A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

domingo, 4 de maio de 2014

ESTÂNCIA: 166 ANOS DE ELEVAÇÃO A CATEGORIA DE CIDADE

Com relação a festa civica para comemorar a elevação de cidade acontece em quatro de maio, entretanto, existe outra data histórica que também é digna de comemoração.

Acredita-se que todo estanciano tem conhecimento de que a cidade da Estância começa a ser fundada em 16 de setembro de 1621, quando o capitão-mor João Mendes concedeu uma sesmaria de três léguas quadradas de terras às margens do Rio Piaui a Pedro Homem da Costa e Pedro Alves para plantar, criar gado e morar com seus empregados (Cf. FRANÇA, Vera Lúcia e GRAÇA, Rogerio Freire. Vamos conhecer Estância). Durante muito tempo, Estância foi subordinada à Vila de Santa Luzia do Rio Real, atualmente Santa Luzia do Itanhy. Só em abril de 1757, a coroa portuguesa autorizou que realizassem na povoação de Estância vereações, audiências, arrematações e outros atos judiciais na alternativa dos juízes ordinários, acontecendo assim, a separação jurídica da Vila de Santa Luzia, então em franca decadência.

Depois de 74 anos, a povoação de Estância só fazia se desenvolver, pois, além da velha Capital, São Cristovão e Laranjeiras, alcançaria notoriedade nos campos cultural, econômico e político da Província de Sergipe d’El Rei. Para uma época em que a economia era basicamente direcionada na exportação de açúcar, Estância possuia bons portos marítimo-fluviais que a colocavam em cominunicação direta com os centros mais desenvolvidos do país, Bahia e Pernambuco. Diante desse contexto em 25 de outubro de 1831, a sede da Vila de Santa Luzia é transferida para Estância, acontecendo assim um marco importante para a população da época que já aspirava esse título. Em 05 de março de 1835, é criada a sua Comarca, e finalmente pela Lei  Provincial 209  de 04 de Maio de 1848,  Estância é elevada a categoria de Cidade Constitucional ainda no império. Nesta época o governador da província era Zacarias de Góis e Vasconcelos.


Pelo visto a preocupação com a comemoração só acontece com o quatro de maio, entretanto, existe outra data que também é digna de comemoração. Pois para que  Estância adquirisse o status de cidade houve um longo caminho a ser percorrido que começou no período da Colônia. Com o passar dos anos e o enpenho de seus primeiros habitantes para que acontecesse o desenvolvimento não apareceu de um dia para outro. Foram vários anos de labuta para ser reconhecida como uma povoação em franco desenvolvimento que só começa a aparecer o resultado em abril de 1757. Observa-se que após 74 anos é que Estância recebe outro reconhecimento passando à categoria de Vila e quatro anos depois é criada a sua Comarca, começando o processo definitivo para a elevação de categoria de cidade.

 
Diante do exposto acima, nota-se que 25 de outubro é também uma data importante para ser comemorada a exemplo de 04 de maio que elevou a categoria de cidade. Naquela época a ação mais importante para uma povoação conseguir a sua  emancipação era ser classificada a condição de Vila Constitucional. O meu questionamento é porque pode se chegar a conclusão, de que para Estância adquirir o status de cidade fosse com uma simples decisão, sem nunhum critério como em um “passo de mágica”. Pelo contrário, houve vários fatores sócio-econômicos que levaram as autoridades da época a tomarem essa decisão que se tornou um fato importante na história política da cidade da Estância. Portanto seria interessante uma comemoração cívica pelos estancianos para também lembrar 25 de outubro de 1831.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário