A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sábado, 21 de setembro de 2013

CADÊ O CAMPUS DE ENGENHARIA DE ESTÂNCIA? ESQUECERAM?

Nos últimos dias foi comentado em toda imprensa de Sergipe sobre a criação do Campus da Universidade Federal de Sergipe no Sertão. Como aconteceu a somação de varias lideranças políticas do Estado, inclusive do Governador em exercício, Jackson Barreto, o que se viu foi a confirmação do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante de que o pedido será atendido. Diante disso aquela velha história de que não tinha recursos para se criar mais um Campus da UFS em Sergipe não procede, pois, a expansão da Universidade em nosso Estado depende de decisão política em Brasília.
Quem confirma este argumento é o próprio reitor da UFS, Ângelo Antoniolli em recente entrevista a imprensa da capital disse aos prefeitos e as comunidades dos municípios interessados que a implantação ou não de um Campus depende de critérios do próprio MEC e não da UFS. Também informou “se a UFS pudesse escolher, já teria escolhido o sertão há seis anos, ao invés do Campus de Itabaiana, no agreste, pois foi no sertão que tudo começou”. Mas agora também já se comenta a instalação de mais uma universidade em nosso Estado, é a UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco). Pelo visto também o novo Campus é uma solicitação do Senador Eduardo Amorim e da Senadora Maria do Carmo, que deverá ficar em Própria. A implantação desse Campus também deverá mobilizar as lideranças políticas do Estado e certamente o Ministério da Educação irá atender esta solicitação, pois, trata-se de uma união de vários grupos interessados.
Com relação aos dois pólos que deverão ser implantados em Sergipe observa-se que um Campus da UFS em Estância é um desejo muito intenso do povo estanciano, mas até o momento não existe nada de concreto. Existe um projeto pronto e um local escolhido pelos técnicos da UFS para implantação do Campus. Mas falta o principal que é a união das lideranças políticas locais e da vizinhança em exigir das autoridades competentes a autorização do Ministério da Educação para ser criada essa unidade de educação superior presencial no sul do Estado. Convém ressaltar que a justificativa para o Campus de Engenharia de Estância diz que as regiões beneficiadas serão o sul de Sergipe e o norte da Bahia começando pelo município de Alagoinhas.

O Prefeito anterior com o deputado Gilson Andrade sempre procurou mobilizar as lideranças políticas para reivindicar o Campus de Estância. Entretanto, por questões políticas, as ditas lideranças recusaram em participar do processo, pois, para alguns o local escolhido irá beneficiar as terras da antiga fábrica Santa Cruz que pertence a Dr. Jorge Leite, pai de Ivan Leite. O vereador Pedro Benjamim na sessão do último dia 10/09, apresentou requerimento solicitando a união do prefeito municipal, Carlos Magno, os demais prefeitos da região Sul, o deputado Gilson Andrade e o ex-prefeito Ivan Leite, para juntos debater e formar uma comissão em pró do Campus de Estância. Inicialmente marcar uma audiência com o governador em exercício Jackson Barreto e depois todos em Brasília falar com a presidente Dilma, para solicitar a implantação do Campus de engenharia de Estância. A união de lideranças já é uma luz no fim do túnel que poderá surtir efeito e o sonho ser concretizado.
Finalmente observa-se que o interessante dessa história é que vários políticos que estão lutando pela implantação de outros centros acadêmicos, obtiveram uma boa votação em Estância, mas até agora estão de olhos vendados para a reivindicação dos estancianos.  Mais uma vez Estância poderá ficar para depois. Culpa de quem?           

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO - EVITE ACIDENTES

A Semana Nacional de Transito vai de 18 à 25 de setembro. É um período propício para que as autoridades do trânsito desenvolvam campanhas educativas tanto para os motoristas, como também para os pedestres. Aqui mesmo em Estância depois que foram instalados os semáforos tem muita gente sem querer obedecer a sinalização. Alguns porque são mal educados, outros por não conhecerem as regras. Tem gente que ainda não entendeu quando o sinal libera para o pedestre se é o verde ou o vermelho. Já motoqueiros, ciclistas e carroceiros também se acham no direito de não obedecer ao sinal  vermelho. Tal ação atrapalha demais quem quer seguir a determinação dos semáforos.                             
Apesar das campanhas educativas, mas os acidentes continuam.
Ainda sobre a irresponsabilidade no trânsito, de janeiro a agosto deste ano já foram apreendidas 797 carteiras de motorista em decorrência de direção sob a influência de álcool em nosso Estado. Estes números são da Polícia Rodoviária federal (PRF) e da Companhia de Polícia de Transito (Cptran). Diante desta estatística nota-se que tem  motoristas que ainda não assimilaram o que determina a Lei Seca e continuam pondo em risco a vida de pedestres e provocando acidentes.  Dirigir alcoolizado é um crime, mas infelizmente tem gente que entende que não e por isso dirigem embriadas. Em media são 42 mil mortes por ano no transito brasileiro, ou seja, 117 mortes por dia, 05 mortes a cada hora. 92% são irresonsabilidades dos motoristas.  

domingo, 8 de setembro de 2013

OS BLACK BLOC: BADERNEIROS COVARDES

Black bloc conforme a própria denominação já diz, se trata de um grupo de mascarados que utiliza uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, em que seus membros vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações que no Brasil tem se tornado uma verdadeira baderna. Ninguem aqui é contrario se fazer manifestação para protestar contra os desmandos que existem em nosso país. Porém o “cidadão” por ser covarde que esconde-se sob uma mascara dizendo que está protestando e depois pratica atos de vandalismos não passa de um maginal. Quem assim age não passa de verdeiros covardes e que por isso tem que ser preso.
 
Vivemos em uma democracia e por isso não é necessário ir para ruas protestar se escondendo atrás de mascaras. Porque quem cobre o rosto para arrombar caixa eletrônico de banco ou para roubar loja, não pode ser chamdo de manifestante, mas de assaltane ou de baderneiro. O mais absurdo dessa história toda que existem alguns senhores que se consideram os verdadeiros “doutores” das leis e defendem os mascarados nas manifestações. As autoridades estão corretíssimas quando determinam que mascarados em manifestações de ruas devem ser identificados e até detidos.
 
As autoridades policiais têm que dá um basta nessa corja de mascarados que vai para rua praticar baderna e ainda dizem que estão protestando. Portanto Black bloc ou covardes mascarados vestidos de preto ou não, tem que ser varridos de nossa sociedade, indo todos para cadeia, pois, não passam de verdadeiros covardes baderneiros.