Depois de 18 anos sem reformas estruturais, o Estádio Estadual Augusto Franco, localizado em Estância, está recebendo um investimento de quase R$ 3 milhões do Governo do Estado, para que uma reforma completa seja executada. A reestruturação do Francão, como o estádio é conhecido, faz parte de uma série de obras - que a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) está realizando, direcionadas às praças esportivas de Sergipe.
O projeto da reforma, iniciado em outubro do ano passado com acompanhamento da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), prevê a recuperação estrutural a partir do reforço de toda a base de concreto - já que a edificação é antiga; troca do gramado e do sistema de drenagem; nova iluminação com novos refletores; pintura; instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias – com a construção de três banheiros para deficientes físicos; reforma dos vestiários e instalação de um placar eletrônico.
De acordo com o mestre de obras da empresa contratada, José Alves, a situação em que o estádio se encontrava era degradante. “O Francão estava com toda a sua estrutura comprometida, com a parte de ferragens exposta e oxidada. Algumas paredes tinham até risco de desabamento. Dezoito anos sem nenhuma intervenção na estrutura, só fazendo pintura, acabam resultando em uma edificação precária”, detalhou.
Dadas às condições descritas, o primeiro e mais importante passo era oferecer ao estádio uma estrutura adequada. “Era extremamente necessário realizar os serviços desse caráter e despender a maior parte do tempo nele. Cerca de 80% do que fizemos em mais de seis meses de obras correspondeu à estrutura, ou seja, de projetados e de ferragens. Quase nada poderia ser feito sem isso estar pronto”, explicou o mestre de obras.
Espera-se que depois do Estádio totalmente reformado, aconteça por parte dos desportistas estancianos mais determinação e que tenhamos um clube de Estância participando da primeira divisão do campeonato sergipano. Pois, já faz tempo que algum time de Estância participou da primeira divisão.
Com informação da ASN