A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAMPUS DE ESTÂNCIA: A LUTA CONTINUA

                       
É bom que se diga que a luta em favor do Campus da UFS em Estância começou em 2005, por isso que “a luta continua”. Espera-se que desta vez a Comissão Pró Campus da UFS consiga envolver a população e também a classe política para que a nossa cidade seja contemplada com o Campus de Engenharia da UFS. Detalhe que o ex-prefeito Ivan Leite, apesar de todo esforço não conseguiu unir os estancianos para exigir dos setores competentes a construção de um centro de curso superior público em Estância. Convém ressaltar que um movimento com esse objetivo sempre haverá questões ou divergências políticas que não sendo bem conduzidas terminam atrapalhando os anseios da população. Por isso a união de todos é de fundamental importância para sensibilizar as autoridades na Reitória da UFS em Aracaju e principalmente em Brasilia.

Já com relação ao local ou terreno para ser utilizado para construção do Campus, pelo que se comenta está se tornando uma questão de divergências, tem muita gente querendo ser o “pai da criança”, mas certamente se chegará a um denominador comum, o melhor para Estância fala mais alto. Entretanto pelo que se tem conhecimento os tecnicos da UFS ja escolheram o local e diante disso o mais importante é envolver o Governo do Estado, convencendo o mesmo da importância do Campus em Estância para a região sul do Estado. Na visita que está programada no próximos dias que Jackson Barreto fará a nossa cidade é a grande oportunidade para convencê-lo, caso contrário, vai ficar difícil para nossa cidade ser contemplada com tal empreendimento de nível superior.

Sabe-se que a decisão de criar novos Campus das Universidades Federais depende de decisão politica e não por questões tecnicas. Portanto a luta continua e a população não pode ficar de fora dessa batalha. Por isso todos os estancianos independente de classe social, ideologia política ou credo religioso, estão sendo convocados para participar deste momento histórico de nossa cidade. Na verdade todos tem obrigação de participar e lutar com unhas e dentes por esse Campus, as forças devem está unidas. Espero que alguns com pretensões políticos depois não queiram tirar proveito da luta dos estancianos. Vamos a luta, pois, Estância merece!

X  X  X

O Reitor da UFS Angelo Antoniolli, recentemente assinou um artigo com o título “A expansão do ensino superior na UFS” que diz o seguinte:” O processo de mobilização e aceitação popular é essencial. Mas o resultado pode não ser o desejado, pois tudo depende, na verdade, da existência de lei federal garantindo quadro de pessoal quadro de pessoal docente e técnico-adminsitrativo, verbas para a execução do projeto e o apoio político para fazer com que o pedido seja concretizado e depois, já na fase final, compra de equipamentos para funcionamento”. Mais adiante ele diz que “é fundamental que a Prefeitura encaminhe para a Câmara de Vereadores projeto doando o terreno para posse da instituição de ensino e que os vereadores aprovem. Isso é fundamental durante as negociações com o Ministério da Educação”. O Reitor deixa claro que tudo dependente de decisão política em Brasília. Condições que o povo estanciano já tem conhecimento.  

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário