No dia 08 Julho, é comemorada a emancipação política de Sergipe. Só que tem muita gente que tem dúvida sobre esta data e porque é feriado estadual. Tudo começou assim: em 08 de julho de 1820, o rei D. João VI assinou um decreto que declarava o fim da dependência política de Sergipe junto ao governo da Bahia, e nomeou o brigadeiro Carlos César Burlamarqui como o primeiro presidente de Sergipe. Os baianos não gostaram da determinação de D. João VI, invadiram São Cristóvão e prenderam o presidente. Depois de muito “vai e vem”, como Sergipe ficou ao lado do Príncipe D. Pedro no episódio da Independência, em 05 de dezembro de 1822 o mesmo determinou que o decreto de seu pai que tornava Sergipe independente, fosse cumprido. A partir daí, Sergipe ficou livre da Bahia.
Mas 24 de Outubro também já foi comemorando como o dia da independencia de Sergipe. O Atlas do Império do Brasil, editado em 1860 do barão Homem de Melo, aponta para o dia 24 de Outubro como a data da divisão territorial do Brasil, que reconheceu em Sergipe uma nova província. Deve-se mesmo a D. Pedro I dois atos que referendaram a emancipação política de Sergipe: a revalidação da Carta Régia de 8 de julho de 1820 e a elevação de São Cristovão (foto) em 1823, à condição de cidade e de capital.
A Constituição estadual de de 1989, no artigo 269 estabeleceu que "serão feriados estaduais os dias 8 de julho e 24 de Outubro, datas consagradas à independência de Sergipe e à comemoração popular e tradicional da mesma independência", que depois foi regovado através de uma Emenda cassando o feriado de 24 de Outubro.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.