A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sábado, 21 de setembro de 2013

CADÊ O CAMPUS DE ENGENHARIA DE ESTÂNCIA? ESQUECERAM?

Nos últimos dias foi comentado em toda imprensa de Sergipe sobre a criação do Campus da Universidade Federal de Sergipe no Sertão. Como aconteceu a somação de varias lideranças políticas do Estado, inclusive do Governador em exercício, Jackson Barreto, o que se viu foi a confirmação do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante de que o pedido será atendido. Diante disso aquela velha história de que não tinha recursos para se criar mais um Campus da UFS em Sergipe não procede, pois, a expansão da Universidade em nosso Estado depende de decisão política em Brasília.
Quem confirma este argumento é o próprio reitor da UFS, Ângelo Antoniolli em recente entrevista a imprensa da capital disse aos prefeitos e as comunidades dos municípios interessados que a implantação ou não de um Campus depende de critérios do próprio MEC e não da UFS. Também informou “se a UFS pudesse escolher, já teria escolhido o sertão há seis anos, ao invés do Campus de Itabaiana, no agreste, pois foi no sertão que tudo começou”. Mas agora também já se comenta a instalação de mais uma universidade em nosso Estado, é a UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco). Pelo visto também o novo Campus é uma solicitação do Senador Eduardo Amorim e da Senadora Maria do Carmo, que deverá ficar em Própria. A implantação desse Campus também deverá mobilizar as lideranças políticas do Estado e certamente o Ministério da Educação irá atender esta solicitação, pois, trata-se de uma união de vários grupos interessados.
Com relação aos dois pólos que deverão ser implantados em Sergipe observa-se que um Campus da UFS em Estância é um desejo muito intenso do povo estanciano, mas até o momento não existe nada de concreto. Existe um projeto pronto e um local escolhido pelos técnicos da UFS para implantação do Campus. Mas falta o principal que é a união das lideranças políticas locais e da vizinhança em exigir das autoridades competentes a autorização do Ministério da Educação para ser criada essa unidade de educação superior presencial no sul do Estado. Convém ressaltar que a justificativa para o Campus de Engenharia de Estância diz que as regiões beneficiadas serão o sul de Sergipe e o norte da Bahia começando pelo município de Alagoinhas.

O Prefeito anterior com o deputado Gilson Andrade sempre procurou mobilizar as lideranças políticas para reivindicar o Campus de Estância. Entretanto, por questões políticas, as ditas lideranças recusaram em participar do processo, pois, para alguns o local escolhido irá beneficiar as terras da antiga fábrica Santa Cruz que pertence a Dr. Jorge Leite, pai de Ivan Leite. O vereador Pedro Benjamim na sessão do último dia 10/09, apresentou requerimento solicitando a união do prefeito municipal, Carlos Magno, os demais prefeitos da região Sul, o deputado Gilson Andrade e o ex-prefeito Ivan Leite, para juntos debater e formar uma comissão em pró do Campus de Estância. Inicialmente marcar uma audiência com o governador em exercício Jackson Barreto e depois todos em Brasília falar com a presidente Dilma, para solicitar a implantação do Campus de engenharia de Estância. A união de lideranças já é uma luz no fim do túnel que poderá surtir efeito e o sonho ser concretizado.
Finalmente observa-se que o interessante dessa história é que vários políticos que estão lutando pela implantação de outros centros acadêmicos, obtiveram uma boa votação em Estância, mas até agora estão de olhos vendados para a reivindicação dos estancianos.  Mais uma vez Estância poderá ficar para depois. Culpa de quem?           

Nenhum comentário:

Postar um comentário