A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

DELEGACIA DE ESTÂNCIA FECHA EM FINAIS DE SEMANA

Estão brincando de fazer segurança pública
em Sergipe. É inconcebível uma Delegacia de uma cidade do porte de Estância ficar fechada durante os finais de semana. E esta informação é verdadeira, pois, o delegado e coordenador das Delegacias da capital, José Inephanio Cardoso confirmou o fechamento da delegacia de Estância. A razão dessa decisão é para que o Estado faça redução em horas extras para diminuir as despesas com os funcionários. Quem passar pela delegacia de Estância nos finais de semana vai encontrar um papel colado na entrada principal informando o novo horário de funcionamento da mesma.  


Do jeito que os meliantes estão agindo e sabendo que nos finais de semana a delegacia está fechada, não vão pensar duas vezes, vão procurar agir somente nos finais de semana, pois, sabem que não serão incomodados. Recentemente a porta central da Delegacia Plantonista em Aracaju, foi atingida por tiros disparados por pessoas não identificadas que passavam em uma motocicleta pela Rua Laranjeiras. Com isso nota-se que os meliantes não estão para brincadeiras. Portanto, diante dessa decisão de fechar algumas delegacias em finais de semana, inclusive a de Estância, observa-se que não existe uma política séria para combater marginalização por parte do Governo do Estado.  

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A VOLTA DA CPMF

Foi só passar as eleições e começaram a especular a volta da famigerada CPMF. Aqui ou acolá o debate em torno da possibilidade da cobrança da maldita Contribuição  Provisória sobre Movimentação Financeira ganha terreno e em 2015 é bem capaz de termos mais um tributo. Nós brasileiros já temos uma das maiores cargas tributárias do mundo e isso é um retrocesso no Brasil. O interessante que durante a campanha ninguém disse nada sobre a volta da CPMF, agora que todo mundo já votou estão querendo ressuscitar o tal imposto que segundo os defensores seria para ser utilizado na saúde, mas na verdade quando foi aplicado só serviu para fazer caixa para o governo.

Só resta a nós contribuintes torcer para que esse tal imposto não volte a ser cobrado, aliás, o ex-presidente Lula nunca aceitou a suspensão pelos senadores da CPMF, que para substituir a mesma, aumentou o imposto sobre as operações financeiras e dona Dilma agora fica incitando os deputados e senadores da base governista para aprovarem o tal imposto. É uma lástima, mas o governo gosta de arrecadar muito, mas pouco faz pelo povo.

sábado, 11 de outubro de 2014

AUXÍLIO-MORADIA PARA OS MAGISTRADOS BRASILEIROS: UMA MAMATA

  
Mas que moleza! O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, no último dia 07, a Resolução CNJ n. 199, que regulamenta a concessão do auxílio-moradia aos magistrados brasileiros. A norma cumpre decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao CNJ, por meio de medida cautelar, que regulamentasse a ajuda de custo prevista na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). O valor do benefício só poderá ser pago em relação ao período iniciado em 15 de setembro de 2014 e não acarreta retroatividade. De acordo com o texto da nova resolução do CNJ, a medida unificará os diferentes valores de auxílio-moradia que estão sendo pagos por tribunais de todo o País, o que contraria o princípio da unicidade da magistratura. O objetivo do Conselho foi estabelecer parâmetros seguros ao cumprimento da decisão do STF e eliminar a disparidade entre os valores pagos pelos tribunais, o que acarretava tratamento diferenciado a magistrados sem justificativa.
 
A União entrou com uma liminar para suspender a tal verba de auxilia-moradia, mas a Ministra Rosa Weber negou e que por isso os nossos magistrados vão receber o beneficio. Em um país em que muitos trabalhadores só recebem uma sálario mínimo e sem direito a verba alimentação e vale transporte, ao ter conhecimento desse fato, como será a reação? Portanto, o que vão dizer os trabalhadores que só ganham um salário mínimo?

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

GILSON ANDRADE É REELEITO DEPUTADO ESTADUAL


Dr. Gilson Andrade
Foi suada, mas Dr. Gilson Andrade (PTC) conseguiu sua reeleição a Assembléia Legislativa do Estado. Logo após a confirmação de sua vitória o mesmo participou de uma carreata e chegando à principal praça da cidade, o mesmo fez varias agradecimentos, inclusive para a sua equipe que durante noventa dias esteve presente auxiliando na árdua campanha e rebateu aquelas pessoas que tentaram de toda maneira desconstruir seu trabalho parlamentar em favor dos estancianos. Dr. Gilson obteve em Estância 13.876 votos, mas em todo Estado conseguiu 26.170 votos.
Com a votação obtida em Estância, o médico Gilson Andrade sai fortalecido do último pleito, se tornando a principal liderança política na Região Sul do Estado. Acredita-se que na Assembléia Legislativa deverá continuar sendo oposição ao Governador JB e ficando ao lado do outro grupo liderado pelo Senador Eduardo Amorim que nos anos foi um aliado. Observa-se que mesmo diante do não comparecimento de muitos eleitores que decidiram em não votar, mas Gilson Andrade conseguiu uma expressiva votação deixando seus adversários bastante raivosos.      

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

LIRA CARLOS GOMES: 135 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

A Lira Carlos Gomes desfilando pelas ruas da cidade.

Nesta próxima quinta-feira, 03/10, a Associação Musical Lira Carlos Gomes estará completando 135 anos de existência. Conforme comunicado da Diretória não haverá comemoração tendo em vista o período eleitoral. Entretanto será celebrada uma missa em ação de graças às 19 horas na Igreja do Rosário. Convém ressaltar que as comemorações de aniversário da Lira Carlos só acontecem de dois em dois anos para não se tornar uma festa com influência política. É uma decisão da atual Diretoria bastante coerente para não correr o risco da comemoração não se transformar em um palanque político ou em um desfile de candidatos.


A Associação Musical é a mantedora da filarmônica “Lira Carlos Gomes” que vem atuando desde 03 de outubro de 1879, data de sua fundação, sendo, portanto, a organização cultural mais antiga em atividade da cidade da Estância. Por essa razão, a “Lira”, como é carinhosamente chamada, sempre esteve presente na história do povo estanciano, até mesmo enfrentando dificuldades em sua trajetória. Na verdade, teve épocas de grandeza e de decadência, como qualquer instituição ou sociedade cultural. Porém, seus admiradores e mantenedores sempre fizeram com que a mesma ressurgisse com mais força e vigor, prosseguindo em sua trajetória musical. Atualmente ela continua desenvolvendo suas atividades sem interrupção em diversos seguimentos sociais, ou seja, atos religiosos, civis e populares com sua harmonia musical, alegrando seus admiradores que tanto a amam.   

domingo, 28 de setembro de 2014

COMBATE A CORRUPÇÃO? UM ENGODO

Parece até piada de humorista medíocre quando a presidente Dilma vai para os meios de comunicação ou até mesmo em horário eleitoral dizer que seu governo combate a corrupção. Também pudera com tantas denúncias de corrupção em vários setores do governo e inclusive em empresas estatais, como exemplo a Petrobras e os órgãos de fiscalização nada fizessem seria um absurdo. Na “história desse país” não se viu tanta denúncia de corrupção como no governo do PT. Agora já tem denúncia contra a Petrobras referente a contratos superfaturados das atividades com as empresas privadas com distribuição 3% para os políticos para garantir para o palácio do Planalto maioria no congresso.


Interessante dessa história toda é que Lula se livrou do Mensalão simplesmente alegando que não sabia de nada. Pelo jeito deve acontecer o mesmo com Dilma com o argumento também que não tinha conhecimento das negociatas dentro Petrobras. Enquanto isso os partidos beneficiados são os mesmo: PT, PMDB, PP, PR, PTB. Por outro lado Lula não dá a mínima para o convite da Policia Federal para que deponha como testemunha sobre uma denúncia feita por Marcos Valério de Souza a respeito de um repasse de R$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT. Mas a presidente Dilma diz que está combatendo a corrupção. Será que dá para acreditar?

terça-feira, 16 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014 – CADÊ OS PATRIOTAS ESTANCIANOS?

            Em Estância para as eleições deste ano, existem três candidatos concorrendo às vagas no legislativo estadual. E o interessante que os tais candidatos representam três tendências: situação, oposição e os movimentos sociais, diante disso, tem candidato para todos os gostos. Com a quantidade de eleitores que existem em nosso município, certamente dois candidatos seriam eleitos, mas infelizmente não é tão fácil assim como se imagina, pois, muitos votos são destinados a candidatos de outras localidades que não tem nenhum compromisso como o povo de Estância, às vezes se elegem com o voto do estanciano, mas depois esquecem rapidamente dos compromissos assumidos.

Quando se critica porque alguns que são induzidos por algumas “lideranças” e por isso preferem votar em candidatos “de fora”, surgem de imediato os defensores dizendo que o cargo representa todo o Estado. De imediato podemos até concordar, porém, é do conhecimento de todos que o deputado “de fora” não é cobrado como os que residem em nossa cidade. Geralmente as cobranças são direcionadas somente ao deputado de Estância. Os que são “de fora”, mesmo tendo uma boa votação em nosso município, sempre ficam a margem de nossas necessidades.

Diante do exposto acima, é inconcebível que pessoas que se dizem defensoras da causa estanciana, quando chega à campanha política, decidem trabalhar para candidato de outras regiões. Perguntamos: a troco de quê? Tal gesto é um desrespeito com o eleitor estanciano. Porém, quando chegam às eleições municipais, vão fazer campanha mostrando para o povo que é um patriota que luta de “unhas e dentes” para defender os interesses estancianos. Na verdade essas “lideranças” não passam de verdadeiros hipócritas! Finalmente quem quiser descobrir que são esses falsos defensores de Estância é só observar as plotagens em veículos, adesivos e os cartazes em frente das residências.

 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PROPAGANDA ELEITORAL ENGANOSA

Desde o último dia 19 de agosto que começou no rádio e na TV a tal propaganda eleitoral e só vai terminar em 02 de outubro, faltando três dias para as eleições. Caso aconteça o segundo turno, o suplicio para o telespectador e ouvinte de rádio voltará a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno e vai até o dia 24 de outubro. O eleitor deverá ter bastante paciência para suportar a divulgação de tantas promessas que certamente nunca serão cumpridas. Infelizmente é através da propaganda eleitoral que se pode conhecer os respectivos candidatos e seus mirabolantes programas para executar no caso de eleitos. E agora já estão falando em plebiscito, pra mudar o quê?Acredito que tem que ser feito é uma reforma politica e parar com essa embromação.

PESQUISAS
Na corrida eleitoral as tais pesquisas são bastante valorizadas porque mostram a intenção de voto do eleitor. Os Institutos de pesquisas trabalham muito para atender a demanda, pois, todo candidato quer saber qual é a sua situação real na opinião do eleitor. A cada resultado de pesquisa que é divulgada surgem comentários de toda espécie: quem aparece bem na pesquisa começa a valorizar o eleitor e dizer que está trabalhando muito e caminho certo. Já quem aparece lá embaixo começa a dizer que os resultados são manipulados para satisfazer ou beneficiar quem mandou realizar a tal pesquisa, ou ainda comenta que a melhor pesquisa são os resultados das urnas. Mas o resultado de pesquisa eleitoral, normalmente gera comentários diversos e cria expectativa sobre quem vai ganhar ou perder.

domingo, 7 de setembro de 2014

A COMEMORAÇÃO DO SETE DE SETEMBRO EM ESTÂNCIA


Desfile civico militar e estudantil no Dia da Pátria em Estância
Aconteceu neste domingo, 07/09, a festa do Dia da Pátria em Estância para comemorar  o 192º da Independência do Brasil. A comemoração teve como ponto culminante um desfile militar estudantil que contou com a participação de um agrupamento do 28º BC, Tiro de Guerra, Lira Carlos, Guarda Municipal, as escolas da rede municipal de educação e Clubes de Serviços locais. O desfile começou às 15 horas e milhares de pessoas acompanharam o desfile cívico, inclusive aplaudindo a todo o tempo imitando a coreografia de cada escola que se apresentava pela avenida.
Na praça barão do Rio Branco foi armado um palanque oficial, aonde o prefeito municipal, autoridades e convidados assistiram o desfile comemorativo ao dia da Pátria. Convém ressaltar que a cidade da Estância tem tradição em realizar belíssimos desfiles. Há muitas décadas que esta tradição se instalou na cidade Jardim e em dia de comemorações pessoas dos municípios circunvizinhos se deslocavam para Estância para assistirem desfiles alusivos a Independência, Jogos da Primavera, Carnaval e até Religiosos.     

    

domingo, 24 de agosto de 2014

DOM GIOVANNI CRIPPA ASSUME A DIOCESE DE ESTÂNCIA


Neste domingo, 24/08, Dom Giovanni Crippa tomou posse como quarto Bispo da Diocese de Estância. A solenidade de posse teve início quando Dom Giovanni fez a visita festiva a Catedral aspergindo a comunidade presente e também foi até Capela do Santíssimo Sacramento para uma oração de agradecimento. Em seguindo se dirigiu a até a Igreja do Rosário aonde se juntou aos demais sacerdotes e Bispos, formando assim o cortejo que seguiu para a Catedral onde aconteceu a solenidade de posse que contou com a presença de todo clero diocesano e demais Bispos de outras Dioceses. O ato de posse ficou a cargo do Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa.
Um grande multidão de fieis participaram da solenidade posse Dom Giovanni.
Após o ato de posse todos seguiram para a Praça Barão do Rio Branco para a celebração da Santa Missa que foi presidida por Dom Giovanni e concelebrada pelos Bispos presentes e o clero diocesano. Em sua homilia Dom Giovanni destacou o desejo de desenvolver um trabalho espiritual e também social que venha atender os anseios dos fieis católicos da Diocese de Estância. Também saudaram o novo Bispo o Padre Adinaldo da paróquia de Pedrinhas, um irmão religiosa, uma leiga da paróquia de Santana de Simão Dias, o prefeito municipal Dr Carlos Magno Costa Garcia, o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo e por ultimo Padre Humberto da Silva para agradecer a todos que colaboraram com a realização do evento. Varias caravanas oriunda de diversas paróquias que compõe a Diocese de Estância participaram da solenidade.  

quarta-feira, 9 de julho de 2014

PAPA FRANCISCO NOMEOU DOM GIOVANNI CRIPPA PARA BISPO DE ESTÂNCIA.

O papa Francisco nomeou hoje, 9/07, dom Giovanni Crippa como bispo da vacante diocese de Estância (SE), transferindo-o da sede titular de “Accia” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Salvador (BA).
Dom Giovanni Crippa é natural de Milão, Itália. Em 1981, emitiu os primeiros votos no Instituto Missões Consolata e foi ordenado padre no dia 14 de setembro de 1985. Na Itália, dom Giovanni foi animador missionário e vocacional, professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana (Roma) e membro da equipe de coordenação do Departamento Histórico do Instituto Missões Consolata. É bacharel em Teologia, mestre e doutor em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em 2001 chegou ao Brasil, na arquidiocese de Feira de Santana (BA), onde atuou como vigário paroquial, pároco, diretor espiritual, professor, membro do Conselho Presbiteral, conselheiro provincial de sua congregação e conselheiro espiritual das equipes de Nossa Senhora.
Em 21 de março de 2012, o papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador. Em maio do mesmo ano, recebeu a ordenação episcopal. Em setembro do ano passado, foi nomeado pelo papa Francisco administrador apostólico de Estância. Diante do exposto acima, Dom Giovanni é o quarto Bispo da Diocese de Estância.

Fonte: www.gedestanciase.com.br

terça-feira, 8 de julho de 2014

SELEÇÃO BRASILEIRA: MASSACRE HUMILHANTE

            
Seleção brasileira é massacrada pelos alemães e perde por 7x1.
Acredito que todo brasileiro ou brasileira sabia que seria um jogo difícil nas semifinais, porém, perder de 7x1 para Alemanha foi um resultado quase impossível, mas aconteceu, parecia que o time alemão estava participando de um treino de luxo. Simplesmente o Brasil foi goleado pelos germânicos e perdeu a chance de participar da final da Copa do Mundo realizada no Brasil, a que seria ou é para a presidente Dilma, a Copa das Copas. A seleção brasileira perdeu o jogo tecnicamente, taticamente e fisicamente. Perecia que o time alemão estava jogando com a seleção Sub-20 do Brasil.


Com a Copa do Mundo no Brasil muito se falava na derrota da nossa seleção sofrida na final para os uruguaios em 1950 no Maracanã. Só que hoje foi muito mais vergonhoso para o Brasil a derrota sofrida para o time alemão. Convém ressaltar que foi a pior derrota sofrida pela nossa seleção em sua história centenária. A maior goleada sofrida até então foi para o Uruguai por 6x0 pela Copa América de 1920. O Brasil também perdeu de 6x0 para Bélgica em jogo amistoso logo depois da Copa do Mundo de 1962. Agora depois desse massacre humilhante vai todo mundo atrás dos culpados, vai tentar se descobrir as falhas e os porquês. Choros e lamentações, certamente não vão faltar. Adeus as festanças do Hexa.    

quarta-feira, 2 de julho de 2014

EM DOIS ANOS O BRASIL PASSOU DE 20º PARA 12º PAÍS MAIS VIOLENTO DO MUNDO


Segundo levantamento do Instituto Avante Brasil baseado em dados do UNODC-ONU, em 2010 aconteceram 52.260 homicídios. Em 2012 esta quantidade passou para 56.337 assassinatos, com isso houve um acréscimo de 7,8% em números absolutos. Levando-se em conta que alguns países atualizaram suas estatísticas, observa-se que em dois anos o Brasil de 20º lugar passou a ser 12º país mais violento do mundo.   

Convém ressaltar que em tempos World Cup, o Brasil em números absolutos continua sendo o campeão mundial com 56.337 homicídios, deixando para trás a Índia (43.355), Nigéria (33.817), México (26.037) e para ano de 2014 conforme projeção do Instituto Avante Brasil estes números podem chegar a mais de 58 mil. Diante disso pode se concluir que no Brasil acontecem 10% dos assassinatos de todo o mundo. Portanto desde 2002 até 2012 foram assassinadas no Brasil 555.884 pessoas, uma média de 50 mil por ano.

Em Sergipe a violência corre solta e todo final de semana acontecem vários assassinatos não só na capital, mas também em vários municípios. E quando chega o período de festas populares os índices de violência aumentam e é um verdadeiro “deus nos acuda”. Segurança que é um dever do Estado, não é bom nem pensar.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

BR-101 CEDE ENTRE OS MUNICÍPIOS DE SOCORRO E SÃO CRISTÓVÃO

Neste domingo, 22/06, a Polícia Rodoviária Federal (PRF/SE) interditou por volta das 7h30, à pista de concreto no sentido Aracaju-Salvador, que cedeu após as chuvas registradas no final de semana. A interdição foi feita por equipes da PRF/SE, visando evitar o registro de acidentes entre os municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, no quilômetro 94 da BR-101. A cratera que surgiu  “engoliu” o acostamento e a faixa da direita, havendo risco de expansão para as demais faixas da via, principalmente no sentido Salvador-Aracaju.

BR 101 cedeu com as ultimas chuvas (Foto: PRF/SE)
Não dá para entender esse fato pelo motivo de que o outro lado da pista que foi feito há muitos anos esta normal. Entretanto com tanta tecnologia existente, provavelmente os engenheiros da empresa responsável pela obra não fizeram estudo adequado do solo e antes mesmo da rodovia ser totalmente construída já acontece um desmoronamento. Parece até que utilizaram um material de péssima qualidade. Conclusão disso: é nosso dinheiro indo pela enxurrada. Coisas do Brasil!  

quinta-feira, 12 de junho de 2014

COPA DO MUNDO: CHEGOU A HORA DO HEXA!

Depois de muitas idas e voltas com denuncias de corrupção, começa logo mais a tão esperada Copa do Mundo no Brasil. Nunca se viu tanta bandeira, tantos símbolos pátrios, tanto verde e amarelo como agora. Todo esse comportamento merece uma rápida reflexão: será que seríamos capazes de expor os símbolos pátrios com a mesma garra, em tempos de inflação, em tempos de baixa estima política, em tempos de corrupção e tanta roubalheira que existe em nosso País? Parece impossível ficar indiferente num momento tão bonito como a Copa do Mundo.  Certamente o sangue ferve, as emoções tomam conta da razão. Porém as emoções passam, o sangue volta a circular normalmente e o que fica é o gosto da vitória ou o amargo sabor da derrota em um País complicado e dominado por uma classe de “administradores” que só sabem dilapidar as riquezas nacionais.

Excelente mesmo vai ser para os jogadores e comissão técnica, vejamos: o  hexacampeonato vai valer o maior prêmio já pago pela CBF em sua história aos jogadores da seleção brasileira. De acordo com comentários, o título da Copa do Mundo garantirá R$ 1,3 milhão para cada um dos 23 convocados. A bolada que CPF  vai pagar representa um aumento de 30% em comparação com o Mundial de 2010, na África do Sul. O acréscimo é superior aos 16% de reajuste oferecido pela FIFA como prêmio à federação de futebol campeã. Desta maneira, com o título, a CBF embolsará R$ 79,4 milhões da FIFA e repassará R$ 29,9 milhões aos atletas. Todos os demais integrantes da comissão técnica, incluindo Felipão, Murtosa e Parreira, ficarão com outros R$ 10 milhões. Acredito que está explicado todo esse amor e dedicação pela Seleção Brasileira. PERGUNTA-SE: Por amor ao Brasil? Os torcedores vão ficar com quanto?



terça-feira, 27 de maio de 2014

INCOERÊNCIA OU IMPOTÊNCIA POLICIAL

Recentemente a imprensa nacional divulgou que o governador de Mato Grosso foi preso por posse ilegal de arma. A pistola, que se encontrava na casa dele, estava com o registro vencido, enquanto ele tentava renovar o cadastro. Pelo que foi noticiado, a dita pistola constava do registro de armas, porém foi considerada ilegal, embora estivesse no endereço conhecido pelo Sistema Nacional de Armas.

Em Sergipe o enteado do Secretário de Segurança Pública, junto a um amigo, acusado de prática de assalto a um taxista e também por portar armas de uso restrito das Forças Armadas e da Polícia Militar foram presos.  Entretanto está chamando atenção dos sergipanos foi o fato de o delegado da Plantonista, para onde os dois foram encaminhados, tê-los liberados, ainda na manhã de domingo, sob a alegação de que não ficou comprovado que eles cometeram os crimes de que foram acusados.


Pelo que se tem conhecimento, qualquer cidadão que não tiver porte legal de arma e estiver usando um armamento sem registro, será imediatamente preso. Mas pelo andar da carruagem, em Sergipe é diferente.  

domingo, 4 de maio de 2014

PROREDES: GILSON ANDRADE CONSEGUE APROVAR EMENDA, MAS PODE NÃO VINGAR.


Ainda bem que o deputado Gilson Andrade conseguiu aprovar uma emenda de sua autoria no valor de R$ 13.000,00 de reais para a construção de um Centro de Especialidades em Estância, voltado para o atendimento de 300 mil habitantes da Região Sul de Sergipe. Fato idêntico já tinha ocorrido com o PROINVESTE quando conseguiu também aprovar uma emenda no valor de R$ 15.000,00 de reais para construção de uma rodovia saindo de Estância para o litoral começando no Bairro Botequim.   

Entretanto o que se comenta que as emendas ao PROREDES irá inviabilizar aprovação do empréstimo junto ao Banco Interamericano, pelo menos é o que o grupo da situação anda divulgando. Por isso que o governador do Estado certamente vetará as tais emendas e com isso vai ficar difícil se saber o final desta novela com perfil de mexicana.  Certamente Estância vai sair perdendo nesta história.

O QUE É QUE ESTÂNCIA VAI GANHAR COM O PROREDES?


Conforme o projeto, cidades como Lagarto, Itabaiana, Própria, Socorro e Aracaju, na redação inicial, serão beneficiadas com obras de reforma e ampliação dos seus respectivos Centros de Especialidades. Mas para a Estância e a Região Sul não será contemplado. Diante disso, o deputado Gilson Andrade, médico e um parlamentar dedicado na defesa do bem-estar dos sergipanos e principalmente dos estancianos,  tenta a todo custo garantir R$ 13 milhões para a construção de um Centro de Especialidades em Estância, voltado para o atendimento de 350 mil habitantes da região Sul.

Pelo visto os recursos do PROREDES serão utilizados na estruturação do Centro Especializado em Reabilitação, aquisição de equipamentos do Centro de Atenção Integral à Saúde das Mulheres; reestruturação do sistema estadual de Saúde, reforma e ampliação dos Centros de Especialidades do SUS em Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e do conjunto Augusto Franco, em Aracaju e também na construção do Laboratório Central do Estado. Mas até agora para Estância não tem nada previsto, apesar dos defensores estancianos do referido projeto dizer ao contrário. E ainda culpam Gilson Andrade dizendo que ele não colocou nada para beneficiar Estância, parecendo até que foi ele quem fez o tal PROREDES.

ESTÂNCIA: 166 ANOS DE ELEVAÇÃO A CATEGORIA DE CIDADE

Com relação a festa civica para comemorar a elevação de cidade acontece em quatro de maio, entretanto, existe outra data histórica que também é digna de comemoração.

Acredita-se que todo estanciano tem conhecimento de que a cidade da Estância começa a ser fundada em 16 de setembro de 1621, quando o capitão-mor João Mendes concedeu uma sesmaria de três léguas quadradas de terras às margens do Rio Piaui a Pedro Homem da Costa e Pedro Alves para plantar, criar gado e morar com seus empregados (Cf. FRANÇA, Vera Lúcia e GRAÇA, Rogerio Freire. Vamos conhecer Estância). Durante muito tempo, Estância foi subordinada à Vila de Santa Luzia do Rio Real, atualmente Santa Luzia do Itanhy. Só em abril de 1757, a coroa portuguesa autorizou que realizassem na povoação de Estância vereações, audiências, arrematações e outros atos judiciais na alternativa dos juízes ordinários, acontecendo assim, a separação jurídica da Vila de Santa Luzia, então em franca decadência.

Depois de 74 anos, a povoação de Estância só fazia se desenvolver, pois, além da velha Capital, São Cristovão e Laranjeiras, alcançaria notoriedade nos campos cultural, econômico e político da Província de Sergipe d’El Rei. Para uma época em que a economia era basicamente direcionada na exportação de açúcar, Estância possuia bons portos marítimo-fluviais que a colocavam em cominunicação direta com os centros mais desenvolvidos do país, Bahia e Pernambuco. Diante desse contexto em 25 de outubro de 1831, a sede da Vila de Santa Luzia é transferida para Estância, acontecendo assim um marco importante para a população da época que já aspirava esse título. Em 05 de março de 1835, é criada a sua Comarca, e finalmente pela Lei  Provincial 209  de 04 de Maio de 1848,  Estância é elevada a categoria de Cidade Constitucional ainda no império. Nesta época o governador da província era Zacarias de Góis e Vasconcelos.


Pelo visto a preocupação com a comemoração só acontece com o quatro de maio, entretanto, existe outra data que também é digna de comemoração. Pois para que  Estância adquirisse o status de cidade houve um longo caminho a ser percorrido que começou no período da Colônia. Com o passar dos anos e o enpenho de seus primeiros habitantes para que acontecesse o desenvolvimento não apareceu de um dia para outro. Foram vários anos de labuta para ser reconhecida como uma povoação em franco desenvolvimento que só começa a aparecer o resultado em abril de 1757. Observa-se que após 74 anos é que Estância recebe outro reconhecimento passando à categoria de Vila e quatro anos depois é criada a sua Comarca, começando o processo definitivo para a elevação de categoria de cidade.

 
Diante do exposto acima, nota-se que 25 de outubro é também uma data importante para ser comemorada a exemplo de 04 de maio que elevou a categoria de cidade. Naquela época a ação mais importante para uma povoação conseguir a sua  emancipação era ser classificada a condição de Vila Constitucional. O meu questionamento é porque pode se chegar a conclusão, de que para Estância adquirir o status de cidade fosse com uma simples decisão, sem nunhum critério como em um “passo de mágica”. Pelo contrário, houve vários fatores sócio-econômicos que levaram as autoridades da época a tomarem essa decisão que se tornou um fato importante na história política da cidade da Estância. Portanto seria interessante uma comemoração cívica pelos estancianos para também lembrar 25 de outubro de 1831.          

quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º/05: DIA DO TRABALHADOR.


No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, Estados Unidos, num confronto de grevistas com a polícia, morreram operários e policiais. Alguns líderes do movimento foram presos e executados no dia seguinte, acredita-se, sem julgamento. A data é comemorada em quase todos os países, em homenagem a todos que colaboram com o progresso. No Brasil, a tentativa de celebrar o 1º de maio vem desde 1895, mas a data só foi institucionalizada em 1938, com o Estado Novo. Anos mais tarde, a Lei 662 de 06/04/1949 decretava feriado nacional.

Em 1955, a Igreja Católica instituiu a festa de São José Operário, dando ao trabalhador cristão um novo sentido religioso a festa. Conforme consta da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o trabalho é um dever e um direito de todo cidadão, o de procurar por trabalho, mantendo-se a si e a sua família. Porém, o que observa atualmente, é que existe um desemprego não só no Brasil, mas em todo mundo que vem se tornando uma preocupação constante entre as lideranças mundiais e principalmente para quem precisa trabalhar para sobreviver. Portanto, 1º de maio não é o dia trabalho, mas sim, do trabalhador!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

DOM GIOVANNI CRIPPA PARTICIPOU DAS CELEBRAÇÕES DESTA SEXTA-FEIRA SANTA


Dom Giovanni no centro participando da procissão do Senhor Morto
O Administrador Apostólico da Diocese de Estância, Dom Giovanni Crippa, depois de presidir o Ato da Paixão do Senhor, participou da procissão do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores pelas principais ruas da cidade de Estância. A pesar do feriadão em que muitas pessoas viajaram tanto para a região das praias, como também para outros Estados, a Igreja Catedral ficou lotado de fiéis que participaram pela parte da tarde do Ato da Paixão do Senhor e logo em seguida da procissão. O Ato da Paixão além do Administrador Apostólico que foi o presidente, concelebraram os vigários paroquiais: padre Fagner e padre Acival, juntamente com o pároco de Estância, o padre Humberto da Silva.  
Na homilia desta sexta-feira Santa, Dom Giovanni aprofundou o sofrimento da Virgem Maria aos pés da Cruz diante da flagelação do seu Filho. Também lembrou que muitas mães nos dias atuais, continuam sofrendo muita dor. Ainda também mostrou que todos nós teremos que sofrer um dia e que o sofrimento faz parte de nossa caminhada. Com isso, as vezes o sofrimento pode fortalecer a fé e ao mesmo tempo poderá enfraquecer a fé, por isso que se faz necessário acreditar em Deus.    
   

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DOM GIOVANNI CRIPA PRESIDIU A MISSA DO SANTO CRISMA


Nesta quinta-feira Santa, o dia em que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia foi celebrada pela manhã na Catedral Diocesana de Estância a Missa do Santo Crisma ou dos Santos Óleos. Durante a celebração o bispo preparou e benzeu o óleo do catecúmeno, o óleo do Crisma e o óleo para a Unção. A cerimônia religiosa aconteceu com a presença do bispo Dom Giovanni Crippa, atual administrador apostólico da Diocese de Estância e de todo clero diocesano. Na homilia Dom Giovanni falou exclusivamente para os padres presentes lembrando a importância da sacerdotal e do serviço eclesial para a Igreja e para a comunidade.

Nas celebrações da quinta-feira Santa, é comemorada a instituição da Eucaristia e do sacerdócio, realizados na sala do lava pés, portanto, lembremos os gestos de amor de Jesus ao instituir a Eucaristia como nosso alimento e sua presença permanente entre nós. O tema central do dia de hoje é o novo mandamento deixado por Jesus aos seus seguidores: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Pela Eucaristia os cristãos vivem o novo mandamento. A serviço da Eucaristia e do novo mandamento está o sacerdócio ministerial. Devemos observar e entender que a Eucaristia e novo mandamento se completam, pois, Eucaristia celebrada e Eucaristia vivida são transformadas em uma vida em ação de graças.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

BLOQUEIO DA BR 101 PREJUDICOU O TRÂNSITO DE ESTÂNCIA

   
Com o bloqueio da BR 101 na área urbana de Estância pelos manifestantes que reivindicam melhoramentos na referida BR, basicamente todo o trânsito de veículos no sentido sul e norte e vice-versa, ficou por dentro da cidade. Veículos bastante pesados como carretas, bi trens, ônibus e outros tipos de carros utilizaram as ruas da cidade para não atrasar as viagens. Diante disso o trânsito de Estância nesta manhã e início de tarde se tornou um verdadeiro caos e o mais preocupante com o aval dos patrulheiros rodoviários que desviou o percurso dos veículos pesados pelo centro da cidade, uma verdadeira irresponsabilidade. 
 O trânsito de Estância se tornou um verdadeiro caos
Os manifestantes que na maioria são residentes do Bairro Bonfim, Conjunto Piauitinga e Bairro Cidade Nova, estão reivindicando que o DNIT atenda ao pedido dos moradores destas localidades, tendo em vista que as obras de duplicação na BR 101 tornaram a travessia dos transeuntes bastante perigosas na referida rodovia. Como até o momento os responsáveis pelo DNIT em Sergipe não atenderam as reivindicações dos estancianos, os mesmo resolveram interditar a rodovia.
Convém ressaltar que as reivindicações de melhorias na BR 101 procedem e merece o respeito e o apoio de todos os estancianos. Pois os dirigentes do DNIT faltaram com respeito com a população de nossa cidade e fazem de conta de que tudo está a mil maravilhas.      

domingo, 13 de abril de 2014

CATÓLICOS ESTANCIANOS PARTICIPARAM DA ABERTURA DA SEMANA SANTA


Na manhã deste domingo centenas de católicos estancianos participaram da procissão de Ramos que é o primeiro ato litúrgico da Semana Santa que começou hoje. A benção dos Ramos aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e logo em seguida foi realizada a procissão em direção a Catedral Diocesana aonde foi celebrada a missa solene do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor presidida por padre Humberto da Silva e concelebrada por Pe Acival.
Procissão de Ramos em Estância (SE).

Em sua homilia Pe. Humberto lembrou a humildade de Jesus que entrou em Jerusalém montado em jumentinho e não em um cavalo de guerra. Diante disso fica que claro que Jesus Cristo é o servo sofredor que aceitou todo sofrimento pela salvação da humanidade. Ainda em sua homilia o Pe. Humberto convidou os presentes a participarem com bastante fé e devoção dos atos da Semana Santa.

Também neste domingo de Ramos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira promovem a Coleta Nacional da Solidariedade em todas as dioceses, paróquias e comunidades que se trata de um gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que este ano aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

PORQUE A CUT, SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS NÃO DEFENDEM A PETROBRAS?


No dia de ontem (01/04), a CUT e integrantes do Levante Popular da Juventude fizeram ato em Aracaju condenando os horrores do período de torturas, a censura da Ditadura Militar e pressionaram o Estado para criar a Comissão da Verdade em Sergipe. O ato é denominado de “Ditadura Nunca Mais”. Um gesto bastante interessante que merece o respeito e admiração de todos que são defensores da DEMOCRACIA, apesar de ter pessoas presentes no ato que defendem a ditadura de Cuba e o Chavismo da Venezuela de unas e dentes como se tudo por lá fosse um "Mar de Rosas" .
Mas a título de sugestão seria bom que também a CUT, Levante Popular da Juventude, Centrais Sindicais e Movimentos Sociais fossem pra ruas realizando manifestações em defesa da Petrobras, que segundo denúncias, está sendo dilapidada pelo atual Governo e o mais agravante, faz de tudo para que não seja criada uma CPI para investigar se é verdade ou é integra da oposição. Tal gesto seria talvez em memória daqueles brasileiros que anos atrás foram a ruas defendo a riqueza nacional: “o petróleo é nosso”! O que é que está havendo com os nossos defensores do patrimônio nacional?

domingo, 30 de março de 2014

PRIMEIRO DE ABRIL: O DIA DA MENTIRA

O Dia da Mentira ou também o Dia do Trote é uma brincadeira que surgiu na Europa, mas existem controvérsias sobre o local que começou, por isso que não existe um consenso sobre a origem da data e local. Mas segundo os pesquisadores, a tese mais aceita dá conta de que surgiu em 1564, quando o rei da França, Carlos IX, determinou a adoção do calendário gregoriano, com início em janeiro. Antes desta determinação, o ano novo era celebrado em 1º de abril. Alguns franceses resistiram à mudança, ou simplesmente se esqueceram dela, abrindo caminho para que brincalhões pregassem peças como enviar presentes estranhos e convites para festas de mentira em 1º de abril. Como o povo sempre gostou de uma novidade, principalmente, porque desobedecia a uma ordem do rei, a tradição se espalhou por toda Europa e a tal brincadeira veio para o Brasil, trazida pelos portugueses.   
 
Com relação a mentira, tem muita gente que não mente somente em 1º de abril. Mente o ano todo, aliás, mente os quatro anos que passa exercendo um mandato político. Aqui estou me referindo aos alguns dos nossos políticos que para ganhar uma eleição prometem o mundo, o paraíso e mais coisas do gênero, mas quando chegam ao poder esquecem rapidamente do que prometeram na campanha.       

CINQÜENTA ANOS DO GOLPE MILITAR DE 64

 Em Estância o regime ditatorial que se instalou no Brasil a partir de março de 1964, fez suas vítimas e também assustou muita gente. Pessoas importantes e também simples foram presas injustamente.

No próximo dia 31 do mês em curso está completando cinqüenta anos do golpe militar ocorrido em 1964 que de início parecia que vinha para melhorar a situação do Brasil que andava meio tumultuada, mas que depois se tornou um terror para muitos brasileiros. Com o golpe derrubaram o governo de João Goulart e como se tem conhecimento acarretou profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores da Revolução de 1964. Aqui em Estância prenderam o prefeito da época e algumas pessoas ligadas ao Sindicato Rural também foram parar na prisão no quartel do 28º BC em Aracaju.

Em Sergipe o prisioneiro mais famoso foi o governador Seixas Dória (existiram outros), por ser possuidor de um grande talendo para discursar, por isso tinha participado do famoso comício de 13 de março na Central do Brasil no Rio de Janeiro, no dia 2 de abril também foi preso. Seixas foi levado para Salvador e da prisão baiana enviou carta ao recem empossado presidente Castello Branco, desafiando o mesmo para indicar qual foi o crime que tinha craticado. Não obteve resposta, mas um militar graduado lhe ofereceu a possibilidade de retornar ao governo de Sergipe, caso ele assinasse um manifesto em apoio ao novo regime. Como ele recusou em assinar o tal manifesto foi enviado para prisão de Fernando de Noronha com o amigo Miguel Arraes.       

Aqui eu lembro de meu saudoso pai que tinha um amigo que se dizia comunista e possui um rádio da marca “RCA Victor” que media aproximadamente 30x60cm, que escutava sempre um programa intulado “A Voz de Moscou”. O programa radiofônico naquela época só valorizava o comunismo e com isso meu pai andava assustado porque pensava que caso o amigo fosse preso, ele também poderia ser também acusado de ser um comunista,  imagina! Durante aqueles dias, comunista era inimigo número um do novo regime. O medo procedia tendo em vista que algumas pessoas foram presas em Estância que pertenciam ao círculo de amizade do Pe. Almeida.

A verdade que em nossa cidade com o passar dos dias o medo foi se instalando e um fato interessante aconteceu no dias que se seguiram ao golpe militar. Em um dia de domingo, estando Pe. Almeida celebrando a missa das 19 horas Catedral de Estância, no momento da homilia começou a criticar o novo regime. Só que na Prefeitura onde estavam alojados os militares, o comandante na janela escutava o sermão pelo som externo da Igreja. Alguns fiéis com medo, achando que os militares iriam invadir a Igreja e prender o celebrante e os que se encontravam no recinto, saíram antes do final da missa assustados. Esse gesto de alguns católicos estancianos é a prova de que por aqui a ditadura também fez medo a muita gente logo após 31 de março. Já em 1971 comentaram que Carlos Lamarca passaria por Estância e muita gente ficou assustada. Só que dias depois ele foi morto pelas “forças de segurança”.

Atualmente eu observo que tem muita gente falando em democracia e condena as arbitrariedades cometidas durante o regime ditatorial. Fazem seminários e vai para a imprensa fazer comentários condenando os ditadores e ainda dizem que no Brasil não se vive uma democracia plena. Entretanto, muitos deles vivem a elogiar a ditadura de Fidel Castro e são filiados ao Partido que mantém um Governo que está gastando 957 milhões de dólares na construção de um Porto em Cuba e trouxe médicos cubanos para trabalhar no Brasil em regime de escravidão, burlando as nossas leis trabalhistas, tão defendidas pelos sindicalistas. Segundo um líder sindical: é muita falácia! Ou melhor: farisaísmo legítimo!  

A verdade que ditadura jamais! Viva a Democracia!  

quarta-feira, 26 de março de 2014

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 É APRESENTADA EM ESTÂNCIA


Nesta quarta-feira, 26, foi apresentado na Câmara Municipal de Estância o Tema e Lema da Campanha da Fraternidade 2014 que aborda uma questão social que é o “Tráfico Humano". O Encontro foi promovido pelo Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil da Diocese de Estância e contou com as presenças de coordenadores de movimentos e pastorais da Igreja, associações e a imprensa.

A palestrante foi a Assistente Social, Joana Angélica Fontes Nascimento, que mostrou a gravidade do tráfico de pessoas não só no Brasil, mas em varias partes do mundo, tornando-se uma violação dos direitos humanos. Diante disso o tráfico humano é um crime que abrange a exploração na indústria do sexo; a servidão doméstica; o trabalho escravo e a venda de órgãos. Segundo pesquisa, atualmente se estima que 12,3 milhões de pessoas são traficadas anualmente no mundo e essa indústria aterrorizante movimenta em torno de 36 bilhões de dólares. A palestrante também mostrou quem são as pessoas que correm o risco de serem traficadas: mulheres, adolescentes e crianças, desempregados, jovens em busca de trabalho ou realizações de sonhos.

Após a apresentação de um vídeo produzido pela CNBB o encontro foi encerrado com o canto oficial da Campanha da Fraternidade deste ano.  

VEM AÍ HALLELUIA 2014

                                   
Para comemorar a Ressurreição de Jesus Cristo, no dia 20 de abril, Domingo de Páscoa  será realizado em Estância mais um HALLELUIA. O arrastão terá o seu início previsto para às 17 horas em frente ao Colégio Walter Franco no Bairro Alagoas e será encerrado na Praça Barão do Rio Branco. O evento mais vez será organizado pela Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe. Finalmente, espera-se que a comemoração atinja seu objetivo que é comemorar pelas ruas da cidade a festa da Páscoa da Ressurreição de Jesus Cristo com muita música e alegria. Vamos participar!

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAMPUS DE ESTÂNCIA: A LUTA CONTINUA

                       
É bom que se diga que a luta em favor do Campus da UFS em Estância começou em 2005, por isso que “a luta continua”. Espera-se que desta vez a Comissão Pró Campus da UFS consiga envolver a população e também a classe política para que a nossa cidade seja contemplada com o Campus de Engenharia da UFS. Detalhe que o ex-prefeito Ivan Leite, apesar de todo esforço não conseguiu unir os estancianos para exigir dos setores competentes a construção de um centro de curso superior público em Estância. Convém ressaltar que um movimento com esse objetivo sempre haverá questões ou divergências políticas que não sendo bem conduzidas terminam atrapalhando os anseios da população. Por isso a união de todos é de fundamental importância para sensibilizar as autoridades na Reitória da UFS em Aracaju e principalmente em Brasilia.

Já com relação ao local ou terreno para ser utilizado para construção do Campus, pelo que se comenta está se tornando uma questão de divergências, tem muita gente querendo ser o “pai da criança”, mas certamente se chegará a um denominador comum, o melhor para Estância fala mais alto. Entretanto pelo que se tem conhecimento os tecnicos da UFS ja escolheram o local e diante disso o mais importante é envolver o Governo do Estado, convencendo o mesmo da importância do Campus em Estância para a região sul do Estado. Na visita que está programada no próximos dias que Jackson Barreto fará a nossa cidade é a grande oportunidade para convencê-lo, caso contrário, vai ficar difícil para nossa cidade ser contemplada com tal empreendimento de nível superior.

Sabe-se que a decisão de criar novos Campus das Universidades Federais depende de decisão politica e não por questões tecnicas. Portanto a luta continua e a população não pode ficar de fora dessa batalha. Por isso todos os estancianos independente de classe social, ideologia política ou credo religioso, estão sendo convocados para participar deste momento histórico de nossa cidade. Na verdade todos tem obrigação de participar e lutar com unhas e dentes por esse Campus, as forças devem está unidas. Espero que alguns com pretensões políticos depois não queiram tirar proveito da luta dos estancianos. Vamos a luta, pois, Estância merece!

X  X  X

O Reitor da UFS Angelo Antoniolli, recentemente assinou um artigo com o título “A expansão do ensino superior na UFS” que diz o seguinte:” O processo de mobilização e aceitação popular é essencial. Mas o resultado pode não ser o desejado, pois tudo depende, na verdade, da existência de lei federal garantindo quadro de pessoal quadro de pessoal docente e técnico-adminsitrativo, verbas para a execução do projeto e o apoio político para fazer com que o pedido seja concretizado e depois, já na fase final, compra de equipamentos para funcionamento”. Mais adiante ele diz que “é fundamental que a Prefeitura encaminhe para a Câmara de Vereadores projeto doando o terreno para posse da instituição de ensino e que os vereadores aprovem. Isso é fundamental durante as negociações com o Ministério da Educação”. O Reitor deixa claro que tudo dependente de decisão política em Brasília. Condições que o povo estanciano já tem conhecimento.  

       

sábado, 22 de fevereiro de 2014

PE. HUMBERTO DA SILVA TOMA POSSE COMO NOVO PÁROCO DE ESTÂNCIA



 
Na última sexta-feira, 21/02, Pe. Humberto da Silva tomou posse como novo administrador paroquial, com poderes de pároco, da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe em Estância. A Missa de posse foi presidida pelo administrador apostólico, Dom Giovanni Crippa e concelebrada por diversos sacerdotes que compõe o clero diocesano e também por sacerdotes vinculados a outras dioceses. Dom Crippa em sua homilia aprofundou as leituras do dia e pediu que todos participassem com maior entusiasmo da Igreja de Jesus Cristo e também solicitou ao Pe. Humberto “que cuidasse bem da minha Igreja Catedral” que é o principal templo da Diocese.

Pe. Humberto ao final da celebração agradeceu a todos pela acolhida e bastante emocionado também agradeceu aos fieis de Simão Dias e também de sua terra natal, Boquim, momento em que foi bastante ovacionado pelos presentes. O novo pároco de Estância foi ordenado presbítero 29 de julho de 2000, numa cerimônia presidida por Dom Hildebrando Mendes Costa, quando a Diocese de Estância comemorava 40 anos de criação. Convém ressaltar que a Catedral estava lotada de fiéis e para que todos pudessem assistir melhor o ato religioso foram colocados ao lado da Igreja dois telões e serviço de som externo.

Com informação do WWW.gedestanciase.com.br

sábado, 15 de fevereiro de 2014

DINHEIRO DA DEMOCRACIA FINANCIANDO A DITADURA

              
Todos os dias surgem noticias de que a saúde, educação e segurança pública em nosso Brasil estão sucateadas. Isso sem falar na falta de infraestrutura: aeroportos, rodovias, portos, energia elétrica, obras contra a seca, fenômenos da natureza e outros itens de fundamental importância para o desenvolvimento do país totalmente defasado ou em péssimo estado de conservação. Sempre dizem que faltam recursos e que por isso todo brasileiro tem que contribuir pagando altos impostos para ajudar o governo. Porém os serviços básicos em favor da população que é uma obrigação do Estado nunca são oferecidos dignamente conforme a legislação vigente.

Entretanto, recentemente a presidente Dilma Rousseff inaugurou, em Cuba, a primeira etapa do Porto de Mariel, obra financiada pelo BNDES no total de US$ 957 milhões, ou seja, utilizou o nosso dinheiro para financiar um regime ditatorial. Caso todo esse dinheiro fosse aplicado no Brasil certamente quem sairia beneficiado era população com tal investimento. Agora vejam quem é a empreiteira responsável pela execução da obra: a Construtora Norberto Odebrecht. A campanha política deste ano está chegando e será que o financiamento do BNDES vai retornar ao Brasil através dos empreiteiros para ajudar algum candidato? UMA PEQUENA PARTE DESSE DINHEIRO GASTO COM OS COMUNISTAS DE CUBA DARIA PARA COMPRAR O TERRENO PARA CONSTRUIR O CAMPUS DE ENGENHARIA DA UFS EM NOSSA CIDADE. A verdade que a esquerda brasileira adora uma ditadura.     

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O NOVO PÁROCO DE ESTÂNCIA TOMA POSSE NO DIA 21

Pe. Humberto durante uma celebrrção
Conforme já foi anunciado, o novo pároco de Estância é o Padre Humberto da Silva que antes exercia seu ministério sacerdotal na cidade de Simão Dias. O novo pároco de Estância foi ordenado Sacerdote no dia 29 de julho de 2000, numa cerimônia presidida por Dom Hildebrando Mendes Costa aqui em Estância. Recém ordenado foi indicado para atuar juntamente com Padre Vicente Vidal, na cidade de Simão Dias. Em 2001 assumiu a paróquia de Riachão do Dantas, destacando-se como um exímio pároco e administrador, retornando em 2003 para Simão Dias. Sua posse em Estância deverá acontecer no próximo dia 21 e os fiéis da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe já estão se preparando para recepcionar o mais novo pároco de Estância. Que seja bem-vindo!