A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

ESTÂNCIA: 164 ANOS DE ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE CIDADE 

No dia 04 de maio de 2012 a Cidade da Estância completa 164 anos de elevação a categoria de cidade, foi emancipada politicamente. É um momento festivo, sem dúvida, mas acima de tudo precisa ser um momento de reflexão. Precisamos olhar a trajetória de nossa cidade e olhar para o nosso futuro. Qual o futuro da Cidade da Estância? Da forma como caminhamos teremos algum futuro?
No auge do ciclo do açúcar, quando praticamente não existia rodovia, a maioria do transporte de mercadorias era por via marítima em nossa região, Estância com seu desenvolvimento impressionou o imperador do Brasil e a Majestade a denominou de Cidade Jardim. Nossa Estância já foi uma das cidades mais pujantes e belas de Sergipe. Hoje, como estanciano, tenho a nítida impressão de que estamos ficando para trás em relação a outras cidades da região. Mas por quê?
Falta-nos uma grande arrancada. Algum projeto que planeje a cidade do hoje e do amanhã. Que sejam criados caminhos e alternativas. Ou seja, mais do que nunca precisamos de planejamento urbano incluindo o litoral. Não podemos construir uma cidade com base em ações pontuais e apenas reativas. Precisamos de novas idéias e mais inventividade, que se escolham gestores e representantes políticos realmente comprometidos com o novo. Precisamos de ousadia em nossa cidade. Estância precisa ser pensada, planejada, sonhada e reinventada. Em fim, seriamente transformada, pois, o que vem acontecendo atualmente é bastante profícuo, porém, deixa-nos uma sensação de que está faltando algo mais complexo.
Rua Capitão Salomão, principal avenida de Estância
Problemas antigos ainda existem e agravam-se a cada dia. Um exemplo claro disto é a poluição do nosso querido Piauitinga e bastante água poluída escorrendo pelas ruas. Sem falar do problema da informalidade, saúde, segurança pública, geração de empregos, dentre outros. Precisamos de uma agenda estratégica para a nossa cidade. E acima de tudo precisamos de ação, principalmente de nossos representantes no Congresso Nacional trazendo mais benefícios.
Desejo um feliz aniversário para a nossa Cidade Jardim, também chamada de Berço da Cultura. Mas também desejo que a nossa população participe mais de nossa vida política cotidiana e que neste ano vote com consciência, escolhendo representantes bastante qualificados, honestos e comprometidos com o social, pois, a busca do melhor para a nossa cidade, o desenvolvimento dos últimos sete anos não pode ser interrompida por políticos medíocres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário