A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

terça-feira, 22 de março de 2011

ESCASSEZ E EXCESSO DE ÁGUA REFLETEM AQUECIMENTO GLOBAL, DIZ WWF


As mudanças climáticas terão impacto direto nos sistemas hídricos do planeta, seja pela falta ou pelo excesso de água e esse processo já começou, alerta a a organização não-governamental Fundo Mundial para a Natureza, conhecida como WWF (World Wide Fund For Nature).

O coordenador do programa Água para a Vida, da WWF-Brasil, Samuel Barreto, afirma que fenômenos recentes como a passagem do furacão Katrina, pelos Estados Unidos, em 2005, e as inundações deste ano no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, são consequências das mudanças climáticas.

Para chamar a atenção sobre o assunto, a entidade promove promove no próximo sábado (28) às 20h30min, o ato Hora do Planeta. O objetivo é mobilizar maisde um bilhão de pessoas em mil cidades no mundo a apagar as luzes parasimbolizar a preocupação com os efeitos do aquecimento global.

Enchente do Rio Piauitinga - destruição das margens.


“Queremos convocar a sociedade para este grande ato. Precisamos pensar estratégias de controle dos efeitos do aquecimento global e combater as causas. Os eventos climáticos estão acontecendo com maior intensidade e num período cada vez mais curto”, disse o biólogo em entrevista à Agência Brasil.


Para ele, é preciso que as propostas para o país contidas no Plano Nacional de Mudanças Climáticas, aprovado em 2008, sejam implementadas rapidamente.

“Precisamos saber o que está acontecendo regionalmente. Os relatórios de mudanças climáticas mostram que haverá uma desertificação da parte oriental da Amazônia e uma ampliação da região do semi-árido”, argumentou.


Barreto alerta para a necessidade de governos, iniciativa privada e sociedade preparem-se para os riscos, vulnerabilidades e impactos da destruição dos sistemas naturais. Segundo ele, nas áreas urbanas a falta de tratamento de esgoto compromete a qualidade das águas, e no meio rural o desmatamento prejudica a capacidade de recarga do ciclo hídrico, conduzindo à escassez.

 “O mau uso dos recursos hídricos leva à escassez, o que pode gerar conflito entre as populações”, afirmou. 

O biólogo também apontou avanços na conscientização da população. De acordo com ele, uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2008, a pedido da WWF, em 2008, mostra que 90% da população acredita que o Brasil terá problemas com a água no futuro e vê como prinicipais causas para isso o desperdício (47%) e o desmatamento (22%).Para o representante da entidade, as mudanças de comportamento que podem alterar esse cenário devem começar dentro de casa. “Reduza um a dois minutos o tempo de banho e economizará de três a seis litros de água. Ao multiplicarmos este volume pelo número de habitantes de uma cidade percebemos que ações individuais podem trazer impactos positivos”, destacou Barreto.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 17 de março de 2011

UMA USINA NUCLEAR EM SERGIPE


Tem pouco tempo que teve uma discussão a respeito da implantação de uma Usina Nuclear em Sergipe. Uns eram a favor, outros contra. A tragédia nuclear japonesa acendeu um alerta nas usinas Angra 1 e 2, no Estado do Rio de Janeiro. Mas, se no Japão a população já estava instruída e tinha infra-estrutura para esvaziar a área com segurança, está um verdadeiro caos, no Brasil será que a população próxima a uma Usina está treinada e equipada para uma emergência ou é diferente?

Caso seja construída uma Usina Nuclear em nosso Estado o risco de vazamento de radiação não está relacionado só a abalos sísmicos e tsunamis. Falha no núcleo do reator é uma das hipóteses. Por aqui ainda não tem atentados terroristas, mas queda de um avião não é descartada.

Claro que uma Usina Nuclear tem mecanismos de proteção para evitar vazamento, mas, em caso extremo, o risco maior é para quem vive num raio próximo do local. Como Sergipe é pequeno, acredito que no caso de um acidente todos correriam o risco de uma contaminação que deverá ser tratada por quem? Pelo SUS? Antes da crise nuclear do Japão teve a de Chernobyl, será que já esqueceram?

domingo, 6 de março de 2011

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE ESTÂNCIA: 75 ANOS


No último dia primeiro de março a população estanciana acordou com uma grandiosa queima de fogos na alvorada que lembrou o aniversário de fundação do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Durante o dia aconteceram vários eventos culturais e religiosos para comemorar a grande data. O Colégio Sagrado Coração de Jesus foi fundado em 01 de março de 1936, por iniciativa do Cônego e depois Monsenhor Antônio de Freitas que na época era o vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe e tinha uma grande preocupação com a alfabetização mais profunda de seus paroquianos, principalmente no tocante ao ensino religioso.

Na época em que o Colégio Sagrado Coração de Jesus foi fundado, em Estância não existia nenhum estabelecimento de ensino que preparasse o aluno especificamente para alguma profissão. Apesar de existir um reboliço cultural na cidade, pois, naquele período o escritor Jorge Amada residia em Estância. O CSCJ veio para Estância com a finalidade de preparar jovens, principalmente do sexo feminino para a missão do magistério, pois, naquela época quem quisesse se especializar na área de ensino teria que estudar em Aracaju. Outro objetivo também do Colégio foi à catequese para jovens de acordo com o magistério da Igreja Católica.

Faixada principal do CSCJ localizado na 
 Rua Gumercindo Bessa - Estância.

O Colégio Sagrado Coração de Jesus de Estância faz parte de uma rede de colégios mantida pela Congreção das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) que foi crida em 1871, com sede geral em Lisboa (Portugal). A sede da congregação no Brasil fica em Salvador (BA). Na região nordeste existem outros colégios igual ao de Estâqncia que pertecem ao CONFHIC.

Durante este período em que o CSCJ atua em Estância, várias gerações já passaram por ele e muitos alunos se tornaram pessoas de destaque. No início o Colégio era voltado exclusivamente para o sexo feminino e funcionava no prédio do Orfanato São Vicente. Anos depois foi que passou a funcionar no prédio vizinho ao referido Orfanato e atualmente atende alunos de ambos os sexos.

Parabéns as Irmãs Franciscanas da época da fundação e também as que atualmente estão dirigindo o CSCJ que tanto tem contribuido com a cultura de Estância nestes setenta e cinco anos de existência.


sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAVAL ESTANCIANO UM DOS MELHORES DE SERGIPE


Para quem gosta da folia momesca em Estância certamente encontrará todos os ingredientes dessa grande festa popular. Por aqui tem Carnaval de Rua e também de Praia. Atualmente o Carnaval estanciano não fica só na cidade, tem o da zona litorânea que abrange as praias do Abaís, Saco e Farnaval.


Casal de passista desfilando no Carnaval estanciano.

Na cidade tem desfile dos Blocos de Carnavalescos, Escolas de Samba, concurso de marchinhas de carnaval e shows com varias Bandas de frevo e pagode. Para a meninada além de caretas e cabeçorras tem o trenzinho carnavalesco. Toda folia começou na última sexta-feira (25/02) quando foi escolhida a Rainha do carnaval 2011. Com a escolha da Rainha foi declarado pelo Prefeito Municipal à abertura oficial do Carnaval estanciano deste ano.

Para os críticos podem até dizer que o Carnaval estanciano não é tão grande coisa. Entretanto para aqueles que sempre presenciaram a festas populares de Estância reconhecem que atualmente o nosso Carnaval está sendo um dos melhores do Estado. A programação mostra que durante os três dias haverá sempre atrações artísticas e obviamente deverá agradar a todos os foliões.

O que se nota na fisionomia do estancianos é que estão contagiados pela folia momesca. A cidade está ornamentada e os ritmos musicais que vão desde o frevo ao axé fazem a festa dos estancianos. Dentro deste clima carnavalesco, a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Turismo e Cultura fizeram um belíssimo trabalho com o intuito de organizar o Carnaval no sentido de satisfazer a todos estancianos, inclusive os visitantes.

Durante o período que antecedeu o Carnaval foram realizados alguns eventos com a finalidade de agradar a todos: escolha da rainha do carnaval, coroação do rei momo, passeio no trenzinho carnavalesco, blocos percorrendo os bairros, gritos de carnaval para idosos, baile à fantasia, oficina de confecção de caretas e cabeçorras. Por isso que o Carnaval de Estância está sendo considerado um dos melhores de Sergipe. Nos quatro cantos da Cidade já é Carnaval, portanto vamos cair na folia!