A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

DOCUMENTO COM FOTO É OBRIGATÓRIO PARA VOTAR

Apesar de algumas coligações defenderem que basta só o título para votar, mas a justiça eleitoral decidiu que todos os eleitores devem levar dois documentos para votar no dia da eleição: o título de eleitor e mais um documento oficial com foto. Serão aceitos documento de identidade (RG), identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas.
Então o eleitor tem que ficar atento no momento de sair de casa para ir até o local de votação, ou seja, não se esquecer de levar os dois documentos já descritos acima. Caso não esteja com os referidos documentos em mãos não poderá votar. Cuidado!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FALTA DE DECISÃO SOBRE FICHA LIMPA GERA INDECISÃO

Depois de dois dias e mais de 15 horas de sessão, terminou em 5 a 5 a análise da Lei da Ficha Limpa pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Com isso o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, criticou a falta de decisão dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) a respeito da Lei da Ficha Limpa. A Corte suspendeu a sessão na madrugada desta sexta-feira sem decidir a aplicabilidade da lei para este ano. O presidente da OAB disse o seguinte: "A inexistência de decisão é a pior decisão. Cria-se uma insegurança jurídica para a sociedade e para o eleitor", defendeu Cavalcante. "É papel do STF dirimir as controvérsias. Há uma comoção popular sobre o assunto."
Diante desse imbróglio Joaquim Roriz desiste e lança sua mulher como candidata no seu lugar no Distrito Federal. Já O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) irá analisar na próxima quarta-feira se continua a julgar a Lei da Ficha Limpa no caso Joaquim Roriz (PSC). Como foi considerado de repercussão geral, o recurso do ex-governador vale para todos os políticos "fichas-sujas". Acredito que essa Lei que tanto sociedade considerava essencial para varrer político corrupto do processo eleitoral pode não ser aplicada nas eleições deste ano. Uma grande decepção para o povo!

domingo, 19 de setembro de 2010

TERMINA DIA 23 PRAZO PARA O ELEITOR SOLICITAR 2ª VIA DO TÍTULO ELEITORAL

O prazo para que eleitores solicitem a segunda via do título termina dia 23 de setembro.
A partir destas eleições, os eleitores são obrigados a apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. Antes, era preciso levar apenas um dos dois.
Só poderão pedir a impressão do título os eleitores que se cadastraram até o dia 5 de maio, inclusive para votar.
Como documento oficial será aceitos a carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação com foto, reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas.
O eleitor que não tenha mais seu título --foi roubado ou sumiu, por exemplo-- deverá se dirigir a qualquer cartório eleitoral de seu Estado, inclusive numa cidade que não seja a sua de residência, para solicitar a segunda via. Basta levar um documento de identidade.
Nenhum dado poderá ser alterado. O local de votação, portanto, será o mesmo que constava do título de eleitor desaparecido --ainda que a segunda via tenha sido tirada em outra cidade.
Os cartórios não cobram taxa para imprimir a segunda via, e o título de eleitor fica pronto na hora.
O Brasil tem, segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 136 milhões de eleitores. O voto é obrigatório para todos os brasileiros maiores de 18 anos e menores de 70. Para os analfabetos e os que têm de 16 a 18 anos ou mais de 70 anos, é facultativo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MINISTRO DA CASA CIVIL CRIA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS PUBLICADAS NA IMPRENSA


Erenice Guerra, ex-ministra da Casa Civil da Presidencia.

            O ministro interino da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves Lima, assinou nesta sexta-feira, 17, em seu primeiro dia no cargo, uma portaria que cria uma comissão de sindicância para investigar as denúncias publicadas pela revista Veja e pelo jornal Folha de S. Paulo. Os dois veículos acusam a ex-ministra Erenice Guerra de ter praticado tráfico de influência em negócios entre o governo e empresas privadas. A comissão terá 30 dias para concluir os trabalhos.
           No último final de semana, a revista Veja acusou o filho de Erenice Guerra, Israel Guerra, de usar a influência da mãe dentro do governo para cobrar propina em negociações entre empresas privadas e o governo. Quinta-feira, 16, o jornal Folha de S. Paulo publicou nova denúncias contra Israel Guerra.
          De acordo com o jornal, o filho da ex-ministra teria intermediado uma tentativa de negócio da empresa EDRB, de Campinas (SP), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), cobrando uma “taxa de êxito” caso o negócio se concretizasse. Será que nessa história alguém será punido ou ficará só na apuração dos fatos?
Fonte: Agência Brasil

O HORÁRIO DE VERÃO

         O Ministério das Minas e Energia informou recentemente as datas de mais uma edição do horário brasileiro de verão. O regime especial entra em vigor no dia 17 de outubro e vai até 20 de fevereiro. Devem adiantar uma hora os moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com tal decisão, o nosso Sergipe fica de fora mais uma vez. A meta é economizar 0,5% no consumo de energia.
         Será a terceira vez que se adota o horário de verão segundo o Decreto 6.558, de 2008, que tornou as datas fixas. O texto prevê que o regime comece no terceiro domingo de outubro e acabe no terceiro domingo de fevereiro. Tal como na edição passada, o horário de verão de 2010 e 2011 terão 126 dias.
No ano que vem, o Carnaval ficará de fora do horário de verão. A festa começa no primeiro fim de semana de março, o Domingo de Carnaval está marcado para o dia 7, duas semanas depois do fim do regime especial.
        As eleições, que em 2006 alteraram a vigência do horário de verão, desta vez não vão mexer nos ponteiros. Há quatro anos, o início do regime teve de ser adiado do segundo turno por causa da programação das urnas eletrônicas. Este ano, garante o Tribunal Superior Eleitoral, os equipamentos já estão adaptados. A votação será dia 3 e dia 31de outubro.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

A FAO DIZ QUE PELA PRIMEIRA VEZ A FOME DIMINUI NO MUNDO

          Segundo a ONU O número de pessoas subnutridas no mundo teve a primeira queda em 15 anos no último ano, de 1,023 bilhão para 925 milhões, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
          Conforme relatório apresentado pela FAO em sua sede em Roma, a queda nos números absolutos de subnutridos em 2010 é conseqüência, em grande parte, da expectativa de retomada do crescimento da economia, particularmente em países em desenvolvimento, e da queda no preço de alimentos desde meados de 2008.
          Mas embora tenha havido uma redução de 98 milhões de pessoas, ou 9,6%, no total de subnutridos, o número continua "inaceitavelmente alto", segundo a organização.
As metas do milênio, estabelecidas pela ONU ao final do século passado, previam que a proporção de pessoas subnutridas caísse dos 20% do período 1990-1992 para 10% em 2015, não superando 400 milhões de pessoas.
         Já no Brasil, as últimas estatísticas disponíveis indicam que têm sido feitos alguns progressos no sentido de alcançar as metas do milênio. De um percentual de 20% de desnutridos no período de 1990/1992, passou-se para 16% em 2010, conforme o organismo.
Com base nos últimos dados completos disponíveis, a partir de 2005-07 vários países alcançaram ou está prestes a alcançar o objetivo de reduzir a fome pela metade, entre eles o Brasil.
         Espera-se que alguém não saia por aí dizendo: "Nunca antes na história desse país se reduziu tanto a fome da população". Será que a redução de famintos é porque muitos não resistiram e morreram. Vamos torcer que não.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DESFILE CIVICO MILITAR DE ESTANCIA APLAUDIDO PELA POPULAÇÃO

No fesfile houve até carro alegórico. Foto: Silvano
Para comemorar os 188 anos de independência do nosso País, foi realizado no dia sete de setembro em Estância, um belissímo desfile civico militar que contou com a participação do TG-140, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e várias escolas do Municipio.Mais uma vez milhares de pessoas lotaram todo percurso aonde aconteceu o desfile para prestigiar o evento que teve início as 15 horas e foi encerrado as 19 horas. Apesar de alguns inconsequentes fazerem de tudo para atrapalhar a belissima festa cívica, mas o desfile aconteceu e foi bastante aplaudido pela população. Comentava-se até que o desfile seria um fracasso em razão de uma greve dos professores. Porém, se estavam querendo ofuscar a festa da independência, o "tiro saiu pela culatra", não conseguiram. Na verdade o povo sabe o quer e por isso foram as ruas aplaudir o desfile civico militar na festa da independência do nosso Brasil.




domingo, 5 de setembro de 2010

DIRIGENTES DO SINDICATO DOS PROFESSORES PROMETEM MANIFESTAÇÃO NO DESFILE DO DIA 7.

Conforme anúncio do Sindicato dos Professores, no dia sete de setembro irá realizar uma manifestação para criticar a atuação da administração do Prefeito de Estância Ivan Leite. Os dirigentes do SINTESE alegam que a passeata é só para mostra para população o que os profissionais da educação estão reivindicando que são melhores salários.
Esta divulgação não passa de uma desculpa “esfarrapada”, pois, todo mundo reconhece que a paralisação dos professores do Município não tem nada de reivindicar salários. A greve é um movimento que tem como finalidade colocar em evidencia o nome da candidata a deputado estadual e do candidato a deputado federal que também fazem parte do magistério. Por isso que a tal greve que foi considerada ilegal pela justiça é rigorosamente política.
Portanto a manifestação prevista para o dia sete de setembro durante o desfile cívico militar organizado pela Secretaria de Educação do Município será rigorosamente político e deverá ser uma verdadeira baderna. Alguém duvida!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A RECEITA FEDERAL: UMA INSTITUIÇÃO SEM CRÉDITO

A Receita Federal órgão ligado ao Ministério da Fazenda, depois que o Partido dos Trabalhadores assumiu o poder perdeu a credibilidade. Atualmente está sempre envolvida com escândalo de quebra de sigilo fiscal. Desta vez há suspeita de vazamento dos dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e de outros dirigentes tucanos, inclusive da filha do candidato José Serra.
Com essa recente denuncia, o candidato José Serra voltou a responsabilizar a campanha da rival Dilma Rousseff (PT) pela quebra do sigilo fiscal de sua filha Verônica Allende Serra e pela falsificação da procuração que solicitava os dados à Receita Federal. Ele também acusou a Receita de postergar as investigações para depois das eleições. “A estratégia da Receita é postergar. Tem sido assim desde o começo. É uma estratégia de abafa-abafa”, afirmou o candidato.
O leão da Receita está ficando sem moral
José Serra defendeu a Receita, dizendo ser uma instituição de Estado séria e responsável, “mas a ação do PT está conseguindo desprestigiar” o órgão. Ainda disse que a Receita já sabia que a procuração havia sido falsificada e não tomou nenhuma providência. “É o óbvio ululante”, afirmou em relação à Receita ter tido a obrigação de tomar alguma atitude. “A Receita está sendo prejudicada por arapongas”, afirmou Serra ao acusar o PT de “aparelhar” o órgão.
Diante dessa onde de denuncias de quebra de sigilo fiscal, onde é que nós que somos obrigados a pagar nossos impostos, que todos os anos fazemos nossa declaração de renda e depois saber que um órgão responsável pela arrecadação da Nação, está envolvido em documentação falsa e quebra de sigilo fiscal, é lamentável. Sem explicação.