A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A OPERAÇÃO CAJUEIRO, VITÍMAS E FARISAÍSMO


No último dia 18/02, aconteceu um encontro na sede da AOB em Aracaju que teve como objetivo principal o resgate histórico da Operação Cajueiro deflagrado pela ditadura militar em Sergipe. Para marcar a passagem dos 35 anos da maldita operação, vítimas, estudantes e pesquisadores participaram do evento. A tal operação que aconteceu numa sexta-feira, dia 20 de fevereiro de 1976, autorizada pela 6ª Região Militar prendeu em Sergipe, ativistas, estudantes, trabalhadores e militantes políticos. Nesta fatídica operação pessoas foram torturadas e teve o caso de um preso que chegou a perder a visão. Essa data jamais deve sair da memória para evitar novos episódios semelhantes e que sempre se tenha em mente: Operação Cajueiro nunca mais. Aliás, ditadura jamais.

Agora não dá para entender como é que pessoas que estavam na solenidade são simpatizantes da ditadura de Fidel Castro em Cuba. O regime de Cuba já matou mais de cem mil pessoas e mantém dissidentes prisioneiros por que são contra ao governo. O regime cubano é o mais cruel com aqueles que são dissidentes em toda a América. Até no sepultamento do preso político Orlando Zapata que morreu após uma greve de fome de dois meses e meio, houve intensa vigilância dos agentes de segurança e em meio a prisões domiciliares para não acompanharem o enterro. Mas aqui em nosso Sergipe tem aqueles adoram Hugo Chaves, Rafael Correa, Mahmoud Ahmadinejad, Kim Jong-il e outros que não adotam a democracia.

Interessante que a solenidade que lembrou a danosa Operação Cajueiro teve dois momentos, a primeira à tarde na OAB/SE e a segunda, à noite, na CUT. Pelo que se conhece existem membros da CUT que são “apaixonados” pela ditadura de Fidel. Mas estavam participando do evento porque são contra a ditadura no Brasil. É aquela velha filosofia: “pimenta nos olhos dos outros é colírio”. Eu queria saber se em Cuba existe Central Única dos Trabalhadores e se tem Sindicato para o cidadão sair pelas ruas fazendo barulho dizendo que está reivindicando benefícios para o trabalhador?

Acredito que ditadura nenhuma serve para o ser humano, nem em Cuba, nem no Irã e nem na Líbia, muito menos em nosso Brasil. Nunca mais Operação Cajueiro e nem semelhantes. Viva a Democracia! O resto é farisaísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário