O DIA DE CORPUS CHRISTI NA DIOCESE DE ESTÂNCIA
Nesta quinta-feira, 30/06, foi celebrada em toda Igreja, ou seja, no mundo inteiro a solenidade do Santissímo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida como Corpus Christi. Na Diocese de Estância, todas as Paróquias celebraram solenimente esta grande festa com Missa e procissão com o Santíssimo Sacramento percorrendo as principais ruas de cada cidade. Na Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, sede da Diocese, às 16 horas foi celebrada Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Eugênio e logo após foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento percorrendo as principais ruas da cidade da Estância com a participação de centenas de fiéis.
Fiéis participam da procissão de Corpus Christi em Estância. |
A solenidade de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes do calendário liturgico da Igreja, aprofunda que a Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira, 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Mas diante disso tudo é importante que meditemos e que façamos uma reflexão. Ao instituir a Eucaristia durante a ceia no Cenáculo, Jesus Cristo perpetuou sua presença real entre nós até o fim dos tempos. É a mais forte expressão de fé pública na verdadeira presença de Cristo no pão (hóstia) e no vinho consagrados. É uma das manifestações mais expressivas em torno da Eucaristia. A Eucaristia é o centro da vida e da missão de Jesus entre as pessoas. Por isso a importância da solenidade de Corpus Christi.