A FESTA JUNINA DE ESTÂNCIA É ASSIM!!!
No mês de junho comemoramos
Santo Antônio e São João
E também festejamos
São Pedro com devoção!
Tem barco de fogo
Busca-pés e espadas
Comidas e bebidas típicas
Danças, forró e batucadas!
Além de ruas enfeitadas
Tem alegria contagiante
Que envolve os estancianos
Em noites aconchegantes!
E Viva a São João!!!

Pensamento:
"A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguem ilumina primeiro você mesmo e o seu caminho".
"O maior perigo, diante de tanta violência no mundo atual, é que nos façamos insensíveis (Oscar Romero).
"Vale mais operar o bem para quem está perto do que queimar incenso à distãncia" (Provérbio chinês).

A serviço da informação estanciana.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

UM NATAL SEM JESUS É UMA FESTA QUALQUER

Já no mês de dezembro, uma colega de trabalho dizia que não gostava da festa do Natal porque na Ceia, toda a família se reúnia para o tradicional “comes e bebes”, inclusive tios, primos e parentes que residem em outras cidades e ficavam lembrando as desgraças da própria família. Uns bastantes “cheios” de bebidas começavam a chorar e no lugar da alegria vinha a tristeza. Diante do que ela dizia, eu perguntei: Lá na sua Ceia se fale do aniversariante? Ela respondeu; Qual aniversariante? Respondi: O Menino Jesus. A colega respondeu: Natal é para se comer e se divertir, lá vem você com esse negocio de Igreja e rezar. Eu respondi: Um Natal sem o aniversariante é uma festa qualquer. Por isso que o seu Natal se torna uma festa de lamentações e frustrações.



Na verdade a celebração do nascimento de Jesus é sempre um momento de muita alegria que invade o coração dos cristãos do mundo inteiro. Natal é uma celebração onde as famílias se reúnem em torno de Jesus que nasce pobre para nos enriquecer. Deus se fez homem para que possamos ter a oportunidade de uma convivência com o divino. A partir do mistério do Natal começamos a ver nossa vida de forma diferente. A divinização do humano em Cristo nos leva a uma dimensão mais solidária e fraterna. Na solenidade natalina pensamos no gesto profundo de amor e pobreza que o Senhor teve para conosco em querer viver como nós. Jesus nasce pobre para nos indicar que é pela santa humildade que alcançaremos a felicidade. A busca do essencial nem sempre se encontra no que vemos, mas no mais profundo centro de nosso ser.



No entanto o Natal se transformou em uma festa profana, aonde as pessoas seguindo os meios de comunicação social enveredaram pelo consumismo. Quando se fala em festa natalina, vem logo a questão econômica. O comércio se prepara logo para as vendas e todo mundo entra nessa “onda” de querer comprar. Os supermercados começam com as promoções de final de ano. Pessoas que ganham baixos salários utilizam o tão enganador cartão de credito e compram para pagar de até cinco vezes. Com isso, vai comprometer o orçamento para todo o semestre. Mais interessante que para muitos todo esse “corre-corre” é para comemorar o Natal. Com isso o Natal passou de uma festa espiritual para uma festa da riqueza. Segundo as Escrituras, Jesus nasceu pobre em Belém numa manjedoura.



A festa do Santo Natal é uma grande lição de humildade porque não somos nós que recorremos ao imenso amor de Deus. É Ele que toma iniciativa. Vem até nós para nos reconciliar com o Pai. Vem pobre para nos enriquecer. A mensagem da gruta de Belém é de grande atualidade para o homem moderno inserido em seu próprio egoísmo que só valoriza o “ter”. Lutando por um desenvolvimento que na realidade está lhe afastando de seus princípios vitais. Percebemos que a verdadeira realização ultrapassa o sucesso material. Jesus nasceu em uma gruta pobre para nos dizer que o essencial está longe do que nós olhamos materialmente. Existe o imperecível que está acima do perecível.



A paz e a alegria interior que nos levam até a felicidade são os grandes ideais que devemos buscar em nossa peregrinação. Muitos têm tudo e não tem nada, pois o que temos de essencial é a paz que nasce dentro de nosso coração. As coisas materiais desviadas de sua função se tornam para nós maldição e não bênção.



Devemos reunir as nossas famílias para rezarmos nesta festa e pedirmos à paz que vem do Senhor. Lutar pelos valores que nos unem e nos fortalecem no essencial. A realidade nos mostra uma grande crise nas instituições. Esta acontece porque o homem não sabe dar razão para sua existência se apegando ao que não é essencial. O cristão deve lutar pelos valores e pelas estruturas que os mantêm firmes na esperança. Não podemos perder a alegria que provém de nossa crença em Deus e no seu infinito amor por nós. Ele nos ama com um amor cheio de ternura e humildade. Vêm numa gruta aonde os animais se abrigavam a noite. Não veio em um palácio cheio de riquezas. Isto nos prova que o que vale é o nosso interior. A conexão com Deus é que nos traz a paz.



Mas o Natal é um tempo para falar da alegria do viver. Falar do nascimento de uma criança, igual a toda criança que renova e pereniza a sucessão da humanidade. Apesar de a sua mensagem ser quase abafada pela euforia do consumismo e materialismo que transforma a grande festa cristã do Natal do Senhor numa verdadeira orgia pagã de esbanjamento e exclusão, a história do nascimento do Senhor, contada nas palavras singelas de Lucas (2, 1-14), continua ainda com a sua mensagem profunda de paz, união, solidariedade e amor, que o secularismo da nossa sociedade é incapaz de ofuscar.



Neste fim de ano, aproveite cada momento, cada segundo com as pessoas que você ama. Tenha o melhor do Natal e do ano que está por vir. FELIZ NATAL!!!



sábado, 12 de dezembro de 2009

FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Encerrou neste sábado, 12/12, a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira da Paróquia e da Diocese de Estância. O novenário teve início no último dia 03/12 e neste sábado, às 10 horas foi celebrada missa solene presidida por Dom Marco Eugênio, Bispo da Diocese com todo o Clero. A tarde foi realizada uma grandiosa procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe pelas principais ruas da cidade. Após o encerramento foi realizado também um belissimo show com o Padre Joaozinho. A comunidade católica de Estância participou efetivamenta dos louvores a Virgem Maria com o título de Nossa Senhora de Guadalupe. O Pe. Ribeiro estava muito contente com a realização da sua primeira festa como paróco de Estância em que a comunidade participou efetivamente com bastante fé e devoação dos louvou a sua Excelsa Padroeira. Durante as festividades foi também celebrado o Ano Sacerdotal e o Cinquentenário de fundação da Diocese de Estância.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

FESTEJOS NATALINOS DE ESTANCIA

No último dia 05/12, foi aberto oficialmente os festejos natalinos de Estância de 2009. Antigamente esta solenidade não existia por aqui e não tinha esse negócio da chegada do Papai Noel. Mas os tempos mudaram e os costumes também. Como já é quase uma tradição, desde o ano de 2005, com a administração do prefeito Ivan Leite, no mês de dezembro Estância recebe uma ornamentação própria do período, com muita iluminação e uma decoração que merece a admiração dos estancianos e daqueles que visitam a nossa cidade.
Na Praça Barão do Rio Branco, está montada a cidade cenográfica com a casa do Papai Noel, onde ele estará todas as noites recebendo as visitas das crianças. Convém ressaltar que durante o período natalino, todas as noites acontecem apresentações artísticas na cidade cenográfica (foto). Algumas apresentações são de artistas estancianos e também de outras localidades. Segundo os responsáveis pela organização do evento, as apresentações artisticas mostraram temas ligados ao periodo natalino.

O MENSALÃO DO GOVERNO DO DF

Quando tudo parece que o nosso País está se livrando da corrupção, aí surge um novo episódio. O fato novo é a corrupção no governo do Distrito Federal. Por lá está existindo de tudo sem nenhum pudor, políticos foram filmados recebendo dinheiro de propina em meias, cuecas, bolsas e até via Correios. Depois, ainda rezam, agradecendo a Deus a graça alcançada como se o divino comungasse com as falcatruas terrenas.
Depois que surgiu esse negócio de mensalão tem muita gente colocando em prática esta nova categoria de fazer corrupção com o dinheiro do povo. Aliás, em nosso país sempre acontecem estes fatos. O povo já está cansado de assistir esse velho filme: Propina na administração pública. Por isso que os estudantes invadiram o prédio da Assembléia Legislativa de Brasília e relutam em desocupar o local enquanto seus pedidos não forem atendidos, ou seja, afastamento dos culpados.
Para confirmar a indignação do povo, onze pedidos de impeachment já foram entregues à Câmara Legislativa (DF), dos quais, oito já foram analisados. Porém, apenas dois foram aceitos. A maioria foi recusada, pois não estava de acordo com a Lei 1.079/50. Esses pedidos de afastamento do governador mostram como o povo já está cansado de tanta corrupção na administração pública. Por isso que sempre fazem manifestações convidando a sociedade a pressionar a justiça, obrigando a mesma a aplicar a lei punindo os culpados. Nessa história toda, o governador Arruda (foto)é apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos articuladores do esquema de arrecadação e distribuição de propina a membros da base aliada de seu governo, ação investigada pela Operação Caixa de Pandora.
Recentemente, o jornal “O Estado de S. Paulo” revelou que o patrimônio de Arruda cresceu 1.060% em sete anos. Nas declarações apresentadas à Justiça Eleitoral, em 2002 e 2006, a soma dos bens do governador não passava de R$ 600 mil. Agora, o patrimônio real da família Arruda, só em imóveis, em Brasília, acumulou um valor de mais de R$ 7 milhões. Enquanto isso tem muita gente sem possuir a casa própria.
Espera-se que desta vez os culpados sejam punidos e não somente presos. Pois a Policia Federal sempre está realizando prisões de corruptos, entretanto, ninguém é punido devolvendo o dinheiro das falcatruas ao erário. Depois os envolvidos são soltos e fica o dito pelo não dito. Diante desse episódio de Brasília, fica uma reflexão para todos brasileiros. Será que a corrupção na administração publica só está acontecendo ou aconteceu em Brasília? Acredito que não.