Segundo a ONU O número de pessoas subnutridas no mundo teve a primeira queda em 15 anos no último ano, de 1,023 bilhão para 925 milhões, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Conforme relatório apresentado pela FAO em sua sede em Roma, a queda nos números absolutos de subnutridos em 2010 é conseqüência, em grande parte, da expectativa de retomada do crescimento da economia, particularmente em países em desenvolvimento, e da queda no preço de alimentos desde meados de 2008.
Mas embora tenha havido uma redução de 98 milhões de pessoas, ou 9,6%, no total de subnutridos, o número continua "inaceitavelmente alto", segundo a organização.
As metas do milênio, estabelecidas pela ONU ao final do século passado, previam que a proporção de pessoas subnutridas caísse dos 20% do período 1990-1992 para 10% em 2015, não superando 400 milhões de pessoas.
Já no Brasil, as últimas estatísticas disponíveis indicam que têm sido feitos alguns progressos no sentido de alcançar as metas do milênio. De um percentual de 20% de desnutridos no período de 1990/1992, passou-se para 16% em 2010, conforme o organismo.
Com base nos últimos dados completos disponíveis, a partir de 2005-07 vários países alcançaram ou está prestes a alcançar o objetivo de reduzir a fome pela metade, entre eles o Brasil.
Espera-se que alguém não saia por aí dizendo: "Nunca antes na história desse país se reduziu tanto a fome da população". Será que a redução de famintos é porque muitos não resistiram e morreram. Vamos torcer que não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário