O ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe sazonal (comum), marcado para o próximo sábado, 8, foi discutido nesta terça-feira, 4, entre a Gerência de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e representantes dos 75 municípios sergipanos. No encontro, que aconteceu no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), os participantes também puderam tirar dúvidas sobre a vacinação da Influenza A (H1N1).
“É um momento de pactuar as ações para que todos os municípios trabalhem da mesma forma”, afirmou Débora Moura, responsável técnica pela Imunização da Secretaria de Saúde de Aracaju. De acordo com Sândala Teles (foto), gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica da SES, a meta em Sergipe é vacinar, até 21 de maio, 170.490 pessoas com idade acima de 60 anos contra a gripe comum.
Dentro desta meta, serão ainda vacinados contra a Influenza A (H1N1) os idosos com doenças crônicas. “O Dia D também buscará alcançar as gestantes e a população adulta de 20 a 29 anos”, informou Sãndala Teles. No sábado, das 8h às 17h, todos os postos de saúde de Sergipe estarão abertos para vacinar a população indicada contra as gripes comum (idosos) e pandêmica (idosos crônicos, gestantes e pessoas de 20 a 29 anos).