A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

BRASIL CAMINHA A PASSOS LARGO PARA CONQUISTAR O HEXA

Como não existe time que se compare ao Brasil, acredito que o hexa já foi conquistado antecipadamente, seria melhor a FIFA entregar logo o “caneco” aos jogadores brasileiros. A França já foi, a Itália também, a Inglaterra idem, Alemanha e Argentina uma tem que sobrar, por isso que esta Copa já está no papo, não tem boquinha.

Faltam apenas três jogos para o hexa e a próxima vitima será a Holanda. Diante do que a seleção esta jogando não existe adversário para o time canarinho. Que venha Espanha, Alemanha ou Argentina, esse campeonato mundial já é do Brasil. Para ser modesto o Brasil vai ganhar da Holanda pelo placar de 2 x 0. Depois é só correr prá galera e comemorar a conquista.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SÃO JOÃO: ESTÂNCIA É UMA SÓ FESTA

Desde o dia 29 de maio que o estanciano só respira festa junina. Este ano para completar tem Copa do Mundo e a cidade esta toda ornamentada com as cores nacional. Desde sábado que as festividades ficaram mais acentuadas em razão da aproximação com o grande dia que é 24 de junho. Ontem, 23/06, a cidade já estava repleta de visitantes que neste período marcam presença em nossa cidade.
Os nossos visitantes ou turistas gostam deste tipo de festa, pois, aqui além de degustarem da cozinha junina, ainda podem dançar agarradinho no “areia fivela” em um bom forró feito ao vivo animado por cantores e trios pé-de-serra, cantando músicas de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Flavio José e de outros cantores, que contagiam as noites estancianas neste período. As atrações se multiplicam com as apresentações de quadrilhas juninas, batucadas, queima de espadas, barco de fogo e desfile de rainhas do São João.
Para quem pensa que apenas forrozeiros locais, e no máximo da capital ou de cidades vizinhas são os únicos freqüentadores do São João estanciano, está muito enganado. A verdade é que turistas de várias partes do país compareceram à festa junina de Estância, pois, este ano foi noticia no Jornal Hoje da Rede Globo através de uma reportagem feita pelo jornalista Evaristo Costa, que provocou a vinda maior de vários turistas para curtirem um autentico São João de tradição de Estância.
Realizar uma festa junina como muitos Municípios realizam é muito simples. Vejamos: é só contratar uma banda de forró elétrico e ornamentar um palco e anunciar que está realizando uma festa junina. Em Estância é diferente, pois, por aqui existe uma tradição que vai desde a queima de fogos, religiosidade popular, comidas típicas, música nordestina e danças folclóricas. Por isso que ninguém faz João igual ao de Estância.

domingo, 20 de junho de 2010

O LUCRO DA FIFA COM A COPA

Segundo noticia internacional mostra que a FIFA terá um lucro de U$ 3,2 bilhões com o Mundial da África do Sul. Já em 2006, o faturamento foi menor, ou seja, ficou em torno de U$ 2,26 bilhões. A dedução dessa diferença de uma copa para outra, se explica pelo o aumento do valor dos direitos de transmissão de emissoras de TV e por ter vendido mais cotas de publicidade. Só que ao termino da Copa, a África do Sul continurá a ter seus problemas sociais rotineiros. Vários estádios que foram construídos para os jogos se tornaram elefantes brancos e pobres continuarão morando em casebres ou em barracos.

MARCELO DEDA E JACKSON BARRETO: SEM MAGOA E RANCOR

Bastante interessante a escolha de Jackson Barreto para ser o candidato a vice-governador na chapa de Marcelo Deda. Mas vejam como as coisas acontecem no mundo da política. Em 1988, o atual Senador Antonio Carlos Valadares era o governador de Sergipe e envia para a Assembléia Legislativa mensagem de cassação do mandato do prefeito de Aracaju Jackson Barreto. Marcelo Deda era deputado estadual e dá o voto favorável e decisivo a favor da cassação. Com a tal votação, Jackson Barreto é cassado e tem os direitos políticos suspensos. Foi cassado provavelmente por mau uso do dinheiro público, corrupção e por aí vai. Os anos passaram, Jackson Barreto se regenerou, passou a ser um “cidadão de bem” e atualmente Marcelo Deda, Valadares e Jackson Barreto estão todos unidos no mesmo projeto pelo “bem maior” de Sergipe. O bom da política que para se chegar ao poder não existe magoa e nem rancor. E viva a moral política!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

ONÉZIMO SOUZA CONFIRMA NO SENADO QUE RECEBEU PROPOSTA DO PT PARA FAZER DOSSIÊ

O policial aposentado da Polícia Federal (PF), Onézimo Souza, insinuou hoje (17) que gravou a conversa com o jornalista Luiz Lanzetta, que era prestador de serviço para o comitê de campanha da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Segundo o delegado, no encontro, Lanzetta propôs uma investigação sobre o vazamento de informações do comitê de Dilma e que fosse feito um dossiê sobre o candidato do PSDB à Presidência, José Serra.
Onézimo Souza fez as afirmações no Senado, onde participou de uma audiência pública na Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso para esclarecer as denúncias veiculadas pela imprensa.
O encontro, segundo o policial, ocorreu no fim de maio, em um restaurante de Brasília. Também participaram o jornalista Amauri Ribeiro Junior e uma terceira pessoa apresentada como Bené, que, depois, foi identificada como o empresário Benedito de Oliveira, da empresa Dialog, que ficaria responsável pelos pagamentos.
Perguntado pelo vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), se teria gravado a conversa, Onézimo Souza esquivou-se. Diante da insistência do parlamentar, ele questionou: “Como profissional cuidadoso o senhor faria [a gravação]?”. Num segundo momento, perguntado novamente sobre o assunto pelo deputado tucano Marcelo Itagiba (RJ), Onézimo disse que essa informação é “uma matéria de defesa” – já que responde a dois processos – que seria confirmada em juízo.
O policial aposentado disse que Lanzetta deixou claro, no início da conversa, que falava em nome do coordenador nacional da campanha petista, Fernando Pimentel. De acordo com ele, o diálogo se deu em dois momentos. De início, girou em torno de um contrato de dez meses para a elaboração de um projeto de segurança e o controle de fluxo de documentos e pessoas no comitê de Dilma Rousseff.
O policial disse que receberia pelo serviço R$ 160 mil mensais, durante dez meses, que seriam pagos em dinheiro por Benedito de Oliveira. Ele acrescentou que, quando recebeu o pedido de investigar José Serra e outras pessoas, considerou a proposta “indecente”, e se recusou a continuar com a conversa.
Ele afirmou que as pessoas presentes teriam pedido para que investigasse, além de Serra, o deputado Rui Falcão, integrante do comando da campanha do PT, “o pessoal do Itagiba [deputado Marcelo Itagiba]” e o petista Valdemir Garreta. O policial aposentado relatou que as pessoas presentes na reunião desconfiavam de que o comitê de Dilma estivesse sendo vítima de “fogo amigo” e, por isso, seria necessário “colocar ordem na casa”.
À Agência Brasil, o jornalista Luiz Lanzetta não comentou o teor das declarações feitas pelo ex-delegado. Segundo o jornalista, o assunto será analisado pela Justiça. O advogado dele, Antônio Santos, acompanhou todo depoimento no Senado.
No dia 8 deste mês, Lanzetta disse à Agência Brasil que, no encontro, apenas ouviu uma proposta do delegado sobre espionagem, levantou-se e foi embora. “Não sei como pode. Eu ouvi a proposta e depois levantei e fui embora. Não entendo como, a partir daí, isso virou um caos na minha vida. Virei alvo de investigação de uma revista e de um jornal [O Estado de S. Paulo]. Eu não fiz nada”, afirmou o jornalista, cuja empresa de prestação de serviços, a Lanza Comunicação, rompeu o contrato com a campanha petista no início do mês.
Daqui até o dia da eleição vai acontecer muita “história”, isso é só o começo.
Fonte: Agencia Estado/Correio Braziliense

IDOSOS ESTANCIANOS COMEMORARAM DIA SEM VIOLÊNCIA

Idosos estancianos e de cidades vizinhas participaram de atividades nesta quinta-feira (17/6) em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data é comemorada no dia 15 de junho, mas as festividades foram transferidas para hoje devido o jogo do Brasil. O evento teve inicio as 15 horas com um arrastão que foi acompanhado por um trio elétrico e se encerrou na Praça do Barão do Rio Branco com muito forró.
O objetivo da comemoração é alertar a sociedade sobre as formas de violência a que os idosos são submetidos dentro de casa, nas instituições e em espaços públicos. O encontro também visou levar informação e lazer para os grupos. A data é comemorada desde 2006 em todo o mundo.
Também as crianças do PETI participaram também do arrastão alertando a sociedade contra violência contra os adolescentes.
QUAIS OS CRIMES CONTRA OS IDOSOS
- Expor a perigo a integridade e a saúde física psíquica do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes, privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado;
- Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidade de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado;
- Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade;
- Apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa da de sua finalidade;
- Reter o cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, proventos ou pensão do idoso, bem como qualquer outro documento com o objetivo de assegurar recebimento ou ressarcimento de dívida



terça-feira, 15 de junho de 2010

ACIDENTE EM FÁBRICA DE FOGOS EM INDIAROBA


            Quando chega o período das festas juninas, o velho filme volta a se repetir, principalmente este ano que tem Copa do Mundo.  Ou seja, começa o fabrico de fogos de artifícios que é um trabalho bastante perigoso. Desta vez a tragédia aconteceu no Município de Indiaroba, no Povoado Muriçoca também conhecido por Santa Terezinha, quando uma fábrica clandestina para confecção de fogos explodiu ferindo gravemente quatro pessoas.
            Este tipo de acidente sempre acontece neste período, pois, é o momento que os profissionais do ramo trabalho mais para aumentar a receita. Só que é um trabalho que requer bastante cuidado e todo um sistema especial de segurança, mas mesmo assim acontecem tragédias. Aqui mesmo em Estância já aconteceram vários acidentes, inclusive, com vítimas fatais. Em Aracaju já aconteceu uma tragédia desta natureza em proporções tão grande que o local ficou conhecido como a Avenida da explosão.
            Mas infelizmente em nome de uma tradição as pessoas continuam a realizar um trabalho tão perigoso, que muitas vezes terminam em tragédias. Achamos que autoridades especializadas nesta área deveriam fiscalizar com mais rigor a fabricação de fogos de artifícios. Na verdade o fogueteiro facilita no manuseio dos produtos que são utilizados para fabricar os tais “fogos”. 

quinta-feira, 10 de junho de 2010

PRESIDENTE LULA NÃO VISITOU ESTÂNCIA

PRESIDENTE LULA NÃO VISITOU ESTÂNCIA COFORME FOI NOTICIADO. A VISITA NÃO ACONTECEU PORQUE ESTA CHOVENDO BASTANTE NA REGIÃO.  
Conforme foi noticiado que na última quinta-feira, 10/06, seria inaugurada as obras de reconstrução da Ponte do Bonfim com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Só que o presidente não apareceu. Seria um evento bastante concorrido, pois, a presença da principal autoridade do país em uma cidade do interior do nordeste já é um fato bastante importante e que chama atenção de todos. Além da inauguração da Ponte do Bonfim o Presidente assinaria a ordem serviço para o início da duplicação de lotes da BR-101. O palco foi armado, mas não houve espetáculo e a velha ponte que durante o período da reforma foi tão criticada ficou sem a sua pomposa reinauguração.

terça-feira, 8 de junho de 2010

PRESIDENTE LULA VISITARÁ ESTÂNCIA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

Finalmente na próxima quinta-feira, 10/06, serão inauguradas as obras da reforma executadas na reconstrução da Ponte do Bonfim. Para este ato o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Estância acompanhado do Governador Marcelo Deda. Será um evento bastante concorrido, pois, a presença da principal autoridade do país em uma cidade do interior do nordeste já é um fato bastante importante e que chama atenção de todos. Além da inauguração da Ponte do Bonfim o Presidente Lula fará a entrega de ônibus do Programa Caminho da Escola e, assinará a ordem serviço para o início da duplicação de lotes da BR-101.

sábado, 5 de junho de 2010

TRANSPORTAR CRIANÇA FORA DA CADEIRINHA VAI RENDER MULTA

A partir do próximo dia 09 de junho passa a valer uma regulamentação do CONTRAM que coloca os passageiros em seus devidos lugares – crianças de até um ano só podem ser transportadas no bebê conforto, até quatro na cadeirinha e até sete e meio no assento de elevação. Quem não cumprir está sujeito a multa (R$ 191,54), sete pontos na carteira de motorista e retenção do veículo. A nova regra pretende corrigir uma imprecisão no Código Nacional de Trânsito, que obriga o uso de cinto de segurança por todos os ocupantes de um veículo, mas ignora as necessidades dos passageiros para os quais o cinto não foi feito, ou seja, todos aqueles com menos de 1,45 m de altura.
De acordo com o CONTRAM, a fiscalização será feita usando como parâmetro as idades dos jovens passageiros: até um ano a criança deve estar no bebê conforto; de um a quatro anos na cadeirinha de segurança; entre quatro e sete e meio no assento de elevação, e desta idade até os dez no banco de trás com cinto de três pontos. Apesar de o critério de idade ser o mais prático para fiscalizar, o que realmente faz diferença é o tamanho das crianças. Portanto, os pais que quiserem evitar, além da multa, também o máximo de risco possível, podem usar as recomendações dos fabricantes e os dados individuais dos filhos como parâmetro adicional. Ou seja: uma criança de oito anos que estiver no banco de trás apenas de cinto estará dentro da lei. Mas se tiver menos de 1,45 m e 36 quilos, estará mais segura (e ainda na lei) se transportada de acordo com os parâmetros da categoria anterior, ou seja, no booster.
Apesar de começar a valer só no meio deste ano, a nova regra foi definida em 2008. A demora entre a decisão e o início da fiscalização, segundo a assessoria de imprensa do DENATRAN, se explica pela necessidade de um prazo de adequação para agentes, usuários, e também para a realização de campanhas de uso correto e conscientização. Nos quase dois anos de intervalo, no entanto, o órgão não realizou nenhuma campanha de abrangência nacional sobre o assunto. Como neste País “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, está valendo a regulamentação do CONTRAN. Tudo isso é mais uma medida de segurança no transito para os baixinhos.
Fonte: IG São Paulo

sexta-feira, 4 de junho de 2010

OS VÂNDALOS E A FESTA JUNINA


Quando começa a festa junina em nossa cidade, também se inicia o período de vandalismo. Alguns se sentem no direito de não obedecer às leis municipais e por isso começa a “soltar” fogos em áreas que são proibidas. A Prefeitura colocou avisos indicando que determinados locais é proibida a queima de busca-pés, mas tem gente que infelizmente não obedece à determinação do Município. Ainda tem aqueles que se prevalece do período para jogar fogos em pessoas de idade ou até em crianças nas portas das Igrejas e em sinal de protesto chegam a destruir as placas proibitivas. Convém ressaltar que em nossa Cidade existe um local exclusivo para queima de fogos que está localizado no Forrodrómo. Só que tem gente “boa” que defende o ato de vandalismo como tradição... E haja bagunça.

PRESIDENTE LULA SANCIONA PROJETO FICHA LIMPA, SEM MODIFICAÇÕES


Nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o polêmico projeto Ficha Limpa. A proposta que impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça por meio de decisão tomada em colegiados - onde há mais de um juiz - foi avalizada pelo presidente sem nenhum veto ao texto aprovado no Congresso, segundo a Casa Civil. A sanção será publicada na edição do Diário Oficial de segunda-feira.
De acordo com a Casa Civil, Lula tinha até a próxima terça-feira (8) para se posicionar sobre o projeto. No final de maio, o advogado-geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, já havia encaminhado ao presidente parecer em que afirmava que o projeto estava dentro da lei.
O texto final do Ficha Limpa aprovado pelo Senado gerou dúvidas se a lei só valerá para candidatos que forem condenados a partir de agora ou se inclui também quem já tem as condenações previstas na redação. Também há dúvidas se a lei sancionada nesta sexta-feira já valerá para as próximas eleições. As divergências devem ser resolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, defendeu nesta sexta-feira que a lei Ficha Limpa seja válida já para as eleições de outubro deste ano. Para Cavalcante, a proposta, cuja sanção será publicada na edição do Diário Oficial da próxima segunda-feira, é aplicada automaticamente no pleito de 2010 porque foi sancionada antes do prazo limite ao registro de candidaturas, que é 05 de julho.
O Ficha Limpa foi apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral com mais de 1,6 milhão de assinaturas e agora é Lei. Espera-se que não fique só no papel, que seja aplicada, pois, tem muito político “sujo” querendo ser candidato nas próximas eleições.



COMEÇOU A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA

Na noite de segunda-feira, 31 de maio, com a realização de um arrastão cultural aconteceu abertura dos festejos juninos de Estância. Vários grupos folclóricos, batucadas, quadrilhas juninas, trios pé de serra, rainha do São João, fogueteiros, autoridades e a população, ao som de muito forró dirigiram-se a Praça Barão do Rio Branco, para o a benção da fogueira. Em seguida houve o hasteamento das bandeiras de Santo Antonio, São João e São Pedro e a abertura oficial do Arraial do Progresso. Houve ainda corrida de barco de fogo, apresentação de espadas e muito arrasta-pé.
Após a solenidade de abertura oficial aconteceu os shows no forródromo com a participação de 40 mil pessoas, que foram prestigiar a apresentação das bandas Limão com Mel, Forró da Pegação e Cavaleiros do Forró que levou o público ao delírio. A decorada junina deste ano tem com tema a Copa do Mundo na África do Sul predominando as cores verde, amarelo e azul. Convém ressaltar que no mês de junho, em Estância diariamente acontece um evento festivo. A festa junina deste ano encerra-se no dia 29/06 com o show da banda Calcinha Preta.
Vale lembrar aos organizadores que o turista que vem participar da nossa maior festa popular, gostam de barcos de fogo, batucadas, quadrilhas e saborear comidas típicas. Portanto, vamos investir em nosso folclore. Bandas de forró têm em todo lugar. Por isso, não vamos descaracterizar o nosso “São João”.