A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

NA ARGENTINA FOI REALIZADO O PRIMEIRO CASAMENTO GAY

Depois que Argentina aprovou o casamento gay já teve candidatos. Dois homens que estavam juntos há 27 anos se tornaram o primeiro casal a celebrar uma união civil nesta sexta-feira na Argentina sob o amparo de uma lei aprovada pelo Congresso, uma legislação pioneira em nível nacional na América Latina.
A cerimônia civil entre o arquiteto José Luis David Navarro, de 54 anos, e o funcionário público aposentado Miguel Angel Calefato, de 65, foi celebrada na cidade de Frías, na província de Santiago del Estero, onde vivem há seis anos. "Estamos juntos há 27 anos. Isto para nós é quase um protocolo, mas foi uma grande conquista a aprovação da lei", disse Navarro à televisão.
Navarro se mostrou surpreso porque "foi desencadeada uma correria de agendamentos de datas para serem os primeiros" a se casar através da lei aprovada no dia 15 de julho pelo Congresso, e esclareceu: "o nosso estava programado".
Pouco depois, também na manhã desta sexta-feira, um ator e um representante de artistas se casaram em um cartório de registro civil de Buenos Aires após 34 anos de convivência. O representante Alejandro Vanelli, de 61 anos, e o ator Ernesto Rodríguez Larrese, de 60, casaram-se no mesmo lugar onde há três anos tiveram esta possibilidade negada.
A nova legislação reforma o Código Civil, mudando a fórmula de "marido e mulher" pelo termo "contraentes". Além disso, iguala os direitos dos casais homossexuais aos dos heterossexuais, incluindo os direitos de adoção, herança e benefícios sociais.
Esse casamento não passa de uma grande safadeza. Espero que esse desastre contra a natureza não venha acontecer no Brasil. Mas tudo indica que não está longe. Já incluiu no imposto de renda, vez por outra alguém recorre na justiça querendo ser herdeiro, adotar juntos uma criança ou participar de plano de saúde. Por essas razões, acredito que não está longe de acontecer no Brasil.
Fonte: Último segundo/AFP

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ELEIÇÕES: PORTAL COM CONTAS DE CANDIDATOS ENTRA NO AR

Começa a funcionar nesta quinta-feira, 29/07, o portal da Ficha Limpa, um site no qual os candidatos podem se cadastrar de forma voluntária para prestar contas de suas campanhas eleitorais.
Uma iniciativa do Instituto Ethos, o site do “ficha limpa” terá a prestação de contas de candidatos à Presidência, governos estaduais, Senado e Câmara Federal.
As informações dos candidatos poderão ser acessadas por qualquer internauta. Para encontrar os candidatos, haverá um sistema de busca com filtros por nome, número no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, Estado e partido.
O portal também vai permitir que os internautas questionem as informações fornecidas pelos candidatos. As denúncias serão encaminhadas ao TRE e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Para se cadastrar, o candidato terá de assinar cartas de compromisso afirmando não ter condenações. A ferramenta é importante para que os eleitores saibam quem financia os candidatos, uma vez que as eleições no Brasil envolvem oficialmente recursos de R$ 4,6 bilhões.
Vamos torcer que a lei funcione para varrer da política os políticos corruptos. Pois no Brasil já tem lei demais e muitas não são aplicadas para punir infratores.



terça-feira, 27 de julho de 2010

AVIÃO É ASSALTADO QUANDO DECOLAVA EM AEROPORTO DE CARUARU/PE

Já passou de um ano quando no Rio de Janeiro, traficantes derrubaram um helicóptero da policia. Cena que só é vista em filmes policiais ou nos países que tem terroristas islâmicos. Desta vez aconteceu no Nordeste uma cena comum em filmes de aventura ou de espionagem.
Avião da Empresa JAD Táxi Aéreo. Foto: Bira Nunes/JC Imagem/AE
Vejam o que os assaltantes fizeram: atacaram um avião da empresa JAD Táxi Aéreo na noite desta segunda-feira, 26/07, quando se preparava para decolar no Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, estado de Pernambuco. De acordo com a polícia, oito homens armados invadiram a pista utilizando uma caminhonete.
Os ladrões fizeram vários disparos contra o avião e o piloto foi obrigado a parar. Depois, os suspeitos roubaram malotes de dinheiro, cheques e documentos que seriam transportados para a Paraíba.
Não há informações sobre o valor roubado. A aeronave foi periciada pela Polícia Federal de Caruaru nesta terça-feira. Ninguém ficou ferido na ação.
A bandidagem em nosso país não está para brincadeira, sempre estão inovando no momento de praticarem atos nefastos. Pergunto: como é que um veículo entra em uma vista de pouso de um aeroporto que só entra veículos a serviço! Muito estranho.


domingo, 25 de julho de 2010

EXPOSIÇÃO DOS 40 ANOS DO TCE EM ESTÂNCIA

No ultimo dia 21/07 a cidade da Estância recebeu uma exposição itinerante que comemora 40 anos do Tribunal de Contas do Estado, onde os painéis com fotos e documentos históricos retratam a trajetória da instituição desde a sua instauração em Sergipe. Na inauguração da exposição a prefeita em exercício Cleide Carvalho recepcionou os conselheiros Reinaldo Moura, Heráclito Rollemberg, Clovis Barbosa e Isabel Nabuco, e o procurador João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, que na oportunidade oficializaram a abertura da exposição.
Drª Cleide Carvalho, prefeita em exercicio, sauda os conselheiros do TCE.
O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas, Reinaldo Moura em seu discurso disse que Estância foi à primeira cidade que estava sediando a exposição. Durante o evento foi apresentado um vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Turismo e Comunicação Social, onde retrata a potencialidade histórica, turística e cultural de Estância. A exposição permanecerá em Estância durante 30 dias e estará aberta ao público na casa da Cultura Manoel Pascoal Nabuco d’Ávila.

MOVIMENTO DE CURSILHOS REALIZOU ENCONTRO PARA JOVENS

Jovens alegres cantam no encontro
Encerrou neste domingo, 25/07, o V Encontro de Jovens Cursilhistas da Diocese de Estância. Conforme calendário do GED, evento teve inicio na ultima sexta-feira com a celebração Eucarística que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Eugênio, que em sua homilia incentivou os jovens a terem uma vida mais voltada para o sagrado e parabenizou a coordenação pela iniciativa do encontro. Pe. Nivaldo Soares de Melo que é o Assessor Eclesiástico MCC na Diocese esteve presente durante os dois dias orientando e esclarecendo as duvidas que porventura tenha surgido no evento. Também os Padres Edivaldo, pároco de Poço Verde e Pedro vigário paroquial de Estância, José Cruz, Coordenador do GED marcaram presença no Encontro que foi realizado na Chácara João XXIII em Salgado. O referido Encontro foi coordenado pelo Vice-Coordenador do GED, José Adelvan da Fonseca.

O V Encontro de Jovens Cursilhistas da diocese de Estância foi encerrado com uma caminhada até a Matriz de Senhor do Bonfim em Salgado, aonde foi celebrada a Santa Missa, que fechou com "chave de ouro" o evento.

O DITADOR ‘LEGAL’ HUGO CHÁVEZ QUER GUERRA

O ditador “legal” da Venezuela, Hugo Chávez, anda doido para entrar no conflito armado. Esse cidadão enquanto não entrar numa guerra não sossega. Agora já está em conflito com a Colômbia e recentemente disse ter cancelado sua viagem a Cuba diante do que classificou de "possibilidades como nunca nos últimos anos" de uma agressão armada contra o seu país.
Vejam para onde ele iria viajar, para Cuba, fazer uma visita ao maior ditador dos temos modernos, Fidel Castro. Também anda dizendo que o país dele poderá ser atacado pelo os Estados Unidos e disse o seguinte: "Avaliando informações de inteligência (...) a possibilidade de uma agressão armada contra território venezuelano, tem uma probabilidade como nunca teve nesses anos". Ainda disse em discurso para milhares de pessoas na capital venezuelana, Caracas, o governo americano seria culpado, caso soldados colombianos viessem a invadir o seu país, afirmando que a Colômbia "há muito" perdeu a soberania sobre seu próprio território.

E ainda saiu com essa: "Sou obrigado a falar ao povo a verdade. Estamos ameaçados pelo império ianque (Estados Unidos) e desde agora digo, se houvesse alguma agressão armada contra a Venezuela a partir do território colombiano ou de qualquer lugar, impulsionada pelo império ianque, nós, ainda que tenhamos que comer pedras, suspenderia o envio de petróleo a Estados Unidos". Afirmou Chávez, adotando o tom mais duro desde a ruptura de relações com a Colômbia.

Aqui no Brasil tem muita “boa” que é fã de Hugo Chávez e companhia...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

DRª CLEIDE CARVALHO ASSUME PREFEITURA DE ESTÂNCIA

Diante do afastamento do prefeito Ivan Leite, na última sexta-feira, 16/07, a vice-prefeita de Estância, Drª Cleide Maria Freire Carvalho (PSDB) assumiu o cargo de Prefeita Municipal em exercício de Estância. A médica Cleide Carvalho foi eleita com Ivan Leite na última eleição municipal e se torna a terceira mulher a chefiar o Poder Executivo Municipal estanciano. Antes dela as mulheres que assumiram essa função foram Núbia Nabuco Macedo no inicio da década de cinqüenta do século passado e recentemente Dayse Garcia. O prefeito Ivan Leite voltará assumir sua função de Prefeito Municipal no dia 27 do mês em curso.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

DEPOIS DA COPA... TEM CAMPANHA POLITICA

Passou a Copa do Mundo e as atenções dos brasileiros se voltam para o pleito eleitoral. Desde o último dia 06 que os candidatos já estão liberados pela Lei para começar a campanha, entretanto, muitos ainda só estão nos preparativos. Estão na fase em que os marqueteiros estão criando estratégias para serem aplicadas durante a campanha para convencer o eleitor na hora da escolha. Já os candidatos estão na fase de inaugurar as sedes dos comitês, lançar as campanhas e visitar lideranças.

Na verdade a campanha só vai começar mesmo a partir de 17 de agosto com a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A partir daí é como se diz no popular “vai pegar fogo”. Espera-se que os partidos sejam mais criativos com a propaganda eleitoral gratuita, principalmente, na televisão, pois, o horário político que deveria ser um momento importante para o eleitor avaliar o candidato se transforma em um pesadelo para o telespectador.

Com a propaganda eleitoral no rádio e na televisão tem início o festival de promessas que nunca serão cumpridas e a exposição de planos administrativos mirabolantes que jamais serão postos em prática. Isto quando não começam com ofensas entre si, que depois vão para justiça com recursos exigindo direito de resposta. Infelizmente em nosso país é o que percebemos durante a propaganda eleitoral.

Os comícios não ficam atrás. São neles que os candidatos “deitam e rolam” mostrando para o povo os defeitos dos outros concorrentes. Tem comício que não passa de um festival de besteirol, pois, tem candidato que se esquece de mostrar seu plano de ação para o povo porque está mais preocupado em apontar os defeitos dos outros. É por isso que muitas vezes quem assiste os comícios são os militantes e cabos eleitorais. O povo não tem mais entusiasmo para assistir comício de certos candidatos.

Por fim, estamos num ano eleitoral e o povo brasileiro é convidado, mais uma vez, a fazer um discernimento acurado sobre candidatos e partidos, para escolher e votar. Esta é mais uma excelente chance do cidadão para deixar claro quais rumos quer ver na política do nosso País.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

TAÇA DA COPA DO MUNDO TEM MAIS DE QUATRO QUILOS DE OURO PURO

O troféu que será erguido por Holanda ou Espanha neste domingo após a final da Copa do Mundo, em Joanesburgo, pesa pouco mais de seis quilos, sendo mais de quatro deles de ouro puro, e foi fabricado em 1973 na Itália.
Em 80 anos de Mundiais, duas taças já foram concedidas aos campeões. A primeira foi a Jules Rimes, entregue até 1970, quando o Brasil a conquistou em definitivo depois de se tornar o primeiro país a ter três títulos mundiais.
A segunda, batizada de troféu da Copa do Mundo FIFA, é entregue aos campeões desde 1974.
De acordo com a FIFA, o troféu atual pesa exatamente 6,175 quilos, dos quais 4,927 são de ouro puro, mede 36 centímetros de altura. Junto ao ouro, há dois anéis de malaquita na base.
Embora não haja previsão de que deixe de ser propriedade da FIFA, não se sabe seu destino depois do preenchimento total de sua base, onde são gravados os nomes dos campeões. Entretanto, isso só acontecerá após a Copa de 2038.
Os campeões ficam com o troféu durante quatro anos, até a edição seguinte do torneio. Então, recebem uma réplica da taça.
O regulamento da FIFA diz que a federação vencedora do Mundial deve tomar "as medidas necessárias, por conta própria, para garantir a segurança do troféu e da réplica do troféu, enquanto estejam em seu poder".
Esta determinação é conseqüência dos incidentes ocorridos com a taça Jules Rimet, que foi roubada duas vezes.
Em 1966, o troféu foi roubado a dias do início do Mundial da Inglaterra. Uma semana depois, foi encontrado em um jardim de Londres por um cachorro chamado Pickles.
Depois, em 1983, quando a taça já estava em definitivo no Brasil, foi levada da sede da CBF, no Rio de Janeiro, e nunca foi recuperada.
O atual troféu foi restaurado pouco antes deste Mundial. Até chegar à África do Sul para a Copa, fez um percurso por 83 países durante 225 dias.
Agora, o holandês Giovanni van Bronckhorst e o espanhol Iker Casillas disputam neste domingo o privilégio de ser o próximo capitão a levantar a taça.
Com informações do Terra

PREFEITO IVAN LEITE APOIARÁ REELEIÇÃO DO GOVERNADOR MARCELO DÉDA

O Prefeito Ivan Leite informou à imprensa que mesmo sendo de outro partido e que tem o PT, partido que, em Estância, faz oposição à sua administração, mas irá apoiar Marcelo Déda em sua reeleição. Ivan Leite disse o seguinte: “A nossa postura é olhar o interesse do município. Não estou preocupado com a questão política local. Esse será um assunto para daqui a dois anos”. Como é filiado ao PSDB disse também que para o Senado vai apoiar o deputado federal Albano Franco e justificou: “Entendo que Sergipe não pode deixar de ter um senador com um conhecimento nacional, tanto no meio empresarial quanto no político, que o doutor Albano possui”. Já para presidente disse que “tenho absoluta convicção de que o Brasil terá um excelente presidente elegendo José Serra”. O deputado estadual que o Prefeito Ivan Leite irá apoiar é Dr. Gilson Andrade (PTC). Só que está decisão do Prefeito Ivan Leite em apoiar o Governador Marcelo Déda está deixando muita gente filiada ao PT roendo as unhas de raiva. Entretanto, o Governador aceita como agradece tal decisão.

domingo, 4 de julho de 2010

ELIMINAÇÃO DO BRASIL PROVOCA PREJUIZO DE R$ 85 MILHÕES EM PRODUTO VERDE E AMARELO

A eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo África do Sul resultou em uma "sobra" de estoque  de produtos verde e amarelo da ordem de R$ 85 milhões em todo o País, entre camisetas, vuvuzelas, cornetas e outros itens temáticos.
A estimativa foi feita pelo professor de marketing de varejo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Daniel Plá. "Os lojistas, de fato, estavam esperando vender ainda muitos produtos verdes e amarelos. Agora, fica muito difícil vender, mesmo com até 50% de desconto", disse Daniel. Ele acha que "até a indústria de televisores vai ser afetada".
Algumas lojas já estão dando desconto de 10% a 15% nos aparelhos, porque esperavam que as vendas continuassem aquecidas até a próxima semana, quando ocorrerá o encerramento da Copa. "Todo mundo esperava que o Brasil fosse até a final".
O saldo, porém, é positivo, destacou Daniel. Ele disse que o comércio tradicional sai ganhando, uma vez que os produtos verdes e amarelos representam uma fração reduzida do faturamento do setor: menos de 5% do total.
Aqui em Estância não está diferente do restante do País, pois, observa-se que tem muitas lojas com muitos produtos com as cores do Brasil ainda para comercializar. Para alguns comerciantes a solução é guardar o estoque e esperar a próxima Copa que será em nosso País. Ah Brasil! Faltou raça e determinação.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

QUANDO UMA LARANJA AZEDA AFUNDA O BRASIL

Igual ao que ocorreu em 2006, o Brasil deixou a Copa do Mundo logo nas quartas-de-final da competição, desta vez derrotado pela Holanda, por 2 a 1, em Porto Elizabeth. Aquele orgulho de que somos os melhores do mundo no futebol mais uma vez foi por água abaixo.
Poderia ter sido diferente, após gol de Robinho e domínio absoluto do Brasil no primeiro tempo. Mas a equipe perdeu a chance de matar o jogo e o setor defensivo errou muito na etapa final. A Holanda mostrou humildade e raça virou com um gol contra de Felipe Melo e outro gol de Sneijder, ambos de cabeça.
A virada holandesa tirou o equilíbrio do Brasil. Nervoso, apenas quatro minutos depois, o time teve o volante Felipe Melo expulso de campo por cometer falta violenta em Robben. Robinho também mostrou nervosismo ao reclamar com veemência, injustamente, com o atacante holandês. Com isso ficou claro que o time brasileiro é desequilibrado emocionalmente.
Mesmo com um jogador a menos, o Brasil ainda conseguiu se aproximar do gol holandês, ao mesmo tempo em que dava muito espaço para os contra-ataques. O gol, porém, não voltou a sair.
Nesta Copa, o Brasil ainda não havia precisado atacar o adversário. Quando precisou, estava com um jogador a menos. E a eliminação, que já parecia iminente aos 28 do segundo tempo, chegou para valer com o apito final do árbitro e ficou demonstrado que o time brasileiro só joga na retranca e não tinha ou tem opção para reverter a maneira de jogar..
O problema da seleção brasileira está em levar jogador desequilibrado emocionalmente como Filipe Melo, o próprio Kaká. Um time que está vencendo o jogo por 1 x 0 e ao receber o gol de empate fica perdido em campo não merece ganhar uma Copa do Mundo. Outro detalhe: o premio de 1 milhão de reais para cada atleta pesou muito no emocional.
Dunga é um cara sem grande imaginação, limitado na criatividade e no jogo que se precisa ganhar e se está empatando, principalmente nas quartas de final de uma Copa do Mundo, tem que soltar o time e não ficar atrás na retranca. O Dunga em lugar de orientar o time, ficava esmurrando o banco de reservas, acredito o que estaria passando pela cabeça dos jogadores, que olham para o técnico atrás de respostas e só percebem cacetadas, descontrole e reclamação com a arbitragem.
Essas atitudes deixaram o time descontrolado e fez perder a cabeça. O Felipe Melo deverá ser o Roberto Carlos desta Copa que mesmo não arrumando as meias, mas foi expulso em um momento que a seleção estava precisando partir para acima da Holanda para reverter o resultado e ficou com menos um. Com isso o Brasil dá adeus a mais uma Copa do Mundo. A torcida fica só na lamentação.



quinta-feira, 1 de julho de 2010

BURLANDO A LEI DO FICHA LIMPA

Terminou ontem, 30/06, o prazo para os candidatos apresentarem as chapas que vão concorrer nas eleições deste ano. Aqui em Sergipe a Justiça já disse que na próxima segunda-feira vai apresentar a lista com os candidatos inelegíveis de acordo com a Lei do Ficha Limpa. Provavelmente algum candidato será impedido de participar do próximo pleito em nosso Estado.
O interessante que tem político “sujo” que já obteve no Supremo Tribunal Federal (STF) efeito suspensivo de uma condenação que poderia impedir eventual registro de candidatura com base na chamada Lei da Ficha Limpa.
Já o ex-deputado estadual José Carlos Gratz (PSL-ES) entrou hoje, 01/07, com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei da Ficha Limpa. Gratz afirma que a lei vai contra o entendimento da Corte que em 2008 determinou que nenhum candidato é inelegível antes do julgamento de uma ação condenatória.
Com isso nota-se que haverá muitas ações no STF protestando contra a referida Lei, só que vai ficar claro que serão os “fichas sujas” que irão contestar a lei. Caso o STF conceda tal efeito suspensivo aos fichas sujas, não adiantou tanto esforço dos lideres que conseguiram mais de 1,6 milhões de assinatura para que o projeto entrasse em votação no Congresso Nacional e punisse os políticos corruptos.