A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O ANALFABETISMO EM SERGIPE


O ÚLTIMO CENSO REALIZADO PELO IBGE, MOSTRA QUE EM SERGIPE EXISTEM 299.192 ANALFABETOS.

O dia do Estudante é comemorado no dia 11 de Agosto para lembrar o ano de 1827, quando D. Pedro I criou no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda. Após cem anos esta data foi escolhida para homenagear o estudante. Mas quando falamos em estudante lembramos a situação educacional da população, pois, o nosso País ainda é uma Nação que possui bastante analfabetos. Em pleno século XXI em que só se fala em informática, internet, veículos de comunicação muito eficazes e a ciência fazendo prodígios na vida das pessoas, mas ainda possuímos muitos analfabetos. Só em Sergipe temos em torno 30% da população.
Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE, no Estado de Sergipe existem 299.192 analfabetos. Estes números representam 25,16% da população, um pouco abaixo da média do Nordeste que chega a faixa dos 26,20%. Aracaju é o município que apresenta a menor taxa de analfabetismo de Sergipe: 9,95%. O município de Nossa Senhora Aparecida é que possui o maior índice com uma taxa de 47,42%. A nossa Estância possui 9210 analfabetos, o que representa 23,81% da população.
Mesmo existindo programas do Governo Federal como o Bolsa Família que está ligado a permanecia da criança e do adolescente na escola, porém continua o grande índice de analfabetos no país. Em Sergipe existe o Programa Sergipe Alfabetizado que tem como objetivo alfabetizar jovens acima de 15 anos, que não tiveram acesso às escolas.
Diante desse quadro que mostra que no Brasil existe ainda bastante analfabetos, tudo leva a crer que falta vontade política para solucionar esta deficiência. O que se nota nisso tudo é que procura sempre encontrar culpado, mas uma política educacional satisfatória que atenda a todos não existe. Entretanto, para o Brasil entrar no rol dos países desenvolvidos como muitos desejam tem que primeiro lugar resolver a questão do analfabetismo. Uma das características dos países desenvolvidos é a educação de boa qualidade para todos. Item que em nosso País não existe, principalmente na escola pública.