O relógio da Catedral Diocesana de Estância na torre esquerda, colocado em 1903, que estava inoperante, voltou a funcionar. |
Depois de alguns anos sem funcionar, o velho e majestoso relógio da antiga Matriz da Paróquia de Estância voltou a operar. Tudo isso graças ao esforço do vereador Renato Silva Junior que juntamente com o antigo relogoeiro Pedrinho conseguiram colocar em funcionamento o velho relógio suiço que sempre foi útil a população estanciana cronometrando o tempo.
O velho relógio suiço que foi colocado na torre esquerda da Igreja Matriz (Catedral) em 1903, um presente do comerciante português, João Calhorda. Mas em 1970 no jogo entre Brasil e Uruguai pela copa do mundo no México sofreu um abalo provocado pela detonação de uma bomba para comemorar a vitória do escrete canarinho, daí em diante começou a ter problema e anos depois parou. Ninguém sabe informar com precisão se foi o tremor provocado pela bomba ou os anos de funcionamento do relógio que fizeram com que o mesmo tivesse problemas em seu mecanismo e depois ficasse inoperante.
A verdade é que o velho relógio voltou a funcionar em março deste ano para quebrar o silêncio das noites estancianas com as suas badaladas indicando as horas. Inclusive foi revisada a instalação elétrica e com a iluminação o velho relógio que é uma reliquia, pois, poucoquissimo no Brasil que ainda está funcionando, ficou bonito e charmoso, com a nova pintura que o pároco de Estância, Pe. Ribeiro, pretende realizar na Catedral (antiga Matriz) ainda este ano, deverá ficar mais vistoso e charmoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário