No último dia 18/02, aconteceu um encontro na sede da AOB em Aracaju que teve como objetivo principal o resgate histórico da Operação Cajueiro deflagrado pela ditadura militar em Sergipe. Para marcar a passagem dos 35 anos da maldita operação, vítimas, estudantes e pesquisadores participaram do evento. A tal operação que aconteceu numa sexta-feira, dia 20 de fevereiro de 1976, autorizada pela 6ª Região Militar prendeu em Sergipe, ativistas, estudantes, trabalhadores e militantes políticos. Nesta fatídica operação pessoas foram torturadas e teve o caso de um preso que chegou a perder a visão. Essa data jamais deve sair da memória para evitar novos episódios semelhantes e que sempre se tenha em mente: Operação Cajueiro nunca mais. Aliás, ditadura jamais.
Agora não dá para entender como é que pessoas que estavam na solenidade são simpatizantes da ditadura de Fidel Castro em Cuba. O regime de Cuba já matou mais de cem mil pessoas e mantém dissidentes prisioneiros por que são contra ao governo. O regime cubano é o mais cruel com aqueles que são dissidentes em toda a América. Até no sepultamento do preso político Orlando Zapata que morreu após uma greve de fome de dois meses e meio, houve intensa vigilância dos agentes de segurança e em meio a prisões domiciliares para não acompanharem o enterro. Mas aqui em nosso Sergipe tem aqueles adoram Hugo Chaves, Rafael Correa, Mahmoud Ahmadinejad, Kim Jong-il e outros que não adotam a democracia.
Interessante que a solenidade que lembrou a danosa Operação Cajueiro teve dois momentos, a primeira à tarde na OAB/SE e a segunda, à noite, na CUT. Pelo que se conhece existem membros da CUT que são “apaixonados” pela ditadura de Fidel. Mas estavam participando do evento porque são contra a ditadura no Brasil. É aquela velha filosofia: “pimenta nos olhos dos outros é colírio”. Eu queria saber se em Cuba existe Central Única dos Trabalhadores e se tem Sindicato para o cidadão sair pelas ruas fazendo barulho dizendo que está reivindicando benefícios para o trabalhador?
Acredito que ditadura nenhuma serve para o ser humano, nem em Cuba, nem no Irã e nem na Líbia, muito menos em nosso Brasil. Nunca mais Operação Cajueiro e nem semelhantes. Viva a Democracia! O resto é farisaísmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário