizada pela empresa. O último reajuste feito pela estatal ocorreu em março deste ano, quando o diesel subiu, em média, 5% nas refinarias. Em janeiro, a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina, em 6,6%.
Diante do reajuste nos preços dos combustíveis a expectativa é que os postos elevem os preços até o fim da semana que vem à medida que recebam combustível com preço reajustado Segundo comunicado divulgado ao mercado, os novos preços passam a vigorar a partir da 0h deste sábado (30/11). A verdade é que já tem posto com os valores já alterados por conta do reajuste.
Nesta história toda quem vai sair perdendo é o consumidor, pois, neste período de final de ano em que as despesas aumentam por conta do período festivo, aí vem o Governo e autoriza o reajuste nos combustíveis. Parece brincadeira! Acredita-se que por aí vem inflação. Quem quiser que acredite nesta “raça” que vive nas mordomias de Brasília.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

                   
Tem início no próximo dia 03/12 o novenário em preparação para a festa de Nossa Senhora de Guadalupe padroeira da Diocese e da paróquia de Estância. O encerramento acontecerá no dia 12 com Missa solene e procissão, conforme a tradição do povo católico de nossa Cidade. O tema da festa deste ano é o seguinte: “Para que todos sejam salvos e cheguem à luz da fé” baseada nos temas propostos pelo Santo Padre sobre o Documento Luz da Fé. Vamos participar com bastante Fé e Devoção!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PROSTITUTO OU PROSTITUTA DO PODER (?)

Quando alguém chega para outra pessoa e diz: “sua prostituta ou seu prostituto”, o ofendido não gosta e com isso está formado um verdadeiro sangangu. Tudo isso porque o “prostituto ou prostituta” representa devassidão, corrupção moral, baixeza e outros significados. Mas falando sobre “prostituto ou prostituta” vamos para um pouco de história.
Quando se diz que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo não encontra qualquer fundamento histórico ou antropológico, pois, os antigos registros de atividades humanas revelam as variadas especializações mais antigas são: agricultura e a caça. Muitos depois, na época em que a Grécia e Roma polarizaram o domínio cultural, as prostitutas eram admiradas, porém tinham que pagar pesados impostos ao Estado para praticarem sua profissão. Já na Idade Média houve uma tentativa de eliminar a prostituição, impulsionada em parte pela moral cristã, mas também no grande surto de doenças, principalmente a sífilis.
No século XVI, com a Reforma religiosa o puritanismo começou a influir de forma significativa na política e nos costumes. Diante disso conforme já mencionado, aconteceu uma grande epidemia de doenças sexualmente transmissíveis. A Igreja Católica enfrentou frontalmente o problema da prostituição, lançando mão de dogmas, a tradição e os ensinamentos Bíblicos. Com a ação da Igreja Católica e das igrejas protestantes que surgiam, à prostituição foi fortemente contestada e passou para uma posição de clandestinidade, apesar da persistência de algumas cortesãs nas cortes Européias e de suas colônias, a prostituição continuou até os atuais.

Mas quando alguém denomina que outra pessoa é um “prostituto ou prostituta do poder”, simplesmente está dizendo que a referida pessoa vive a sombra do poder para praticar a corrupção. Ou talvez, procura viver na sombra do poder para levar uma vida mais tranqüila sem precisar trabalhar como qualquer outro cidadão comum. E ainda há quem diga que com o “prostituto ou prostituta” do chefão ninguém mexe porque tudo que faz é para satisfazer quem lhe mantém financeiramente. Portanto prostituir-se é um ato que é condenado pela sociedade não somente a atual, mas de longas datas conforme mostra a história. Como a política é um processo dinâmico em que tudo acontece, então agora criaram ou adaptaram este novo termo “prostituto do poder” que nos parece ser: “quem pratica corrupção para agradar o chefão”!

                                             MATANÇA NACIONAL

A Secretaria Nacional de Segurança Pública recentemente divulgou o seu Anuário que mostra que o Brasil é um país violento. É estarrecedor, mas em 2012 houve uma carnificina: 50.108 homicídios dolosos, ou seja, 137 mortes por dia. Observem que a Síria que está em uma guerra civil, registrou 41 mil mortes no mesmo período. Em nosso país convivemos diante de uma insegurança pública e as autoridades que cuidam dessa área utilizam aquele jargão: “to nem aí”! Pois é o que deixam transparecer, pois, nada fazem de concreto, é só falação. Tudo leva a crer que a sociedade já se acostumou que essa situação ou chegou a conclusão que a vida do brasileiro não tem nenhum valor. O mais preocupante que os políticos estão na verdade é cuidando das eleições do próximo ano e segurança pública que é bom para todos, fica para depois. Agora voltando para nossa realidade, em nossa cidade os meliantes estão numa boa, roubam a luz do dia em ruas movimentadas e fica por isso mesmo. Até quando?                

         AGENTE DA SMTT DESRESPEITA O SEMÁFORO

Sábado, 09 de novembro, às 8:50hs um cidadão trafegava no sentido Catedral/Bairro Alagoas, quando se aproximou do semáforo que fica em frente ao SESP ficou vermelho, atendendo o sinal o mesmo parou. Só que atrás também trafegava um veiculo tipo Gol de cor branca pertencente a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, quando o sinal fechou, de repente o condutor fez uma ultrapassagem e avançou o sinal. O motorista vendo o desrespeito à sinalização por um veículo de fiscalização de trânsito buzinou e todos que estavam em frente ao SESP ficaram horrorizados com a decisão do condutor do veiculo da SMTT. Ou seja, sendo um mau exemplo para a sociedade. Agora vejam: o poder municipal gasta dinheiro para adquirir e também com a manutenção do sistema de sinalização luminosa para melhorar o trânsito da cidade, de repente um servidor ligado ao órgão fiscalizador que deveria dá exemplo é o primeiro a desrespeitar.    

 CÂMARA DE VEREADORES: UMA DECISÃO ESDRÚXULA
Recentemente os vereadores do Município de Estância tomaram uma decisão um tanto esdrúxula. Simplesmente rejeitaram o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe que não aprovou as contas do exercício de 2003 do ex-prefeito Gevani Bento. A sociedade estanciana questiona quais foram os argumentos que levaram os nobres vereadores a tomar essa decisão em votar contra a decisão dos técnicos do Tribunal de Contas! Acredito que existem duas vertentes para tal decisão: a primeira seria conhecimento de causa, ou seja, os nossos legisladores são exímios possuidores de conhecimentos da administração pública que tem condições de contestar os técnicos do órgão fiscalizador. A segunda poderá ser por questões humanitárias, ou seja, um gesto caridoso! Só que tem um detalhe: quem lida com dinheiro público tem que cumprir a legislação do país, caso contrário tem que ser penalizado. 

                                                           OS PAREDÕES
A Secretaria Municipal de Urbanismo está de parabéns pela operação no Abaís no último feriadão, quando andou prendendo os tais “PAREDÕES”. Espero que esta operação que é autorizada pelo meritíssimo Juiz de Direito da cidade seja também realizada em nossa cidade, pois, vez por outra, em finais de semana tem alguns desavisados que insistem em utilizar alto som em locais residenciais. Acredito que esta operação deve continuar sempre, pois, os estancianos e a Estância merecem respeito. 

                       

 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O "MAIS MÉDICOS": DEMOCRACIA FINANCIANDO A DITADURA

Esse programa do Governo chamado de “Mais Médicos” tem um detalhe interessante, vejamos: os médicos cubanos que estão chegando para o Brasil vão trabalhar em regime de escravidão. Interessante que recentemente os meios de comunicação comentaram muito a respeito de escravidão no mundo. Mas com relação aos médicos cubanos, a remuneração que terão direito será enviada para o governo ditatorial cubano. Eles só vão ter direito a “casa e comida” e uma pequena ajuda de custo. Esse fato fere a nossa legislação trabalhista, porque o trabalhador brasileiro tem direito ao seu salário integral e tudo que a lei permite. Acredito que o acordo entre Brasil e Cuba deveria ser diferente. Os médicos receberiam seus salários conforme a nossa legislação como vai ser com os outros médicos que vêm de outros países. Agora esse negócio de repassar o ordenado dos médicos cubanos para o governo comunista de Cuba, nada mais é do que um governo democrático financiar uma ditadura. Mas como o governo atual do Brasil adora uma ditadura... Qualquer governo ditador no Brasil tem vez!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DOM MARCO EUGÊNIO: AGRADOU E DESAGRADOU

Dom Marco Eugênio G L de Almeida
Como já é do conhecimento de todos no último dia 25 de setembro, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o papa Francisco realizou a transferência de dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, bispo de Estância (SE), como novo auxiliar da arquidiocese de São Salvador (BA). Na ocasião, foi nomeado dom Giovanni Crippa, que também é bispo auxiliar de Salvador, como administrador apostólico da vacante Diocese de Estância. Diante desta decisão a Diocese de Estância mesmo sem ter um pastor, mas ficará com um administrador apostólico que é um Bispo e, portanto os diocesanos não “ficaram como ovelhas sem pastor”. Pois a função de um administrador  apostólico tem a mesma autoridade do Bispo titular de uma Diocese.
Na diocese de Estância, Dom Marco Eugênio foi um pastor que certamente agradou a muitos, principalmente pelas suas homilias simples, mas bastante rica em conhecimento teológico, mostrando as verdades sobre o Reino do Céu. Um religioso bastante zeloso que sempre esteve atento ao cumprimento das normas canônicas no território de sua Diocese. Diante disso mostrou sempre que a Igreja de Jesus Cristo não é uma instituição qualquer e que por isso fazer parte dela não é simplesmente brincar de “ser” Igreja. Por outro lado desagradou parte do clero e também leigos que acreditam que a Igreja é um agrupamento de pessoas que serve para promoção particular ou uma instituição sem compromisso espiritual e muito menos com a prática e os ensinamentos de Jesus Cristo. 
Com a notícia de que Dom Marco Eugênio foi transferido muitos católicos ficaram apreensivos, pois, uma Diocese vacante é como um rebanho sem pastor. Por outro lado teve também católicos que vibraram com a tal decisão. Segundo comentários teve algumas paróquias que chegaram a colocar faixas manifestando alegria com a notícia. Entretanto, o mais absurdo é que segundo comentários, a colocação de algumas faixas foram patrocinadas por alguns padres. Caso seja verdade este fato é uma situação bastante preocupante. Pois é inadmissível um padre tomar uma decisão tão mesquinha contra uma autoridade máxima de uma Diocese, é um péssimo exemplo para os leigos. Rogo aos céus que um caso desses seja simplesmente uma monstruosa mentira ou fofoca. 
Mas para que todos entendam, vejamos a importância de um Bispo a frente de uma Diocese.  Os bispos são os sucessores dos apóstolos, pois, os apóstolos morreram, mas a Igreja de Jesus continuou. Os apóstolos transmitiram a outros, seus sucessores, sua missão de governar o povo de Deus, pois, este deverá continuar até o fim do mundo.  Observem o que está escrito no livro de Atos 20,28: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue”. Acredito que aqui está explicito a importância de um bispo na Diocese. Portanto não se pode faltar com respeito ao Bispo diante de suas funções ministeriais, entretanto como um ser humano também tem suas falhas e por isso poderá errar. 
 
Finalmente só resta aos católicos da Diocese de Estância aguardar o novo administrador e ter a sensibilidade de que a Igreja de Jesus Cristo é algo bastante sério. Pois a Igreja é o povo de Deus em marcha para a casa do Pai e que tem como líder o Papa e os bispos sendo seus representantes nas Dioceses. Recentemente o Papa Francisco disse: “não sejamos cristãos de vitrine”. Igreja não é lugar de “se aparecer”. Igreja é lugar de ordem, celebrar os Sacramentos e proclamar a Palavra de Deus. Pois, a mesma é mistério, comunhão e missão. Jamais “casa de mãe joana”.  

sábado, 21 de setembro de 2013

CADÊ O CAMPUS DE ENGENHARIA DE ESTÂNCIA? ESQUECERAM?

Nos últimos dias foi comentado em toda imprensa de Sergipe sobre a criação do Campus da Universidade Federal de Sergipe no Sertão. Como aconteceu a somação de varias lideranças políticas do Estado, inclusive do Governador em exercício, Jackson Barreto, o que se viu foi a confirmação do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante de que o pedido será atendido. Diante disso aquela velha história de que não tinha recursos para se criar mais um Campus da UFS em Sergipe não procede, pois, a expansão da Universidade em nosso Estado depende de decisão política em Brasília.
Quem confirma este argumento é o próprio reitor da UFS, Ângelo Antoniolli em recente entrevista a imprensa da capital disse aos prefeitos e as comunidades dos municípios interessados que a implantação ou não de um Campus depende de critérios do próprio MEC e não da UFS. Também informou “se a UFS pudesse escolher, já teria escolhido o sertão há seis anos, ao invés do Campus de Itabaiana, no agreste, pois foi no sertão que tudo começou”. Mas agora também já se comenta a instalação de mais uma universidade em nosso Estado, é a UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco). Pelo visto também o novo Campus é uma solicitação do Senador Eduardo Amorim e da Senadora Maria do Carmo, que deverá ficar em Própria. A implantação desse Campus também deverá mobilizar as lideranças políticas do Estado e certamente o Ministério da Educação irá atender esta solicitação, pois, trata-se de uma união de vários grupos interessados.
Com relação aos dois pólos que deverão ser implantados em Sergipe observa-se que um Campus da UFS em Estância é um desejo muito intenso do povo estanciano, mas até o momento não existe nada de concreto. Existe um projeto pronto e um local escolhido pelos técnicos da UFS para implantação do Campus. Mas falta o principal que é a união das lideranças políticas locais e da vizinhança em exigir das autoridades competentes a autorização do Ministério da Educação para ser criada essa unidade de educação superior presencial no sul do Estado. Convém ressaltar que a justificativa para o Campus de Engenharia de Estância diz que as regiões beneficiadas serão o sul de Sergipe e o norte da Bahia começando pelo município de Alagoinhas.

O Prefeito anterior com o deputado Gilson Andrade sempre procurou mobilizar as lideranças políticas para reivindicar o Campus de Estância. Entretanto, por questões políticas, as ditas lideranças recusaram em participar do processo, pois, para alguns o local escolhido irá beneficiar as terras da antiga fábrica Santa Cruz que pertence a Dr. Jorge Leite, pai de Ivan Leite. O vereador Pedro Benjamim na sessão do último dia 10/09, apresentou requerimento solicitando a união do prefeito municipal, Carlos Magno, os demais prefeitos da região Sul, o deputado Gilson Andrade e o ex-prefeito Ivan Leite, para juntos debater e formar uma comissão em pró do Campus de Estância. Inicialmente marcar uma audiência com o governador em exercício Jackson Barreto e depois todos em Brasília falar com a presidente Dilma, para solicitar a implantação do Campus de engenharia de Estância. A união de lideranças já é uma luz no fim do túnel que poderá surtir efeito e o sonho ser concretizado.
Finalmente observa-se que o interessante dessa história é que vários políticos que estão lutando pela implantação de outros centros acadêmicos, obtiveram uma boa votação em Estância, mas até agora estão de olhos vendados para a reivindicação dos estancianos.  Mais uma vez Estância poderá ficar para depois. Culpa de quem?           

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO - EVITE ACIDENTES

A Semana Nacional de Transito vai de 18 à 25 de setembro. É um período propício para que as autoridades do trânsito desenvolvam campanhas educativas tanto para os motoristas, como também para os pedestres. Aqui mesmo em Estância depois que foram instalados os semáforos tem muita gente sem querer obedecer a sinalização. Alguns porque são mal educados, outros por não conhecerem as regras. Tem gente que ainda não entendeu quando o sinal libera para o pedestre se é o verde ou o vermelho. Já motoqueiros, ciclistas e carroceiros também se acham no direito de não obedecer ao sinal  vermelho. Tal ação atrapalha demais quem quer seguir a determinação dos semáforos.                             
Apesar das campanhas educativas, mas os acidentes continuam.
Ainda sobre a irresponsabilidade no trânsito, de janeiro a agosto deste ano já foram apreendidas 797 carteiras de motorista em decorrência de direção sob a influência de álcool em nosso Estado. Estes números são da Polícia Rodoviária federal (PRF) e da Companhia de Polícia de Transito (Cptran). Diante desta estatística nota-se que tem  motoristas que ainda não assimilaram o que determina a Lei Seca e continuam pondo em risco a vida de pedestres e provocando acidentes.  Dirigir alcoolizado é um crime, mas infelizmente tem gente que entende que não e por isso dirigem embriadas. Em media são 42 mil mortes por ano no transito brasileiro, ou seja, 117 mortes por dia, 05 mortes a cada hora. 92% são irresonsabilidades dos motoristas.  

domingo, 8 de setembro de 2013

OS BLACK BLOC: BADERNEIROS COVARDES

Black bloc conforme a própria denominação já diz, se trata de um grupo de mascarados que utiliza uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, em que seus membros vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações que no Brasil tem se tornado uma verdadeira baderna. Ninguem aqui é contrario se fazer manifestação para protestar contra os desmandos que existem em nosso país. Porém o “cidadão” por ser covarde que esconde-se sob uma mascara dizendo que está protestando e depois pratica atos de vandalismos não passa de um maginal. Quem assim age não passa de verdeiros covardes e que por isso tem que ser preso.
 
Vivemos em uma democracia e por isso não é necessário ir para ruas protestar se escondendo atrás de mascaras. Porque quem cobre o rosto para arrombar caixa eletrônico de banco ou para roubar loja, não pode ser chamdo de manifestante, mas de assaltane ou de baderneiro. O mais absurdo dessa história toda que existem alguns senhores que se consideram os verdadeiros “doutores” das leis e defendem os mascarados nas manifestações. As autoridades estão corretíssimas quando determinam que mascarados em manifestações de ruas devem ser identificados e até detidos.
 
As autoridades policiais têm que dá um basta nessa corja de mascarados que vai para rua praticar baderna e ainda dizem que estão protestando. Portanto Black bloc ou covardes mascarados vestidos de preto ou não, tem que ser varridos de nossa sociedade, indo todos para cadeia, pois, não passam de verdadeiros covardes baderneiros.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PREFEITURA DE ESTÂNCIA NÃO RENOVA CONVÊNIO PROGRAMA AABB COMUNIDADE

Passou todo o primeiro semestre deste ano e a Prefeitura Municipal não renovou o convênio com o Programa AABB Comunidade. Aconteceram algumas tentativas entre as partes interessadas, principalmente pela direção da AABB local, mas diante de alguns argumentos por parte do poder municipal as negociações não progrediram. Diante do exposto, trezentos beneficiários que seriam crianças e adolescentes de famílias que vivem em vulnerabilidade social ficaram prejudicadas com a tal decisão. Convém ressaltar que o objetivo principal do referido Programa é combater a evasão e repetência escolar, amenizar graves problemas sociais das crianças e jovens carentes combatendo a criminalidade vislumbrando novos horizontes.
 
Participantes do Programa AABB Comunidade desfilando e sete de setembro

O Programa AABB Comunidade foi implantado em nível nacional em 1996 pelo Banco do Brasil através da Fundação Banco do Brasil e pela Federação Nacional de AABBs (FENABB) e chegou a Estância em 1997, em parceria com Prefeitura Municipal na administração de Zé Nelson. Estância foi o primeiro município em Sergipe a assinar o convênio e o Programa funcionou ininterruptamente por quinze anos. Durante este período varias crianças e adolescentes de ambos os sexos passaram pelo programa participando de esportes, atividades culturais e reforço escolar, com isso evitando que as referidas crianças e adolescentes enveredassem pelos caminhos das drogas ou da marginalização.
 
Como se trata de Convênio, a contrapartida do Município é com o transporte, merenda, os monitores, e a avaliação médica uma vez por ano e as demais despesas são mantidas pela Fundação Banco do Brasil. Na execução do Convênio a AABB local não recebe nenhuma verba do poder executivo municipal. Por fim, é constrangedor se interromper um Programa tão importante para a nossa cidade, provavelmente por picuinhas políticas, pois, o presidente da AABB era ou é filiado a um partido que apoiou Gilson Andrade na última eleição municipal.
 

domingo, 7 de julho de 2013

VANDALISMO NAS RUAS E O VANDALISMO DOS CONGRESSISTAS E MINISTROS


Nos últimos dias a população brasileira saiu às ruas para protestar contra os desmandos em nosso país. Em varias regiões ou cidades do Brasil o povo pedia mais ordem na coisa pública, uma demonstração que tudo que está sendo utilizado em termos de administração publica é um verdadeiro caos. Diante da indignação e a procura por cidadania, alguns manifestantes se aproveitaram do momento e praticaram vandalismo destruindo o patrimônio público e privado. Um gesto que acredito, que nenhum cidadão que pensa em uma nação organizada a serviço de seus cidadãos irá aceitar, ou seja, vandalismo jamais.

Entretanto, enquanto a população estava nas ruas protestando e mostrando que a classe política está na contramão da história, o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da câmara dos deputados Henrique Eduardo Alves e alguns ministros praticavam também vandalismo gastando o dinheiro do cidadão que paga seus impostos em dia, andando nos jatinhos da FAB. E o mais bisonho disso tudo, é o presidente do Senado querer justificar este ato dizendo que o que fez é licito. Depois das denúncias os vândalos do congresso disseram que vão ressarcir o tesouro, pagando as despesas das viagens. Parece-nos que os atos dos presidentes do Senado, Câmara e também dos ministros é um verdadeiro vandalismo sem precedentes, uma falta de respeito com o povo. Uma contradição aos anseios da população que exige respeito com o erário da nação.

 

terça-feira, 25 de junho de 2013

SUSPEITA DE SUPER FATURAMENTO NOS FESTEJOS JUNINOS DE ESTÂNCIA


O MP de Estância na ultima sexta-feira entrou com um pedido de Ação Cautelar inominada com pedido de liminar solicitando a suspensão imediata dos pagamentos às empresas que contrataram as bandas para os festejos juninos e em segunda hipótese a suspensão parcial do pagamento as bandas em pelo menos 50%.

Após analisar as denúncias protocoladas pelo MP do processo nº 201350000777, decisão nº 34/2013, o juiz Walter Ribeiro decidiu por não acatar imediatamente o pedido e destacou que apesar de compreender o momento nacional em que o povo clama e reivindica nas ruas em passeatas pacíficas e saudáveis pelo fim da corrupção no Brasil, por melhoria do transporte público, da educação, saúde, segurança e diminuição dos gastos públicos, ainda assim, impera a lei, o direito de defesa, o contraditório, com isso a suspeita do Ministério Público não prevaleceu e a festa continua com sua gastança suspeita no município do desenvolvimento.

A decisão do juiz parece-nos meio equivocada, pois se existe suspeita deve-se reter o pagamento até a apuração do fato. O magistrado tem que entender que o dinheiro gasto sem criterios são impostos pagos pela sociedade e se espera que o montante arrecadado seja empregado no mínimo em saúde, educação e segurança pública, isso sem falar em conservação de rodovias, moradias, saneamento básico e etc. Por isso que diante de certas decisões que a corrupção corre solta em nosso país e o povo vai para ruas protestar.

domingo, 16 de junho de 2013

IRRESPONSABILIDADE NACIONAL: 8 BILHÕES GASTOS NA CONSTRUÇÃO DE ARENAS


O governo brasileiro irresponsavelmente está gastando mais de 8 bilhões de reais na construção de estádios de futebol para realização da Copa das Federações e posteriormente a Copa do Mundo de 2014 em nosso país. Isso sem incluir os gastos com segurança, a mordomias dos políticos que dão sustentação ao governo do PT e os convidados que irão assistir aos jogos. Gastaram uma fortuna na construção de estádios (agora denominaram de arena) em Estados que está sofrendo com a seca: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e outros como o Maracanã, Fonte Nova e o Mineirão que foram demolidos para reconstruírem um novo, tudo isso para atender ao pedido da FIFA e CFB. E ainda tem os de Manaus, Cuiabá, Natal e o Mane Garrincha que correm o risco de se transformarem em elefante branco, tendo em vista que a media de publico nos campeonatos regionais destes Estados é bastante baixa.
Seleção brasileira campeã mundial em 1958.


Em quanto isso faltam recursos para educação, saúde, segurança pública e mais outros itens que são obrigação do governo manter conforme as normas para o bem comum do cidadão, como por exemplo: rodovias bem conservadas, transporte coletivo eficiente, saneamento básico, moradia e etc. Diante disso que brasileiros politizados no dia da abertura da tal Copa das Federações fizeram manifestação próxima ao acesso de torcedores ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde aconteceu o jogo Brasil e Japão. Já neste domingo, 15/06, também ocorreu manifestação em frente ao Maracanã no Rio de Janeiro idêntica a de Brasília contra os gastos para a realização do torneio da FIFA, a única que lucra uma fortuna com o futebol. Nos protestos a PM montou um cordão de isolamento e chegou a lançar bombas de gás lacrimogênio e gás, spray de pimenta e bala de borracha. O interessante que vivemos em uma democracia!

Finalmente estes brasileiros que estão protestando contra a irresponsabilidade do governo têm toda razão, porque de injustiças existente em nosso Brasil, basta! Portanto, vamos também protesta contra esta gastança do dinheiro público para satisfazer os caprichos da CBF e da FIFA.    

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ENCERRAMENTO DA FESTA DO GLORIOSO SANTO ANTÔNIO NO ASILO DE ESTÂNCIA.


Este ano a festa do Asilo dos idosos de Estância foi encerrada nesta quinta-feira, 13. As Trezenas foram iniciadas no dia primeiro deste mês e todas as noites tinham como patronos famílias, colégios, movimentos ou grupos de serviços que com um gesto bastante salutar fizeram doações para a instituição que atualmente abriga 41 idosos. Além disso, vários sacerdotes, até mesmo de outras paróquias, celebraram durante os louvores trazendo assim uma mensagem especial para os noiteiros.

A tradicional procissão este ano teve percurso diferente dos anos anteriores. Começou na Igreja de Nossa Senhora do Amparo no Colégio Sagrado Coração de Jesus e o encerramento aconteceu nas dependências do Asilo com a celebração de Missa Solene presidida pelo Padre Adeilton S Nogueira pároco de Estância. Como Santo Antônio faz parte da tradição nordestina dos Santos que são referenciados em junho, no encerramento das festividades houve a benção dos pãezinhos, apresentação de barco de fogo e soltura de espadas.

Conforme registros, há mais de cem anos que são realizados os louvores ao Glorioso Santo Antônio no Asilo de idosos de Estância. A instituição que abriga idosos desamparados foi criada em fevereiro de 1907 por um grupo de católicos liderados por Monsenhor Vitorino que na época era o Vigário de Estância, teve por patrono Santo Antônio. Diante disso os louvores ao Santo casamenteiro e do encontro das coisas perdidas já é uma tradição secular em Estância.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

     O DIA DE CORPUS CHRISTI NA DIOCESE DE ESTÂNCIA

Nesta quinta-feira, 30/06, foi celebrada em toda Igreja, ou seja, no mundo inteiro a solenidade do Santissímo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida como Corpus Christi. Na Diocese de Estância, todas as Paróquias celebraram solenimente esta grande festa com Missa e procissão com o Santíssimo Sacramento percorrendo as principais ruas de cada cidade. Na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, sede da Diocese, às 16 horas foi celebrada Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Eugênio e logo após foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento percorrendo as principais ruas da cidade da Estância com a participação de centenas de fiéis.

Fiéis participam da procissão de Corpus Christi em Estância.


A solenidade de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes do calendário liturgico da Igreja, aprofunda que a Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

Mas diante disso tudo é importante que meditemos e que façamos uma reflexão. Ao instituir a Eucaristia durante a ceia no Cenáculo, Jesus Cristo perpetuou sua presença real entre nós até o fim dos tempos. É a mais forte expressão de fé pública na verdadeira presença de Cristo no pão (hóstia) e no vinho consagrados. É uma das manifestações mais expressivas em torno da Eucaristia. A Eucaristia é o centro da vida e da missão de Jesus entre as pessoas. Por isso a importância da solenidade de Corpus Christi.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

                                        BANDA XOXOTEAR LANÇA CD


              
No ultimo dia 17 de maio a Banda de Forró XOXOTEAR lançou em Estância seu primeiro CD no Restaurante e Bar Lunary. Os amantes do forró se fizeram presentes ao evento para prestigiar o trabalho da banda que é genuinamente estanciana. O trabalho da banda que é formada pelos músicos estancianos Breno, Leo Carvalho, Wesley Maltz, Toinho Batera e Douglas que são: vocalista, baixista, baterista, sanfoneiro, zabumbeiro e triangulista. O compact disc é bastante interessante voltado para o forró autêntico. O quinteto em suas execuções fica evidenciado que tem forte influência de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flávio José, Zinho, Fala Mansa, etc. Na verdade a Banda executa músicas que é uma adaptação do forró pé-de-serra para o forró universitário. Para o nordestino que é amante do forró, XOXOTEAR é uma banda que merece o reconhecimento de todos.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

        CLUBE DOS POETAS DE ESTÂNCIA LANÇA LIVRO HISTÓRICO


Dentro das comemorações do aniversário dos 165 anos de emancipação política da cidade de Estância, o Clube dos Poetas de Estância (CPE) na noite do último dia 03/05 lançou um livro  com o seguinte titulo: A História dos Festivais, a Poesia Falada de Estância. O autor do Livro é o atual presidente do Clube, o poeta Francisco Sousa da Costa. No livro o autor mostra que a fundação do Clube dos Poetas de Estância tem sua origem no início dos anos 80 quando surgiu na cidade um movimento literário denominado de “Lua Nova” formado por jovens amantes da poesia. O Livro também contém todo o histórico dos trinta festivais organizado pelo CPE mostrando todos os poemas vencedores.

O lançamento do livro aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Estância e contou com a presença de um grande público amante da poesia e amigos dos membros do Clube. O referido livro tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria de Cultura. O livro é bastante interessante e é mais uma demonstração de que o estanciano é uma amante da arte de escrever em verso.

sábado, 6 de abril de 2013

REALIZAÇÃO DO HALLELUIA 2013


O evento foi organizado pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e contou com o patrocínio de inúmeras lojas e indústrias locais que foram de fundamental importância para concretização da grande festa. Convém ressaltar que as pessoas que se fizeram presentes ao evento estavam vestindo a camisa que foi confeccionada exclusivamente para ser usada no referido evento. Finalmente, ficou evidente que pela a fisionomia dos participantes do HALLELUIA 2013, o evento atingiu seu objetivo que foi comemorar pelas ruas da cidade a festa da Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo com muita música e alegria. Parabéns aos organizadores do HALLELUIA 2013 e que outros eventos de cunho religioso sejam realizados em Estância e também em outras Paróquias que compõe a Diocese de Estância.
Fonte: gedestanciase.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

RECEITA ARRECADA R$ 116 BILHÕES EM IMPOSTOS EM JANEIRO


Nesta segunda-feira o governo federal informou que arrecadou R$ 116,066 bilhões em impostos e contribuições em janeiro, resultado recorde, segundo a Receita Federal informou nesta segunda-feira. O número representa alta real de 6,59% sobre igual mês do ano passado.

O aumento no recolhimento de tributos veio, em maior parte, do pagamento da primeira cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativa ao resultado do último trimestre do ano passado.

Também houve, segundo a Receita, a antecipação do ajuste anual do IRPJ e da CSLL calculado sobre lucros obtidos em 2012. Em termos gerais, o IRPJ e a CSLL registraram aumento real conjunto de 20,33% no mês passado frente a janeiro de 2012.

Em 2012, a coleta de tributos totalizou R$ 1,029 trilhão, ano em que a arrecadação foi fortemente afetada pelo baixo ritmo de crescimento da economia, pela queda na lucratividade das empresas e pela renúncia tributária provocada pelas desonerações adotadas pelo governo para estimular o consumo.

É muito dinheiro para o governo gastar (União, estados e municípios) e enquanto isso a saúde, segurança e educação ficam a desejar. Todo esse dinheiro fosse bem gasto a situação dos mais necessitados do Brasil seria bem diferente.