A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sábado, 8 de janeiro de 2011

GRUPO DE PISA PÓLVORA DE ESTÂNCIA SE APRESENTA EM LARANJEIRAS

          Criado há 25 anos pela artesã Josefa Maria Santos da Assunção, o grupo folclórico Pisa Pólvora, da cidade de Estância, se tornou uma das grandes atrações da primeira noite do XXXVI Encontro Cultural de Laranjeiras. O grupo estava completo, com seus 40 componentes, entre os quais 25 mulheres e 15 homens, percorrendo as principais ruas da cidade, atraindo foliões amantes da autenticidade desta modalidade folclórica.
         O grupo percorre as ruas animado por tambor, marcação, ganzás, porca e pandeiro, enquanto as mulheres reproduzem o ritmo nos pés, calçados com tamancos responsáveis pela propagação do som. Apesar de completo, o grupo sentiu a ausência de um dos membros mais curiosos e cobiçados: Pedro Miguel, de apenas cinco anos, neto de dona Josefa, que se tornou um dos mais eficientes marcadores do Pisa Pólvora de Estância. “Não deu para ele vir, mas ele toca marcação como ninguém”, gaba-se dona Josefa.

Pisa Pólvora de Estância. Foto: Filippe Araujo
         O grupo foi idealizado por dona Josefa como forma de revelar a rotina dos fogueteiros da cidade de Estância durante os preparativos dos famosos barcos de fogo, que movimentam os festejos juninos daquela cidade. Às ruas de Laranjeiras, o grupo leva até o pilão que simboliza a preparação da pólvora para rechear os barcos de fogo. “Enquanto umas pessoas ficam pisando a pólvora no pilão outros ficam em roda cantando, dançando e dizendo os versos, como um samba de roda”, explica a artesã.
         Há 20 anos, dona Josefa leva o Pisa Pólvora para as ruas de Laranjeiras durante o Encontro Cultural. Apesar do entusiasmo, ela teme que a tradição acabe. “Meus filhos nem querem saber e só sai porque eu compro os tamancos e faço tudo”, lamenta. “O principal fator para se manter a tradição é o patrocínio, coisa que eu não tenho”, confessa.

Fonte: Infonet






Nenhum comentário:

Postar um comentário