Passou todo o primeiro semestre deste ano e a Prefeitura Municipal não renovou o convênio com o Programa AABB Comunidade. Aconteceram algumas tentativas entre as partes interessadas, principalmente pela direção da AABB local, mas diante de alguns argumentos por parte do poder municipal as negociações não progrediram. Diante do exposto, trezentos beneficiários que seriam crianças e adolescentes de famílias que vivem em vulnerabilidade social ficaram prejudicadas com a tal decisão. Convém ressaltar que o objetivo principal do referido Programa é combater a evasão e repetência escolar, amenizar graves problemas sociais das crianças e jovens carentes combatendo a criminalidade vislumbrando novos horizontes.
Participantes do Programa AABB Comunidade desfilando e sete de setembro |
O Programa AABB Comunidade foi implantado em nível nacional em 1996 pelo Banco do Brasil através da Fundação Banco do Brasil e pela Federação Nacional de AABBs (FENABB) e chegou a Estância em 1997, em parceria com Prefeitura Municipal na administração de Zé Nelson. Estância foi o primeiro município em Sergipe a assinar o convênio e o Programa funcionou ininterruptamente por quinze anos. Durante este período varias crianças e adolescentes de ambos os sexos passaram pelo programa participando de esportes, atividades culturais e reforço escolar, com isso evitando que as referidas crianças e adolescentes enveredassem pelos caminhos das drogas ou da marginalização.
Como se trata de Convênio, a contrapartida do Município é com o transporte, merenda, os monitores, e a avaliação médica uma vez por ano e as demais despesas são mantidas pela Fundação Banco do Brasil. Na execução do Convênio a AABB local não recebe nenhuma verba do poder executivo municipal. Por fim, é constrangedor se interromper um Programa tão importante para a nossa cidade, provavelmente por picuinhas políticas, pois, o presidente da AABB era ou é filiado a um partido que apoiou Gilson Andrade na última eleição municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário