A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

DOM GIOVANNI CRIPPA CELEBROU MISSA DO GALO EM ESTÂNCIA

Dom Giovani Crippa adentrando n Catedral de Estância
Na última terça-feira, 24, véspera de Natal, Dom Giovanni Crippa, atual administrador apostólico da Diocese de Estância celebrou a tradicional missa da noite, também conhecida como a missa do galo na Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Guadalupe. A Catedral estava repleta de fiéis e antes do canto do glória várias crianças vestidas de anjo adentraram com a imagem do Menino Jesus que entregaram ao Sr Bispo que imediatamente coloco-a no presépio e abençoou o mesmo. Durante o canto do glória as crianças agitaram os sinos e as bolas brancas, tornando assim um momento litúrgico emocionante para celebrar a vinda do nosso Salvador ao mundo.

Dom Giovanni Crippa em sua homilia refletiu as três leituras proclamadas na celebração mostrando a importância do nascimento do Menino Deus que veria transformar a história do mundo. Disse ainda que o Natal é a festa da esperança, pois, é a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador, Jesus Cristo, que veio ao mundo resgatar o povo que lhe pertence. Portanto, Jesus, o príncipe da paz, chegou até nós, trazendo-nos a salvação através de uma família simples, mas temente ao Pai do Céu. Após a celebração da santa Missa, os fieis se cumprimentaram desejando mutuamente um “Feliz Natal”. Concelebraram a missa na Catedral o pároco Pe. Adeilton, os vigários paróquias, Pe. Fagner e Pe. Diego Ávila.          

  

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA SENHORA GUADALUPE 2013

       

Procissão de Nossa Senhora de Guadalupe em Estância.

Nesta quinta-feira, 12/12, foram encerradas solenemente em Estância as festividades em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da Paróquia e da Diocese de Estância. O novenario teve inicio no último dia 03, quando os patronos de cada noite participaram com bastante fé e devoção dos louvores a Virgem Santíssima juntamente com a comunidade. Ao amanhecer aconteceu uma alvorada coletiva em que toda comunidade participou soltando fogos de artifícios, em seguida foram celebradas missas durante todo o dia. Sendo a principal a que foi celebrada pelo atual administrador apostólico, Dom Geovanni Crippa e concelebrada pelo clero diocesano. Às 17 horas foi realizada a solene procissão com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que percorreu varias ruas da cidade, sendo acompanhada por uma imensa multidão de devotos.    

Convém frisar que a devoção mariana em Estância é bastante antiga, segundo a história começou em 16 de setembro de 1621 quando Pedro Homem da Costa e familiares de origem mexicana receberam a concessão da Sesmaria através de carta assinada pelo capitão-mor João Mendes, uma faixa de terra às margens dos rios Piauí e Piauitinga para criarem gado. A nova fazenda recebeu o nome de Estância e imediatamente ergueram uma capela em homenagem a Virgem de Guadalupe. Com este gesto teve início a devoção mariana nesta localidade que de uma fazenda se transformou em uma povoação e em 1848 foi elevada a categoria de cidade e seus habitantes continuaram com essa devoção que veio confirmar a Virgem de Guadalupe Padroeira dos estancianos.

SOBRE ACADEMIA ESTANCIANA DE LETRAS

No Colunão de Ivan Valença de 08/12/2013 no Jornal da Cidade, o mesmo diz: ”Abre-se uma crise na recém-criada Academia Estanciana de Letras, por conta da seleção das pessoas que passaram a integrá-la. Muita gente ligada a Cultura – como Ivan Leite, Luiz Carlos Dussantis, Genilson Máximo, Joe Etinger, Aguinaldo Ribeiro, D. Rosa Prado, Gramido Teixeira – ficaram de fora. Em compensação, adentraram ao campo políticos, sindicalistas, pessoas até que nunca escreveram uma linha na vida”...

Eu acredito que fica difícil se falar em intelectualidade estanciana sem incluir os nomes da Professora Vera França, José Manuel Pinto Alvelos, Eleonora Leite Pereira, Pascoal Nabuco D’Avila e tantos outros cultos de Estância. Por isso que surgiram varia criticas a respeita da escolha dos imortais. Convém ressaltar, que Academia de Letras é um orgão privado e não público, portanto, essa questão de promover uma consulta pública para escolher os membros não existe.