A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SERGIPE ESTÁ NA LISTA DE ALTO RISCO DE TER EPIDEMIA DE DENGUE

Ministério da Saúde divulgou novo mapa de risco da doença nesta terça-feira. Outros cinco estados possuem “alto” risco.

Em setembro de 2010, dez Estados estavam no foco das ações do Ministério da Saúde para combater a dengue. Agora, o número subiu para 16. A chegada do verão muda o panorama da doença, segundo o ministério, já que as chuvas favorecem a circulação do mosquito. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um plano de combate à doença que envolverá diferentes ministérios, Estados e municípios.

Padilha divulgou, nesta terça-feira, o mapa atualizado do risco que os Estados brasileiros têm de desenvolver uma epidemia da doença em 2011 provocada pelo mosquito Aedes aegypti,

De acordo com esses critérios, 70 municípios entram na lista de prioridades do ministério pelo risco de surto da doença, assim como os Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro. As ações vão se concentrar em campanhas educacionais para reforçar a conscientização da sociedade no combate ao mosquito e na busca por atendimento assim que ocorrerem os primeiros sintomas da doença.

“Fizemos uma atualização em cima do último levantamento, ocorrido em setembro. Alguns estados poderiam sair do estado de alto risco, mas optamos por mantê-los nessa condição para nos antecipar, alertar a sociedade e mobilizar parceiros”, ressaltou o ministro. Na próxima semana, ele promoverá uma reunião com os secretários desses Estados considerados de alto risco. Padilha quer um acompanhamento semanal dos casos da doença e da implantação dos planos de atendimento estaduais e municipais nas redes de saúde, centros, postos e hospitais.

O alerta para intensificação das doenças de prevenção à doença se estenderá para outros estados, que também têm chances de ter surtos da doença ao longo do ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco considerado “alto” de epidemia. Rondônia, São Paulo, Paraná e Distrito Federal têm risco “moderado”.

Em 2010, quase 1 milhão de brasileiros tiveram dengue no Brasil. Desse total, 15,5 mil casos são considerados graves: pacientes com febre hemorrágica e com manifestações agudas da doença. De acordo com o balanço divulgado pelo ministro, 550 doentes morreram em decorrência da dengue. Os dados dessas primeiras duas semanas do ano ainda não foram fechados. Segundo o ministro, 90% dos casos de óbitos, os pacientes haviam demorado a procurar o serviço de saúde.

Dentro dos critérios do MS, Sergipe está presente na lista de alto risco. Nosso Estado já tem um serviço de saúde publica precário, imagina se a dengue se tornar uma epidemia, vai ser um verdadeiro “deus-nos-acuda”.
Fonte: IG Último Segundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário