A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

domingo, 5 de julho de 2009

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SERGIPE

No dia 08 Julho, é comemorada a emancipação política de Sergipe. Só que tem muita gente que tem dúvida sobre esta data e porque é feriado estadual. Tudo começou assim: em 08 de julho de 1820, o rei D. João VI assinou um decreto que declarava o fim da dependência política de Sergipe junto ao governo da Bahia, e nomeou o brigadeiro Carlos César Burlamarqui como o primeiro presidente de Sergipe. Os baianos não gostaram da determinação de D. João VI, invadiram São Cristóvão e prenderam o presidente. Depois de muito “vai e vem”, como Sergipe ficou ao lado do Príncipe D. Pedro no episódio da Independência, em 05 de dezembro de 1822 o mesmo determinou que o decreto de seu pai que tornava Sergipe independente, fosse cumprido. A partir daí, Sergipe ficou livre da Bahia.

Mas 24 de Outubro também já foi comemorando como o dia da independencia de Sergipe. O Atlas do Império do Brasil, editado em 1860 do barão Homem de Melo, aponta para o dia 24 de Outubro como a data da divisão territorial do Brasil, que reconheceu em Sergipe uma nova província. Deve-se mesmo a D. Pedro I dois atos que referendaram a emancipação política de Sergipe: a revalidação da Carta Régia de 8 de julho de 1820 e a elevação de São Cristovão (foto) em 1823, à condição de cidade e de capital.

A Constituição estadual de de 1989, no artigo 269 estabeleceu que "serão feriados estaduais os dias 8 de julho e 24 de Outubro, datas consagradas à independência de Sergipe e à comemoração popular e tradicional da mesma independência", que depois foi regovado através de uma Emenda cassando o feriado de 24 de Outubro.

Nenhum comentário: