A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ENCERRAMENTO DA FESTA DO GLORIOSO SANTO ANTÔNIO NO ASILO DE ESTÂNCIA.


Este ano a festa do Asilo dos idosos de Estância foi encerrada nesta quinta-feira, 13. As Trezenas foram iniciadas no dia primeiro deste mês e todas as noites tinham como patronos famílias, colégios, movimentos ou grupos de serviços que com um gesto bastante salutar fizeram doações para a instituição que atualmente abriga 41 idosos. Além disso, vários sacerdotes, até mesmo de outras paróquias, celebraram durante os louvores trazendo assim uma mensagem especial para os noiteiros.

A tradicional procissão este ano teve percurso diferente dos anos anteriores. Começou na Igreja de Nossa Senhora do Amparo no Colégio Sagrado Coração de Jesus e o encerramento aconteceu nas dependências do Asilo com a celebração de Missa Solene presidida pelo Padre Adeilton S Nogueira pároco de Estância. Como Santo Antônio faz parte da tradição nordestina dos Santos que são referenciados em junho, no encerramento das festividades houve a benção dos pãezinhos, apresentação de barco de fogo e soltura de espadas.

Conforme registros, há mais de cem anos que são realizados os louvores ao Glorioso Santo Antônio no Asilo de idosos de Estância. A instituição que abriga idosos desamparados foi criada em fevereiro de 1907 por um grupo de católicos liderados por Monsenhor Vitorino que na época era o Vigário de Estância, teve por patrono Santo Antônio. Diante disso os louvores ao Santo casamenteiro e do encontro das coisas perdidas já é uma tradição secular em Estância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário