A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

domingo, 6 de março de 2011

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE ESTÂNCIA: 75 ANOS


No último dia primeiro de março a população estanciana acordou com uma grandiosa queima de fogos na alvorada que lembrou o aniversário de fundação do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Durante o dia aconteceram vários eventos culturais e religiosos para comemorar a grande data. O Colégio Sagrado Coração de Jesus foi fundado em 01 de março de 1936, por iniciativa do Cônego e depois Monsenhor Antônio de Freitas que na época era o vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe e tinha uma grande preocupação com a alfabetização mais profunda de seus paroquianos, principalmente no tocante ao ensino religioso.

Na época em que o Colégio Sagrado Coração de Jesus foi fundado, em Estância não existia nenhum estabelecimento de ensino que preparasse o aluno especificamente para alguma profissão. Apesar de existir um reboliço cultural na cidade, pois, naquele período o escritor Jorge Amada residia em Estância. O CSCJ veio para Estância com a finalidade de preparar jovens, principalmente do sexo feminino para a missão do magistério, pois, naquela época quem quisesse se especializar na área de ensino teria que estudar em Aracaju. Outro objetivo também do Colégio foi à catequese para jovens de acordo com o magistério da Igreja Católica.

Faixada principal do CSCJ localizado na 
 Rua Gumercindo Bessa - Estância.

O Colégio Sagrado Coração de Jesus de Estância faz parte de uma rede de colégios mantida pela Congreção das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) que foi crida em 1871, com sede geral em Lisboa (Portugal). A sede da congregação no Brasil fica em Salvador (BA). Na região nordeste existem outros colégios igual ao de Estâqncia que pertecem ao CONFHIC.

Durante este período em que o CSCJ atua em Estância, várias gerações já passaram por ele e muitos alunos se tornaram pessoas de destaque. No início o Colégio era voltado exclusivamente para o sexo feminino e funcionava no prédio do Orfanato São Vicente. Anos depois foi que passou a funcionar no prédio vizinho ao referido Orfanato e atualmente atende alunos de ambos os sexos.

Parabéns as Irmãs Franciscanas da época da fundação e também as que atualmente estão dirigindo o CSCJ que tanto tem contribuido com a cultura de Estância nestes setenta e cinco anos de existência.


2 comentários:

  1. Boa tarde... Minha mãe estudou nesta escola nos anos 50... Ela morava no bairro Bonfim numa rua em frente à Capela Senhor do Bonfim... Ela viu Luiz Gonzaga cantando no coreto a fica na praça... Ela trabalhou na fábrica de tecidos Senhor do Bonfim e Santa Cruz. Comprava tecidos na loja do Seu Abílio q era turco. Mostrei o seu blog pra ela é se emocionou. Dona Maria, 74 aninhos. Parabéns pelo Blog. Andre.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde... Minha mãe estudou nesta escola nos anos 50... Ela morava no bairro Bonfim numa rua em frente à Capela Senhor do Bonfim... Ela viu Luiz Gonzaga cantando no coreto a fica na praça... Ela trabalhou na fábrica de tecidos Senhor do Bonfim e Santa Cruz. Comprava tecidos na loja do Seu Abílio q era turco. Mostrei o seu blog pra ela é se emocionou. Dona Maria, 74 aninhos. Parabéns pelo Blog. Andre.

    ResponderExcluir