A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sábado, 20 de junho de 2009

PROIBIÇÃO DE QUEIMA DE FOGOS

A Lei Municipal 1097 quando foi aprovada e sancionada tinha e continua tendo o objetivo principal de proteger uma parte do centro da cidade...


A Lei Municipal nº 1097 de abril de 2002 proíbe a queima de fogos de artifícios usados nos festejos juninos em determinadas ruas e praças de nossa cidade tornando-as áreas preservadas. A Prefeitura até que colocou placas nestes locais lembrando aos amantes do gesto de “soltar fogos” que são áreas proibidas. Apesar de algumas já terem sido destruídas, mas ainda ficaram algumas que provavelmente não resistirão à ação dos vândalos, mas que mostram que o logradouro é protegido pela referida Lei Municipal.
Quando a Lei Municipal 1097 foi aprovada e sancionada tinha e continua tendo o objetivo principal de proteger uma parte do centro da cidade que inclui praças, centro comercial, fachadas de sobrados que são tombadas pelo patrimônio público, bancos e igrejas e até residências. Porém tem aqueles que estão questionando a aplicação da lei que na verdade veio evitar prejuízos aos setores privado e público. É do conhecimento de todos que após a queima ou guerra de busca-pés, inclusive outro tipo de fogos, o local fica mais parecido com um cenário de guerra do que com uma cidade onde existem moradores.
Diante deste contexto, nota-se a importância da Lei que se existisse consciência por parte dos amantes de “fogos de artifícios” não seria necessária medidas que restringisse a queima de fogos em tais locais. Porém, como vivemos em uma sociedade em que nem todos se comportam dignamente procurando respeitar os demais, daí a necessidade de tais proibições que são benéficas para a população. Haja vista que tem muita gente que não comungam com a baderna criada com a queima de fogos em locais públicos, apesar de se falar muito em tradição. Convém ressaltar que a tradição é uma ação ou gesto para preservar uma cultura e não para gerar conflito. Aqui em Estância infelizmente a tradição às vezes provoca acidentes gravíssimos.
Estância possui um folclore bastante rico que deve ser mantido pela comunidade, entretanto, o mesmo não pode ser usado por baderneiros para destruir o patrimônio local. Vale lembrar que em nossa cidade existe um local exclusivo para queima de fogos que está localizado no Forrodrómo, mas que alguns insistem em não utilizá-lo, preferindo utilizar áreas proibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário