A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sábado, 11 de dezembro de 2010

COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DA DIOCESE DE ESTÂNCIA


Dom Marco Eugênio falando aos presentes durante a sessão solene


Aconteceu nesta sexta-feira, 10/12, a Sessão Solene no Forum Ministro Heitor de Souza nesta cidade para comemorar os cinquenta anos de criação da Diocese de Estância. A solenidade teve início as 15 horas com a execução do Hino Nacional e foi encerrada com o Hino do Jubileu às 17 horas. Coube ao Bispo Diocesano Dom Marco Eugênio iniciar os trabalhos com uma explanação onde fez um resumo do cenário pastoral da Igreja Católica em Sergipe na metade do século passado que levaram o Bispo de Aracaju, Dom José Vicente Távora a convencer as autoridades em Roma para que em Sergipe tivesse mais de uma Diocese. O Bispo de Estância também mostrou aos presentes todo o processo de escolha do primeiro Bispo, Dom José Bezerra Coutinho e as dificuldades que o mesmo enfrentou para fazer com a recém criada Diocese tivesse uma atuação digna conforme as exigencias canônicas. Encerrou suas palavras com uma mensagem de esperança e de fé mostrando a todos que a Igreja é um Sacramento de Salvação.

Em seguida, o professor Dionisio Nete apresentou uma palestra enfatizando a atuação da Igreja no Brasil desde o tempo de Colônia até a quebra do sistema de padroado em que a Igreja tinha uma relação com o Estado. Também mostrou todo o precesso e as dificuldades que a Diocese enfrentou no início de sua criação e nos seguintes e enalteceu o grande lider, o Monsenhor José Paes de Santiago, que era o pároco da época em Estância. Após as palavras de Dionisio Neto foi prestada uma homenagem à aqueles que tiveram um papel importante durante todo o processo da criação da Diocese. Os homenageados foram as seguintes pessoas: Dom Marco Eugênio, Dom Hildebrando Mendes Costa, Pedro Barreto Siqueira (Prefeito na epoca da criação), Inacio Gomes de Souza, a Congregação das Irmãs Hospitaleiras, Maria Nascimento (Pequena), Lúcia Sales e Pituta Pintangueira.

Depois das homenagens o Prefeito Municipal, Ivan Leite, fez um breve discurso enaltecendo o evento e mostrou a importância da Diocese de Estância dentro do atual cenário sergipano, nacional e local. O evento contou com a presença de autoridades civis, religiosas e representantes de movimentos e pastorais da Diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário