A implantação do Campus Federal de Engenharia em Estância está dando muito que o falar. Agora quem esta querendo também é o prefeito de Capela, Sukita, que defende lembrando que a região Norte está na iminência da construção de nova fábrica da VALE e o Campus traria grandes benefícios à população daquela região. O prefeito Ivan Leite em recente entrevista lembrou que um dos pré-requisitos estabelecidos pelo MEC é que o Município tenha acima de 50 mil habitantes, o que deixa municípios como Capela (30 mil habitantes) fora do páreo. Só que a essa altura, o prefeito de Socorro, Fábio Henrique, também entrou na disputa.
No último dia 10/03, a imprensa da capital noticiou que os deputados federais de sergipanos assinaram um requerimento que visa à construção do Campus de Engenharia da UFS em Estância, apresentado pelo deputado Laércio Oliveira. O requerimento mostra que o município de Estância possui uma economia basicamente formada por indústrias alimentícias, têxteis, metalúrgicas, fábrica de cerveja, sucos, indústrias químicas, perfumarias dentre outras e com produção em âmbito nacional e regional, fatores estes, importantes para sediar o Campus de Engenharia da UFS. Uma decisão dos senhores deputados bastante louvável. Espera-se que este precioso requerimento não fique nos arquivos do Congresso Nacional, mas que seja entregue no endereço correto: Gabinete do Ministro da Educação. Convém ressaltar que o projeto elaborado pelos técnicos da UFS foi entregue e protocolado no MEC em Brasília no dia 10 de fevereiro.
Mas o que está dando o que falar foi à decisão do deputado Mendonça Prado que se negou a assinar o tal requerimento. Sendo criticado, Mendonça Prado se defende dizendo que Laércio Oliveira é obediente as ordens governamentais e em vez de ficar fazendo demagogia deveria pressionar o governo para cumprir os compromissos. A verdade que a implantação do Campus de Engenharia em Estância pode descambar para disputa política e no final não ser concretizado o projeto e os estancianos perderão essa unidade da UFS tão importante para o progresso educacional de nossa cidade.
Acredito que nesta fase Estância necessita urgentemente de patriotas que defendam com “unhas e dentes” os nossos interesses e não de certos políticos que só querem tirar dividendos em campanhas eleitorais se aproveitando da situação. Para se ter uma idéia de como anda a implantação do Campus, tem um pré-candidato a prefeito que disse se for eleito vai tentar retirar do local previsto, porque o mesmo só vai valorizar as terras da antiga Companhia Industrial de Estância que pertence a Dr. Jorge Leite. Depois de tanta luta para se definir um local, já tem gente com esses projetos absurdos. O povo de Estância tem que ficar “de olho” em certos demagogos.
CORTE DO ORÇAMENTO E ACAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
Recentemente a presidente Dilma afirmou ser a Saúde Pública sua maior preocupação. Não dá para entender, pois, o próprio Governo acaba de cortar 55 bilhões de reais do orçamento da Saúde para o ano em curso. Acredito que ninguém vai ser contra a se economizar. Só que não se completaram dois meses desde que o Congresso votou o orçamento e o mesmo foi sancionando pela presidente Dilma. A equipe economia e a presidente aprovaram a previsão de gastos elaborada por deputados e a senadores, de repente vem o ministro Guido Mantega e, certamente autorizado pela própria presidente, passa a tesoura no tal orçamento. Seria mais lógico e simples ter alterado o orçamento através de vetos antes da aprovação. Diante disso cortaram gastos com a Saúde, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Segurança Pública e até na Educação. Entretanto, quase não se viu cortes nos recursos destinados a empreiteiras e a bancos.
No caso da Saúde, logo neste ano em que a Igreja no Brasil, através da CNBB que lançou a Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”, que quer aprofundar os problemas que afetam aqueles que necessitam do SUS, acontece o famigerado corte no orçamento para a Saúde Pública. Todos os dias sempre aparecem noticias mostrando o caos em que se encontra a Saúde Pública no país. A diminuição da verba para saúde é sinal de que vai faltar dinheiro para hospitais, postos de saúde, remédios, ampliação do número e melhoria de vencimentos para médicos e enfermeiros. Tal decisão da equipe econômica foi bastante criticada por setores da Igreja Católica em razão da CF 2012 aprofundar as questões da deficiência da Saúde Pública no Brasil, inclusive a falta de recursos.
PETISTA RECEBENDO APOIO DE DEMOCRATA
Depois do imbróglio político que aconteceu em Sergipe alguns fatos estão surgindo que deixa qualquer cidadão sem entender nada. Com a confusão o governador Deda perdeu a maioria na Assembléia Legislativa e diante disso anda a procura de adesão ao seu governo. Com isso já foi negociado o apoio na Assembléia do parlamentar do DEM, o deputado Arnaldo Bispo que é irmão do prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo que é o maior representante de João Alves no interior do Estado e ainda tem Gorete Reis de Lagarto que poderá dá também apoio a Marcelo Deda. Vejam o que a política faz: como é que pode um governador petista lutando por apoio demista? Como política é um processo dinâmico, tudo pode acontecer. Num passado recente estes apoios ou acordos não aconteciam.
SUCESSÃO MUNICIPAL EM ESTÂNCIA
Como já era de se esperar, depois do Carnaval a corrida rumo ao Paço Municipal começaria. E pelo visto já começou e alguns acordos já estão sedo firmados que depois de concretizados efetivamente vai deixar alguns necessitando de ingerir calmante porque poderá ter um problema sério de saúde. Aliás, já tem alguns cidadãos bastante nervosos diante da perspectiva de alguns acordos que poderão ser firmados até o próximo dia 30 de junho e os mesmos serão excluídos. Pelo visto já tem gente se esperneando pra todos os lados, é uma choradeira que parece que não tem fim. Para as eleições municipais que se aproximam muitas surpresas ainda virão diante das coligações que vão surgir no cenário político de estanciano. Vamos aguardar.
HALLELUIA 2012
Será realizado no domingo de Páscoa, 08/04, mais um evento para comemorar a Ressurreição do Senhor Jesus. E esta comemoração que começou com um passeio ciclístico de jovens e que foi denominado de HALLELUIA já está se tornando uma tradição em Estância e atualmente ganhou formato de uma grande festa de rua, mas cristã. Este ano o evento terá como atração principal a banda católica mineira DOMINUS. O início do será em frente a Igreja da Santa Cruz. Esse ano o percurso do evento será diferente dos anteriores, mas o encerramento será no local de costume, ao lado Catedral Diocesana. As camisas já se encontram a disposição daqueles que desejam adquirir.
SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO NOSSASENHORA DE GUADALUPE: 10 ANOS DE CRIAÇÃO.
Com celebração de Missa presidida por Dom Marco Eugênio, nesta quinta-feira, 15/03, foi comemorado 10 anos de fundação do Seminário Propedêutico Nossa Senhora de Guadalupe de Estância. O Seminário Menor da Diocese de Estância foi criado por Dom Hildebrando Mendes Costa e durante estes 10 anos de existência já passaram pelo mesmo, 74 seminnaristas, destes alguns desistiram e outros seguiram a caminhada religiosa. Atualmente 13 sacerdotes recem ordenados passaram pelo Seminário de Estância.
Para quem que seguir a vida consagrada, antes de cursar Filosofia e Teologia estuda primeiro no Seminário Propedêutico, depois de um ano é que vai para um Seminário com cursos mais profundos. O Seminário Nossa Senhora de Guadalipe está localizado no prédio no Instituto Diocesano de Estância.