A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

DIOCESE ESTÂNCIA REALIZOU O GRITO DOS EXCLUIDOS 2009


A Diocese de Estância realizou nesta segunda-feira, 07/09, o 15º Grito dos Excluídos e Excluídas. Este ano a Paróquia escolhida para o evento foi a de Senhora Sant’Ana de Boquim. A caminha teve início às 9 horas e encerramento às 12 horas com a concelebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Eugênio, na Igreja Matriz de Boquim. Várias representações de diversas paróquias que formam a Diocese de Estância estavam presentes ao evento, inclusive seus párocos. O lema do “grito” deste ano foi o seguinte “vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”.
O Grito dos Excluídos e Excluídas é uma manifestação popular carregada de esperança e simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre aberto a todas as pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos de nossa sociedade.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
-Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
-Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
-Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos/as os cidadãos/ãs.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças. Ou seja, é a mobilização de toda a população na construção de um projeto popular para o Brasil.


AINDA SOBRE O GRITO DOS EXCLUIDOS

No 07/09 algumas pessoas que residem em Estância foram participar do Grito dos Excluídos em Aracaju. É um gesto um tanto esdrúxulo tendo em vista que o evento de Aracaju é para os que residem na área de atuação da Arquidiocese de Aracaju. Para quem reside na área de atuação da Diocese de Estância que queira participar dessa manifestação, não tem que ir para outra Diocese, deve ficar por aqui. E nem tão pouco dizer que o “grito” não foi realizado em Estância porque o Prefeito Ivan Leite não quis. O Grito dos Excluídos faz parte do programa pastoral de cada Diocese, conforme determina a CNBB. A escolha da cidade onde o mesmo deve ser realizado é decido na Assembléia Diocesana que ocorre no ano anterior a realização da manifestação. A escolha da cidade dentro da área de atuação da Diocese para o Grito de 2010 deverá acontecer na Assembléia Diocesana a ser realizada no final deste ano na Chácara João XXIII em Salgado. Qualquer critica fora deste contexto, não passa de piada de humorista medíocre.


O PRÉ-SAL ACABARÁ COM A POBREZA NO BRASIL? QUANDO?


No lançamento do Pré-sal houve tanta conversa de uma nova independência para o Brasil que pareceu que o petróleo a ser retirado já começa a ser negociado ainda este ano. O presidente disse que a descoberta de uma nova e grande reserva de petróleo significa “um novo dia da independência” para o país. Diante de tanto discursos parece que acabaram os problemas sociais do Brasil, logo a população mais necessitadas terá seus problemas solucionados. Lula disse ainda que o governo terá um papel de ‘mãe’ na distribuição de royalties. Conclusão disso tudo: O Brasil a partir desse momento será um país de primeiro mundo. Vai ter recurso financeiro para solucionar seus problemas. Talvez seja por isso que já tem governador que está brigando pelos royalties. Entretanto, quando lemos ou escutamos comentários de especialistas sobre o assunto, dizem que a exploração do petróleo da região do pré-sal em escala comercial só acontecerá a partir de 2015 em diante. Pelo visto ainda poderá demorar vários anos para que a Petrobrás desenvolva novas tecnologias para explorar o gás e o petróleo existente na tão famosa região do pré-sal. Vamos torcer para que tudo funcione conforme o que está previsto.

Nenhum comentário: