A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

LIRA CARLOS GOMES: 135 ANOS DE MUITA HISTÓRIA

A Lira Carlos Gomes desfilando pelas ruas da cidade.

Nesta próxima quinta-feira, 03/10, a Associação Musical Lira Carlos Gomes estará completando 135 anos de existência. Conforme comunicado da Diretória não haverá comemoração tendo em vista o período eleitoral. Entretanto será celebrada uma missa em ação de graças às 19 horas na Igreja do Rosário. Convém ressaltar que as comemorações de aniversário da Lira Carlos só acontecem de dois em dois anos para não se tornar uma festa com influência política. É uma decisão da atual Diretoria bastante coerente para não correr o risco da comemoração não se transformar em um palanque político ou em um desfile de candidatos.


A Associação Musical é a mantedora da filarmônica “Lira Carlos Gomes” que vem atuando desde 03 de outubro de 1879, data de sua fundação, sendo, portanto, a organização cultural mais antiga em atividade da cidade da Estância. Por essa razão, a “Lira”, como é carinhosamente chamada, sempre esteve presente na história do povo estanciano, até mesmo enfrentando dificuldades em sua trajetória. Na verdade, teve épocas de grandeza e de decadência, como qualquer instituição ou sociedade cultural. Porém, seus admiradores e mantenedores sempre fizeram com que a mesma ressurgisse com mais força e vigor, prosseguindo em sua trajetória musical. Atualmente ela continua desenvolvendo suas atividades sem interrupção em diversos seguimentos sociais, ou seja, atos religiosos, civis e populares com sua harmonia musical, alegrando seus admiradores que tanto a amam.   

domingo, 28 de setembro de 2014

COMBATE A CORRUPÇÃO? UM ENGODO

Parece até piada de humorista medíocre quando a presidente Dilma vai para os meios de comunicação ou até mesmo em horário eleitoral dizer que seu governo combate a corrupção. Também pudera com tantas denúncias de corrupção em vários setores do governo e inclusive em empresas estatais, como exemplo a Petrobras e os órgãos de fiscalização nada fizessem seria um absurdo. Na “história desse país” não se viu tanta denúncia de corrupção como no governo do PT. Agora já tem denúncia contra a Petrobras referente a contratos superfaturados das atividades com as empresas privadas com distribuição 3% para os políticos para garantir para o palácio do Planalto maioria no congresso.


Interessante dessa história toda é que Lula se livrou do Mensalão simplesmente alegando que não sabia de nada. Pelo jeito deve acontecer o mesmo com Dilma com o argumento também que não tinha conhecimento das negociatas dentro Petrobras. Enquanto isso os partidos beneficiados são os mesmo: PT, PMDB, PP, PR, PTB. Por outro lado Lula não dá a mínima para o convite da Policia Federal para que deponha como testemunha sobre uma denúncia feita por Marcos Valério de Souza a respeito de um repasse de R$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT. Mas a presidente Dilma diz que está combatendo a corrupção. Será que dá para acreditar?

terça-feira, 16 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014 – CADÊ OS PATRIOTAS ESTANCIANOS?

            Em Estância para as eleições deste ano, existem três candidatos concorrendo às vagas no legislativo estadual. E o interessante que os tais candidatos representam três tendências: situação, oposição e os movimentos sociais, diante disso, tem candidato para todos os gostos. Com a quantidade de eleitores que existem em nosso município, certamente dois candidatos seriam eleitos, mas infelizmente não é tão fácil assim como se imagina, pois, muitos votos são destinados a candidatos de outras localidades que não tem nenhum compromisso como o povo de Estância, às vezes se elegem com o voto do estanciano, mas depois esquecem rapidamente dos compromissos assumidos.

Quando se critica porque alguns que são induzidos por algumas “lideranças” e por isso preferem votar em candidatos “de fora”, surgem de imediato os defensores dizendo que o cargo representa todo o Estado. De imediato podemos até concordar, porém, é do conhecimento de todos que o deputado “de fora” não é cobrado como os que residem em nossa cidade. Geralmente as cobranças são direcionadas somente ao deputado de Estância. Os que são “de fora”, mesmo tendo uma boa votação em nosso município, sempre ficam a margem de nossas necessidades.

Diante do exposto acima, é inconcebível que pessoas que se dizem defensoras da causa estanciana, quando chega à campanha política, decidem trabalhar para candidato de outras regiões. Perguntamos: a troco de quê? Tal gesto é um desrespeito com o eleitor estanciano. Porém, quando chegam às eleições municipais, vão fazer campanha mostrando para o povo que é um patriota que luta de “unhas e dentes” para defender os interesses estancianos. Na verdade essas “lideranças” não passam de verdadeiros hipócritas! Finalmente quem quiser descobrir que são esses falsos defensores de Estância é só observar as plotagens em veículos, adesivos e os cartazes em frente das residências.

 

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PROPAGANDA ELEITORAL ENGANOSA

Desde o último dia 19 de agosto que começou no rádio e na TV a tal propaganda eleitoral e só vai terminar em 02 de outubro, faltando três dias para as eleições. Caso aconteça o segundo turno, o suplicio para o telespectador e ouvinte de rádio voltará a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno e vai até o dia 24 de outubro. O eleitor deverá ter bastante paciência para suportar a divulgação de tantas promessas que certamente nunca serão cumpridas. Infelizmente é através da propaganda eleitoral que se pode conhecer os respectivos candidatos e seus mirabolantes programas para executar no caso de eleitos. E agora já estão falando em plebiscito, pra mudar o quê?Acredito que tem que ser feito é uma reforma politica e parar com essa embromação.

PESQUISAS
Na corrida eleitoral as tais pesquisas são bastante valorizadas porque mostram a intenção de voto do eleitor. Os Institutos de pesquisas trabalham muito para atender a demanda, pois, todo candidato quer saber qual é a sua situação real na opinião do eleitor. A cada resultado de pesquisa que é divulgada surgem comentários de toda espécie: quem aparece bem na pesquisa começa a valorizar o eleitor e dizer que está trabalhando muito e caminho certo. Já quem aparece lá embaixo começa a dizer que os resultados são manipulados para satisfazer ou beneficiar quem mandou realizar a tal pesquisa, ou ainda comenta que a melhor pesquisa são os resultados das urnas. Mas o resultado de pesquisa eleitoral, normalmente gera comentários diversos e cria expectativa sobre quem vai ganhar ou perder.

domingo, 7 de setembro de 2014

A COMEMORAÇÃO DO SETE DE SETEMBRO EM ESTÂNCIA


Desfile civico militar e estudantil no Dia da Pátria em Estância
Aconteceu neste domingo, 07/09, a festa do Dia da Pátria em Estância para comemorar  o 192º da Independência do Brasil. A comemoração teve como ponto culminante um desfile militar estudantil que contou com a participação de um agrupamento do 28º BC, Tiro de Guerra, Lira Carlos, Guarda Municipal, as escolas da rede municipal de educação e Clubes de Serviços locais. O desfile começou às 15 horas e milhares de pessoas acompanharam o desfile cívico, inclusive aplaudindo a todo o tempo imitando a coreografia de cada escola que se apresentava pela avenida.
Na praça barão do Rio Branco foi armado um palanque oficial, aonde o prefeito municipal, autoridades e convidados assistiram o desfile comemorativo ao dia da Pátria. Convém ressaltar que a cidade da Estância tem tradição em realizar belíssimos desfiles. Há muitas décadas que esta tradição se instalou na cidade Jardim e em dia de comemorações pessoas dos municípios circunvizinhos se deslocavam para Estância para assistirem desfiles alusivos a Independência, Jogos da Primavera, Carnaval e até Religiosos.