Começa a funcionar nesta quinta-feira, 29/07, o portal da Ficha Limpa, um site no qual os candidatos podem se cadastrar de forma voluntária para prestar contas de suas campanhas eleitorais.
Uma iniciativa do Instituto Ethos, o site do “ficha limpa” terá a prestação de contas de candidatos à Presidência, governos estaduais, Senado e Câmara Federal.
As informações dos candidatos poderão ser acessadas por qualquer internauta. Para encontrar os candidatos, haverá um sistema de busca com filtros por nome, número no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido.
O portal também vai permitir que os internautas questionem as informações fornecidas pelos candidatos. As denúncias serão encaminhadas ao TRE e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Para se cadastrar, o candidato terá de assinar cartas de compromisso afirmando não ter condenações. A ferramenta é importante para que os eleitores saibam quem financia os candidatos, uma vez que as eleições no Brasil envolvem oficialmente recursos de R$ 4,6 bilhões.
Vamos torcer que a lei funcione para varrer da política os políticos corruptos. Pois no Brasil já tem lei demais e muitas não são aplicadas para punir infratores.
Fonte: www.fichalimpa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário