A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MAIS UM SÃO JOÃO QUE PASSOU

Desde a noite de 31 de maio que tem festa em Estância, assim é a festa junina estanciana. É a maior expressão folclorica dos estancianos. A festa junina estanciana é extremamente diferente de muitas que são realizadas por aí. O que se vê sempre é o seguinte: arma-se uma palco, coloca-se muitos refletores coloridos e uma banda com música que não tem nada a ver com período e denomina-se de "festa junina". Um absurdo! O interessante que muitos dizem que festa junina é assim.
Araial armado na Praça Barão do Rio Branco
A Festa junina estanciana tem um diferencial de muitas que são realizadas em varias cidades sergipanas. Aqui se tem a maior expressão cultural do estado de Sergipe que vei desde comidas titpicas a grupos folcloricos e muita música genuinamente tipica do período, ou seja, muito forró que são executados por trios de pé-de-serra.
Ainda temos a parte religiosa que são as procissões de Santo Antônio com com toda devoção demonstradas por seus devotos nas trezenas. Há também procissão de São João e de São Pedro, benção da fogueira e muita religiosidade popular. Para quem gosta de emoções tem barco de fogo, busca-pé e espadas e outros tipos de fogos de artificios.
É mais um São João que passou mas as emoções são difirentes para cada ano. Ou seja, cada ano tem uma emoção diferente. Por isso que duvido que alguem faça um São João quem nem o de Estância.      

sábado, 18 de junho de 2011

MARCHAS PELA LEGALIZAÇÃO DE DROGAS SÃO LIBERADAS PELO STF

Na sessão do último dia 15/06, todos os oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) foram favoráveis a realização de marchas pró-legalização de drogas no País. O ministro Celso de Mello foi o primeiro a votar. Ele era o relator da ação e disse que a liberdade de expressão não comporta restrições. Ele considerou que o objetivo da marcha não é estimular o consumo de droga, mas expor uma proposta de legalização de forma pacífica em um evento social. Com isso os ministros aprovaram a realização de marchas pró-legalização de drogas.

Realização da sessão do STF em Brasilia (DF)

No Brasil ninguém é tão inocente para não acreditar que por detrás dessas marchas estão os que torcem para que as pessoas sejam viciadas em drogas, pois, quanto mais viciados, maior será a venda de drogas para o consumo e lucro será maior. Mas os nossos Ministros enxergam diferentes e essa decisão certamente irá beneficiar os traficantes.

A maioria das ações que tentam barrar as marchas pela legalização de drogas é do Ministério Público dos Estados, enquanto a ação que pede a liberação dos eventos é do Ministério Público da União. É uma contradição, os Estados que tem o poder de repressão entendem de um jeito. O Ministério Público da União já tem um entendimento oposto. Na verdade quem sai lucrando com essas marchas são os “fornecedores” de drogas.  

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

OS PROBLEMATICOS DO SINTESE

Todo mundo tem conhecimento que a educação no Brasil não é essa coisa toda como muita gente quer mostrar para a sociedade, existem problemas de toda espécie e não são poucos. Agora o episódio ocorrido no dia 14/06 quando os deputados foram queimados simbolicamente em praça pública, como Judas, apenas por que votarem a favor do reajuste dos professores é um gesto um tanto esdrúxulo. Diante desse fato, no dia seguinte os parlamentares “queimados” decidiram romper com o sindicato por não aceitarem mentira, desrespeito e ingratidão.
Só que os 17 deputados que viraram cinzas já contrataram uma agência de publicidade para produzir uma campanha junto a veículos de comunicação mostrando para os sergipanos porque não mereciam serem queimados em praça pública aos gritos, murros e chicotadas. Será mostrado que tudo o que fizeram foram votar no reajuste dos professores, que assegura o pagamento do piso salarial do Magistério. Diante disso não sobrou nenhum da base que dá sustentação ao governo Deda. Só não entrou Ana Lucia na sessão do crematório, mas não ficou bem perante aos colegas, pois, acham que ela incentivou a direção do sindicato a fazer o ato de queimação.

Muita gente estranhou a agressividade dos sindicalistas. Entretanto ninguém se engane, pois, falta de respeito com as pessoas e principalmente com as autoridades é a principal característica de sindicalista. Aqui em Estância, quando o grupo do Sintese resolve fazer manifestação sai atirando em todo mundo sem o mínimo respeito com a pessoa que querem atingir. É por essas e outras que sempre a justiça considera a greve dos professores de ilegal.

Acredito que lutar por melhores salários e condições digna do trabalhador não é necessário sair por aí desrespeitando as autoridades constituídas. O interessante dessa história toda é que a maioria dos sindicalistas defende a ditadura cubana. Só que qualquer trabalhador ou sindicalista (por lá não existe) que fizer baderna em Cuba, vai ter que acertar as contas com Fidel Castro ou com seu irmão. Mas como no Brasil vivemos numa democracia, graças a Deus, temos anarquistas de toda espécie.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROFESSORAS VERA LUCIA LANÇAM E MARIA HELENA NOVO LIVRO


As Professoras Vera Lúcia França e Maria
Helena S Cruz em noite de autografo no CSCJ
Aconteceu nesta sexta-feira, 10/06, o lançamento de um livro das Professoras Vera Lúcia Alves França e Maria Helena Santana Cruz que tem o seguinte titulo: “Educação Feminina - Memória e Trajetória de Alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus em Estância - Sergipe (1950-1970)”. O local do evento foi na Área de Recreação Mãe Clara no CSCJ e o evento começou às 19 horas. O livro é bastante interessante, pois, trata de um assunto relacionado com a cidade da Estância, sua cultura, tradição e religiosidade na educação da população. 
O trabalho das autoras é o resultado de uma pesquisa escrita e oral que mostra o início das atividades das instituições escolares femininas em Sergipe com a implantação em Laranjeiras em 1848. As pesquisadoras revelam também as práticas que o Colégio Sagrado Coração de Jesus de Estância empregou na cidade no período de 1950 a 1970, promovendo a formação de crianças, jovens e adultos. É um livro atraente e de fácil leitura que leva o leitor a refletir sobre o ensina de anos atrás e o praticado atualmente. Convém ressaltar que as autoras são ex-alunas do CSCJ.    

domingo, 5 de junho de 2011

FESTA JUNINA EM ESTÂNCIA


Desfile da escolha da Rainha do São João 2011
 realizado na noite da ultima sexta-feira 03/06.
Começou no último dia 31 os festejos juninos 2011 de Estância, com um arrastão cultural com as participações de autoridades, populares, grupos folclóricos, rainhas do São João, sanfoneiros, quadrilhas juninas, que percorreu as ruas do centrocomercial, finalizando na Praça da Matriz, onde foi hasteada a bandeira de São João, seguida da bênção da fogueira pelo pároco local, inaugurado o Arraialdo Progresso, apresentações de grupos culturais, culminando com os shows das bandas Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró e Rojão Diferente no Forrodromo.
O São João de Estância é realizado da reunião de pessoas que apresentam algo relacionado coma caracteristica do período.  A população se soma ao poder municipal para dar vida a um mundo de encantos, de magia, de alegrias e de muito forró.  São movimentadas as costureiras, os artesões, os fogueteiros, os folcloristas, artistas diversos, osvendedores ambulantes, o comércio local, os mototaxistas, enfim; uma verdadeira indústria se instala para dar vida a um dos mais expressivos  festejos do Nordeste do país e talvez do  Brasil. Seu potencial Artístico-Cultural tem papel importante na concretização dos festejos juninos. Passar um São João em Estância é uma atitude mais correta que o ser humano escolhe para marcar a sua vida que jamais esquecerá.
Aqui em Estância são 30 dias de muita festa, em que o estanciano e visitantes aproveitam um momento de lazer num ambiente ideal para estar com a família e com os amigos. Por essas e outras é que a festa junina de Estância é a mais famosa do nosso Estado.