Tem pouco tempo que teve uma discussão a respeito da implantação de uma Usina Nuclear em Sergipe. Uns eram a favor, outros contra. A tragédia nuclear japonesa acendeu um alerta nas usinas Angra 1 e 2, no Estado do Rio de Janeiro. Mas, se no Japão a população já estava instruída e tinha infra-estrutura para esvaziar a área com segurança, está um verdadeiro caos, no Brasil será que a população próxima a uma Usina está treinada e equipada para uma emergência ou é diferente?
Caso seja construída uma Usina Nuclear em nosso Estado o risco de vazamento de radiação não está relacionado só a abalos sísmicos e tsunamis. Falha no núcleo do reator é uma das hipóteses. Por aqui ainda não tem atentados terroristas, mas queda de um avião não é descartada.
Claro que uma Usina Nuclear tem mecanismos de proteção para evitar vazamento, mas, em caso extremo, o risco maior é para quem vive num raio próximo do local. Como Sergipe é pequeno, acredito que no caso de um acidente todos correriam o risco de uma contaminação que deverá ser tratada por quem? Pelo SUS? Antes da crise nuclear do Japão teve a de Chernobyl, será que já esqueceram?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir