Desde a noite de 31 de maio que tem festa em Estância, assim é a festa junina estanciana. É a maior expressão folclorica dos estancianos. A festa junina estanciana é extremamente diferente de muitas que são realizadas por aí. O que se vê sempre é o seguinte: arma-se uma palco, coloca-se muitos refletores coloridos e uma banda com música que não tem nada a ver com período e denomina-se de "festa junina". Um absurdo! O interessante que muitos dizem que festa junina é assim.
Araial armado na Praça Barão do Rio Branco |
A Festa junina estanciana tem um diferencial de muitas que são realizadas em varias cidades sergipanas. Aqui se tem a maior expressão cultural do estado de Sergipe que vei desde comidas titpicas a grupos folcloricos e muita música genuinamente tipica do período, ou seja, muito forró que são executados por trios de pé-de-serra.
Ainda temos a parte religiosa que são as procissões de Santo Antônio com com toda devoção demonstradas por seus devotos nas trezenas. Há também procissão de São João e de São Pedro, benção da fogueira e muita religiosidade popular. Para quem gosta de emoções tem barco de fogo, busca-pé e espadas e outros tipos de fogos de artificios.
É mais um São João que passou mas as emoções são difirentes para cada ano. Ou seja, cada ano tem uma emoção diferente. Por isso que duvido que alguem faça um São João quem nem o de Estância.