A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

DIOCESE DE ESTÂNCIA: 50 ANOS DE CRIAÇÃO

A CRIAÇÃO DA DIOCESE DE ESTÂNCIA FOI UM MARCO HISTÓRICO PARA TODA REGIÃO SUL DO ESTADO.
No dia 30 de abril a Diocese de Estância completa seu sesquicentenário de fundação. Mas para que Ela fosse criada foi necessário um longo caminho a ser percorrido que começou no século XVII com os fundadores da povoação de Estância. Foi Pedro Homem da Costa com seus familiares que em 1632 ergueram uma Capela em louvor a Nossa Senhora de Guadalupe. A partir daí a nova povoação que recebeu o nome de Estância, que só fêz crescer tanto no campo religioso, social e econômico. Com a transferência da sede da Vila de Santa Luzia do Rio Real (hoje Santa Luzia do Itanhy) para Estância em 25 de outubro de 1831, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe que teve como seu primeiro Vigário o Pe. Miguel Teixeira de Araujo Santos.
Neste período, toda a Região de Sergipe era assistida pela Diocese de São Salvador da Bahia que tinha sido fundada em 25 de fevereiro de 1551 no governo de Tomé de Souza. Passaram-se os anos, muitos fatos aconteceram no Brasil, passando de Colônia a Império e depois República, a província de Sergipe ficou independente da Bahia, mas sua população continuou sendo assistida religiosamente pela Arquidiocese de São Salvador que tinha sido elevada a esta categoria em 16 de novembro de 1676.
Somente em 03 de janeiro de 1910 pela Carta Apostólica do Papa Pio X, “Divina Disponente“ que foi criada a Diocese de Aracaju. Com isso a paróquia de Estância deixou de pertencer a Arquidiocese de São Salvador fazendo parte da recém criada Diocese de Sergipe, pois, a mesma abrangia todo o Estado.
Depois de 50 anos, no dia 30 de Abril de 1960, através da Bula “Ecclesiarum Omnium” do Papa João XXIII, foram criadas as Dioceses de Estância e Propriá com a Província Eclesiástica de Aracaju (Arquidiocese). Com essa decisão a Paróquia de Estância foi elevada a categoria de Diocese. Entretanto a notícia oficial só foi divulgada em 02 de julho de 1960 em Aracaju na presença do Cônego e depois Monsenhor José Paes de Santiago, na época vigário de Estância.
O primeiro Bispo de Estância foi Dom José Bezerra Coutinho que tomou posse em 14 de abril de 1961 exercendo seu episcopado até 1986. O segundo Bispo foi Dom Hildebrando Mendes Costa que tomou posse em 14 de maio de 1986 e ficou até 2003. O terceiro Bispo e atual é Dom Marco Eugênio de Galrão Leite de Almeida que tomou posse em 22 de agosto de 2003. A Diocese conta com uma população aproximadamente de 500 mil habitantes e é formada por vinte paróquias que estão instaladas em 16 municípios em uma área territorial de 5.737 km².
Convém ressaltar que desde os idos 1632 até os dias atuais, vários sacerdotes passaram pela Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe. Podemos citar os nomes de alguns como: Pe. Miguel Teixeira de Araujo Santos, Pe. Domingos Quirino de Souza que depois foi sagrado Bispo, Mons. Vitorino Correa Fontes, Mons. Antônio de Freitas, Mons. José Paes de Santiago e tantos outros do passado e também dos tempos mais recentes que deram uma enorme contribuição para a propagação da fé cristã em Estância.
A data oficial para comemorar o Jubileu de Ouro da Diocese de Estância estava prevista para o próximo dia 04 de julho, entretanto, a data foi adiada e ficou para 12 dezembro, dia em que se homenageia a Padroeira da Diocese, Nossa Senhora de Guadalupe. A fundação da Diocese de Estância foi um marco histórico para Estância e também para a região sul do Estado, tanto nos campos: religioso (o povo aprofundaram mais a fé), social (houve um despertar para as questões sociais) e econômico (criação de cooperativas e colônias agrícolas).
Parabéns a todos que contribuíram direto e indiretamente com a criação da Diocese de Estância.