A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CAMPUS DE ESTÂNCIA: A LUTA CONTINUA

                       
É bom que se diga que a luta em favor do Campus da UFS em Estância começou em 2005, por isso que “a luta continua”. Espera-se que desta vez a Comissão Pró Campus da UFS consiga envolver a população e também a classe política para que a nossa cidade seja contemplada com o Campus de Engenharia da UFS. Detalhe que o ex-prefeito Ivan Leite, apesar de todo esforço não conseguiu unir os estancianos para exigir dos setores competentes a construção de um centro de curso superior público em Estância. Convém ressaltar que um movimento com esse objetivo sempre haverá questões ou divergências políticas que não sendo bem conduzidas terminam atrapalhando os anseios da população. Por isso a união de todos é de fundamental importância para sensibilizar as autoridades na Reitória da UFS em Aracaju e principalmente em Brasilia.

Já com relação ao local ou terreno para ser utilizado para construção do Campus, pelo que se comenta está se tornando uma questão de divergências, tem muita gente querendo ser o “pai da criança”, mas certamente se chegará a um denominador comum, o melhor para Estância fala mais alto. Entretanto pelo que se tem conhecimento os tecnicos da UFS ja escolheram o local e diante disso o mais importante é envolver o Governo do Estado, convencendo o mesmo da importância do Campus em Estância para a região sul do Estado. Na visita que está programada no próximos dias que Jackson Barreto fará a nossa cidade é a grande oportunidade para convencê-lo, caso contrário, vai ficar difícil para nossa cidade ser contemplada com tal empreendimento de nível superior.

Sabe-se que a decisão de criar novos Campus das Universidades Federais depende de decisão politica e não por questões tecnicas. Portanto a luta continua e a população não pode ficar de fora dessa batalha. Por isso todos os estancianos independente de classe social, ideologia política ou credo religioso, estão sendo convocados para participar deste momento histórico de nossa cidade. Na verdade todos tem obrigação de participar e lutar com unhas e dentes por esse Campus, as forças devem está unidas. Espero que alguns com pretensões políticos depois não queiram tirar proveito da luta dos estancianos. Vamos a luta, pois, Estância merece!

X  X  X

O Reitor da UFS Angelo Antoniolli, recentemente assinou um artigo com o título “A expansão do ensino superior na UFS” que diz o seguinte:” O processo de mobilização e aceitação popular é essencial. Mas o resultado pode não ser o desejado, pois tudo depende, na verdade, da existência de lei federal garantindo quadro de pessoal quadro de pessoal docente e técnico-adminsitrativo, verbas para a execução do projeto e o apoio político para fazer com que o pedido seja concretizado e depois, já na fase final, compra de equipamentos para funcionamento”. Mais adiante ele diz que “é fundamental que a Prefeitura encaminhe para a Câmara de Vereadores projeto doando o terreno para posse da instituição de ensino e que os vereadores aprovem. Isso é fundamental durante as negociações com o Ministério da Educação”. O Reitor deixa claro que tudo dependente de decisão política em Brasília. Condições que o povo estanciano já tem conhecimento.  

       

sábado, 22 de fevereiro de 2014

PE. HUMBERTO DA SILVA TOMA POSSE COMO NOVO PÁROCO DE ESTÂNCIA



 
Na última sexta-feira, 21/02, Pe. Humberto da Silva tomou posse como novo administrador paroquial, com poderes de pároco, da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe em Estância. A Missa de posse foi presidida pelo administrador apostólico, Dom Giovanni Crippa e concelebrada por diversos sacerdotes que compõe o clero diocesano e também por sacerdotes vinculados a outras dioceses. Dom Crippa em sua homilia aprofundou as leituras do dia e pediu que todos participassem com maior entusiasmo da Igreja de Jesus Cristo e também solicitou ao Pe. Humberto “que cuidasse bem da minha Igreja Catedral” que é o principal templo da Diocese.

Pe. Humberto ao final da celebração agradeceu a todos pela acolhida e bastante emocionado também agradeceu aos fieis de Simão Dias e também de sua terra natal, Boquim, momento em que foi bastante ovacionado pelos presentes. O novo pároco de Estância foi ordenado presbítero 29 de julho de 2000, numa cerimônia presidida por Dom Hildebrando Mendes Costa, quando a Diocese de Estância comemorava 40 anos de criação. Convém ressaltar que a Catedral estava lotada de fiéis e para que todos pudessem assistir melhor o ato religioso foram colocados ao lado da Igreja dois telões e serviço de som externo.

Com informação do WWW.gedestanciase.com.br

sábado, 15 de fevereiro de 2014

DINHEIRO DA DEMOCRACIA FINANCIANDO A DITADURA

              
Todos os dias surgem noticias de que a saúde, educação e segurança pública em nosso Brasil estão sucateadas. Isso sem falar na falta de infraestrutura: aeroportos, rodovias, portos, energia elétrica, obras contra a seca, fenômenos da natureza e outros itens de fundamental importância para o desenvolvimento do país totalmente defasado ou em péssimo estado de conservação. Sempre dizem que faltam recursos e que por isso todo brasileiro tem que contribuir pagando altos impostos para ajudar o governo. Porém os serviços básicos em favor da população que é uma obrigação do Estado nunca são oferecidos dignamente conforme a legislação vigente.

Entretanto, recentemente a presidente Dilma Rousseff inaugurou, em Cuba, a primeira etapa do Porto de Mariel, obra financiada pelo BNDES no total de US$ 957 milhões, ou seja, utilizou o nosso dinheiro para financiar um regime ditatorial. Caso todo esse dinheiro fosse aplicado no Brasil certamente quem sairia beneficiado era população com tal investimento. Agora vejam quem é a empreiteira responsável pela execução da obra: a Construtora Norberto Odebrecht. A campanha política deste ano está chegando e será que o financiamento do BNDES vai retornar ao Brasil através dos empreiteiros para ajudar algum candidato? UMA PEQUENA PARTE DESSE DINHEIRO GASTO COM OS COMUNISTAS DE CUBA DARIA PARA COMPRAR O TERRENO PARA CONSTRUIR O CAMPUS DE ENGENHARIA DA UFS EM NOSSA CIDADE. A verdade que a esquerda brasileira adora uma ditadura.     

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O NOVO PÁROCO DE ESTÂNCIA TOMA POSSE NO DIA 21

Pe. Humberto durante uma celebrrção
Conforme já foi anunciado, o novo pároco de Estância é o Padre Humberto da Silva que antes exercia seu ministério sacerdotal na cidade de Simão Dias. O novo pároco de Estância foi ordenado Sacerdote no dia 29 de julho de 2000, numa cerimônia presidida por Dom Hildebrando Mendes Costa aqui em Estância. Recém ordenado foi indicado para atuar juntamente com Padre Vicente Vidal, na cidade de Simão Dias. Em 2001 assumiu a paróquia de Riachão do Dantas, destacando-se como um exímio pároco e administrador, retornando em 2003 para Simão Dias. Sua posse em Estância deverá acontecer no próximo dia 21 e os fiéis da paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe já estão se preparando para recepcionar o mais novo pároco de Estância. Que seja bem-vindo!