A eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo África do Sul resultou em uma "sobra" de estoque de produtos verde e amarelo da ordem de R$ 85 milhões em todo o País, entre camisetas, vuvuzelas, cornetas e outros itens temáticos.
A estimativa foi feita pelo professor de marketing de varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel Plá. "Os lojistas, de fato, estavam esperando vender ainda muitos produtos verdes e amarelos. Agora, fica muito difícil vender, mesmo com até 50% de desconto", disse Daniel. Ele acha que "até a indústria de televisores vai ser afetada".
Algumas lojas já estão dando desconto de 10% a 15% nos aparelhos, porque esperavam que as vendas continuassem aquecidas até a próxima semana, quando ocorrerá o encerramento da Copa. "Todo mundo esperava que o Brasil fosse até a final".
O saldo, porém, é positivo, destacou Daniel. Ele disse que o comércio tradicional sai ganhando, uma vez que os produtos verdes e amarelos representam uma fração reduzida do faturamento do setor: menos de 5% do total.
Aqui em Estância não está diferente do restante do País, pois, observa-se que tem muitas lojas com muitos produtos com as cores do Brasil ainda para comercializar. Para alguns comerciantes a solução é guardar o estoque e esperar a próxima Copa que será em nosso País. Ah Brasil! Faltou raça e determinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário